Reservas antecipadas animam Verão
As reservas para o Verão estão a correr bem e acima do ano passado para a data, garante Mário Azevedo Ferreira, CEO da NAU Hotels & Resorts, em entrevista ao Publituris no início de Março.
Carina Monteiro
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As reservas para o Verão estão a correr bem e acima do ano passado para a data, garante Mário Azevedo Ferreira, CEO da NAU Hotels & Resorts, em entrevista ao Publituris no início de Março. “Estes valores não indiciam forçosamente que vamos crescer, mas esperamos que sim, as nossas previsões são crescer 7% globalmente”, revela.
Para o Verão, e concretamente no Algarve, onde está a maioria das unidades do Grupo NAU, não existe já grande capacidade de crescimento na taxa de ocupação. “Atingimos no ano passado, entre Julho e Setembro, uma taxa de ocupação superior a 90%, por isso a margem de crescimento neste indicador é diminuta, ao contrário do preço, onde temos margem para crescer”, defende.
Este cenário de reservas antecipadas tem-se verificado em todos os canais de distribuição, garante o responsável. “Estamos a sentir as reservas antecipadas por parte de todos os canais de distribuição. A tour operação sabe que quanto mais cedo conseguir vender, mais consegue distribuir antes do início de fecho de vendas. Por parte dos clientes que compram directamente, via as OTA’s ou canais directos, as razões são as mesmas: os hotéis têm estratégias de vendas com preços mais baixos no início do ano e os clientes estão a adaptar-se às novas estratégias de distribuição dos hotéis”.
É o mercado inglês que mais reservas antecipadas faz. “O Reino Unido tem um peso significativo no Algarve, representa 30% a 40% das dormidas, tanto os operadores como os clientes directos têm comportamento estável. O grande peso das reservas antecipadas vêm do Reino Unido, mas curiosamente os consumidores portugueses também estão a fazer reservas antecipadas”. A estratégia do grupo tem sido reforçar a distribuição directa e, por esse motivo tem investido em ferramentas e em recursos humanos capazes de trabalhar este segmento. “Temos novos sites aos quais vamos dar relevância na BTL este ano. Desenvolvemos sites completamente novos, com novo motor de reservas e estamos a apostar em estratégias de marketing com o objectivo de aumentar as reservas directas. Este ano a nossa estratégia é aumentar esse canal em 20%.”
Skoda: a engenharia de um mega evento
Os eventos e o golfe têm-se revelado uma aposta de sucesso do grupo para combater a sazonalidade nas suas unidades no Algarve durante a época baixa.
A confirmá-lo está o recente evento de apresentação mundial do novo modelo da marca automóvel Skoda, o KODIAQ, que levou à Herdade dos Salgados, entre os dias 23 de Janeiro e 10 de Março, cerca de 9500 convidados, oriundos de trinta e seis países, maioritariamente europeus, para acções de apresentação e formação.
O Palácio de Congressos do Salgados Palace foi o centro nevrálgico desta operação que obrigou a adaptação de um conjunto de espaços para o evento, nomeadamente um pórtico de entrada de acesso à zona do palácio de congressos, a decoração do lobby do hotel e de um conjunto de salas, assim como o transporte e instalação de uma grande quantidade de automóveis no interior das salas e do centro de congressos.
Feitas as contas, foram colocados cerca de 50 carros no interior do Palácio de Congressos e outros 200 foram utilizados pelos visitantes para ‘test-drive’. Além do Salgados Palace, o evento estendeu-se a outros espaços. “Foi montado, num terreno adjacente ao hotel e ao campo de golfe, uma pista preparada, já que se trata de um SUV, para testar o veículo em condições extremas.
Para o alojamento, e além do Salgados Palace, com 228 quartos, o Salgados Palm Village e o Salgados Vilas das Lagoas também foram ocupados”. No total, entre visitantes e staff do evento, foram registadas cerca de 18 mil room nights e servidas 150 mil refeições. Segundo Mário Azevedo Ferreira, o segmento dos eventos “tem crescido ano após ano”. Embora, “o ponto alto tenha sido no ano passado, com o acolhimento de um evento da marca Volkswagen, em que tivemos 25 mil room nigths,” o evento da SKODA, por ter uma duração mais curta permitirá realizar outros eventos, que o evento do ano passado não permitiu. “Logo a seguir a este evento, vamos receber na Herdade dos Salgados o Campeonato da Europa de Bilhar e um conjunto de congressos, dos quais destaco o congresso da REMAX, o congresso de Cardiologia e de Reumatologia”.
Golfe
Com três campos de golfe, nomeadamente o Morgado Golf Course, o Álamos Golf Course e o Salgados Golf Course, este é um segmento que tem experimentado um crescimento acentuado no grupo. “Atingimos as 40 mil voltas nos Salgados e um pouco mais de 56 mil voltas nos campos do Morgado. O crescimento do nosso grupo situa-se acima dos resultados do golfe no Algarve”.
Para este desempenho, a aposta do grupo na distribuição de pacotes de golfe e nos eventos tem-se revelado fundamental. “Somos um dos poucos grupos no Algarve que explora hotéis e campos de golfe, por isso temos a capacidade de oferecer pacotes de alojamento com golfe. Além de toda a estratégia que temos feito na distribuição, temos apostado na melhoria dos campos. São reconhecidos pelo seu estado de conservação”, revela Mário Azevedo Ferreira. Por outro lado, com o intuito de aumentar a notoriedade e conquistar outro tipo de jogadores a Nau tem apostado na realização de eventos. “Agora, com a realização do Open de Portugal no Morgados, podemos dizer que atingimos a primeira divisão com uma prova do European Tour. Somos muito activos na realização de eventos desportivos de golfe quer para amadores, quer para profissionais, quer nacionais, quer internacionais, e o nosso objectivo é pôr os nossos campos no radar dos jogadores”.
Em 2016, Grupo Nau Hotels & Resorts ultrapassou a facturação em 30%.
*Artigo publicado na edição nº 1338 do Publituris