Portugal: estamos no bom caminho

Por a 13 de Março de 2017 as 15:56

O crescimento do Turismo em Portugal tem-se revelado cada vez maior. Ano após ano, temos conseguido provar a nossa criatividade e dinamismo ao criarmos propostas de valor que atraem cada vez mais turistas.
De acordo com os últimos dados revelados pelo INE, em 2016 registou-se um aumento homólogo do número de hóspedes de 9,8 pontos percentuais. Contudo, esse aumento é mais expressivo se tivermos em conta os hóspedes internacionais, cuja subida foi de 12,7%. No indicador das dormidas, confirmamos a mesma tendência com um crescimento de 9,6%. Os proveitos globais do último ano aumentaram 17%.
Considerando qualquer uma destas perspetivas, sem dúvida que o Turismo representa um dos maiores setores da economia nacional e é, atualmente, a nossa maior atividade exportadora. É impressionante ver a evolução da atividade turística em Portugal e a sua competitividade no contexto do Turismo mundial.
Os dados divulgados pelo Banco de Portugal destacam o excedente da balança de bens e serviços, que melhorou 900 milhões de euros. As vendas de serviços para o exterior cresceram 4,4% no ano passado, proporcionando o aumento total das exportações, que só o ano passado cresceram 2%.
Por outro lado, o Turismo mundial representa uma corrida onde qualquer país anseia estar permanentemente nos lugares do pódio. A prova disso é o facto de o consumidor ser cada vez mais informado e exigente, criando expetativas em relação aos destinos, nomeadamente quanto à qualidade dos serviços e produtos.
O foco terá que ser sempre o consumidor. Este é a peça chave para toda a economia nacional e o motor para a criação de destinos mais atraentes e, ao mesmo tempo, que se relacionem com as suas expectativas. Estamos no bom caminho. Portugal tem conseguido e bem superar desafios decisivos. O Porto foi eleito melhor destino europeu pela terceira vez, Lisboa tem recebido vários prémios e tantas outras cidades portuguesas têm sido distinguidas pela sua capacidade de inovar.
Temos que continuar a aproveitar os elementos que nos diferenciam. Portugal tem cidades repletas de História, praias, montanhas, florestas, ilhas, planícies e muito mais. Tantos elementos que tornam o nosso país num dos melhores destinos do mundo e, acima de tudo, num lugar único que mantém a sua identidade tão característica.
É importante que todos nós, cidadãos portugueses, tenhamos um papel ativo no desenvolvimento do Turismo em Portugal e não deixemos esse trabalho apenas para as entidades públicas e privadas. Há que aproveitar a tendência de crescimento da atividade turística e continuar a preservar e a promover o que é nosso, nomeadamente o ambiente, a cultura, a gastronomia e a educação, nunca esquecendo a excelência da hospitalidade que nos distingue.

*Por Fátima Vila Maior, directora de área de feiras da FIL responsável pela BTL.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *