Uma cidade, um produto turístico: a estratégia da Atout de France
A Atout de France veio a Lisboa apresentar a sua estratégia para captar mais turistas. O mercado português foi o único que não recuou, em 2016, com os atentados terroristas ocorridos em França.
Ângelo Delgado
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Dominique Maulin Diabira, directora da Atout de France para Portugal e Espanha, reuniu alguns jornalistas na embaixada de francesa, em Lisboa, para explicar o conceito por detrás da nova estratégia do turismo em França. “Durante muito tempo, todas as cidades e regiões francesas eram especialistas em tudo: gastronomia, cultura, vinhos, lazer… actualmente, essa forma de promover o destino deixou de fazer sentido”, começou por dizer.
“Existe uma preocupação em ir ao encontro das expectativas de quem nos visita e de mostrar a autenticidade de cada lugar. Hoje, os turistas procuram experiências únicas e isso apenas se consegue se cada cidade mostrar o que de melhor pode oferecer”.
Exemplo disso, enumera, “é a cidade de Nantes que se tem destacado no turismo cultural indoor, Lyon, que aposta cada vez mais na gastronomia, Bordéus fixou-se, e bem, nos vinhos e ainda o exemplo de Toulouse que se destaca pela engenharia aeronáutica“.
Mais portugueses em França
Sem dados finais sobre o ano turístico de 2016, a Atout de France adianta, ainda assim, “que o número de visitantes portugueses em França aumentou, sendo que em 2015 foram 1,5 milhões“. Dominique Maulin Diabira lembrou também que “Portugal foi o único mercado que não se deixou afectar pelos ataques terroristas que aconteceram durante o ano passado”.
Para este ano, diz Diabira, “o número de turistas provenientes de Portugal deverá manter-se estável já que a estratégia para o Turismo em França entronca naquilo que estes pretendem”. “Os portugueses que nos visitam pretendem autenticidade e isso vai ser alcançado através da nossa nova política. Estamos a romper com o passado e a criar produtos turísticos adequados a quem nos visita”, afirma.
Durante o ano, serão realizadas algumas fam trips para os mais variados destinos franceses, sendo de destacar “o trabalho que é feito com a Abreu, o principal parceiro no que a operadores turísticos diz respeito“.
Dominique Maulin Diabira finalizou dizendo que grande parte da comunicação da Atout de France em Portugal “será feita via online/digital“.