As marcas, prémios e programas que distinguem Portugal da concorrência
Leia o Turiscópio por Humberto Ferreira.
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Entre eventos com interesse internacional em 2017 destaco os seguintes: 12-13 de Maio, Sua Santidade o Papa preside às comemorações do 1º centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, seguindo-se as peregrinações mensais até 13 de Outubro; em 28 de Abril chegam a Sines os veleiros da regata Tall Ships provenientes de Greenwich e Le Havre, e partem a 1 de Maio para Las Palmas, Bermuda, Boston, e Quebec; os veleiros da Volvo Ocean Race chegam a Lisboa em 22 de Outubro e em 28 de Outubro correm na regata local, partindo para Cape Town a 5 de Novembro.
NORTE E ALGARVE – A estratégia do Turismo do Porto e Norte para a BTL 2017 (15-19 de Março) foi divulgada em Janeiro. Na Bolsa de Turismo de Lisboa e Portugal, Porto e Algarve lançam um incentivo para se experimentar ‘in loco’ as iguarias das duas regiões. O Algarve impulsionou a conquista de estrelas Michelin para mais restaurantes lusos, enquanto o Norte prima pela excelência dos seus vinhos, fumeiros, carnes, frutas e doces conventuais. Sem excursões regulares Porto-Algarve e vice-versa, há os voos Bragança-Vila Real-Viseu-Tires-Portimão para viabilizar esta variação.
MARCAS – Em Portugal existem cerca de 20.000 referências com marcas de vinhos; mais de 3500 produtores vinícolas e 23 regiões proDOC. E somos o 5º produtor europeu de vinhos com receitas na ordem de 725 milhões de euros anuais. É o consórcio ViniPortugal que promove esta riqueza no exterior, enfrentando a forte concorrência entre a Califórnia, Argentina, Austrália, África do Sul, e Europa, convindo aprofundar se serão necessárias 20.000 referências para se exportar mais vinhos. O Mateus Rosé continua a ser a marca lusa mais conhecida e exportada. Já bebi Mateus nas ilhas Fiji, na falta de outra marca lusa.
À MESA – Quando colaborei na elaboração de planos de desenvolvimento e promoção turística e no inventário de recursos turísticos, a gastronomia em Portugal era classificada de recurso secundário. Agora, com um núcleo de restaurantes e chefs com prémios internacionais as ementas são valorizadas com vinhos de alta qualidade, emparceirando com recursos activos nos desportos, visitas guiadas ao património cultural, natural, etc. O que ainda nos inibe de mais prémios é a falta de mais marcas com projecção internacional, na cortiça, roupas, acessórios, azulejos, etc.
Curiosamente, enquanto há países a boicotar férias nos EUA, a AIBA – Aliança Independente Americana de Negócios estudou os efeitos positivos de vinhos e alimentação nos gastos de turistas em viagem, equiparando a gastronomia ao nível de festivais de artes nas áreas da moda, música, eventos desportivos e culturais. Eis algumas conclusões interessantes: restaurantes locais recirculam 65% das receitas na zona, enquanto os restaurantes de cadeias externas recirculam apenas 34%; e os turistas gastam 25% dos orçamentos de viagem na compra de alimentos e bebidas.E em Portugal?
ROTAS TURÍSTICAS – A TV e as redes sociais, a par de revistas especializadas focam-se em experiências gastronómicas, pelo que o retorno do investimento nas rotas de vinhos compensa. Portugal pode expandir o enoturismo com a excelência de vinhos verdes, espumantes, vinhos do Porto, da Madeira, Moscatel de Setúbal e Favaios; e alguns dos melhores vinhos de mesa.
Aos municípios com mais recursos turísticos pede-se dinamismo na organização e divulgação de programas de eventos nas praias mais premiadas, nos parques naturais, pólos de surf e desportos náuticos e aéreos, hipismo, e maior destaque aos espaços desportivos e culturais, rotas da Natureza, de vinhos, das belas baías, bacias hidrográficas, e terras altas. Além de beleza natural e patrimonial dispomos de uma incomparável variedade de destinos e recursos.
PRÉMIOS INTERNACIONAIS – A Marina de Vilamoura foi eleita The International Marina of Distinction 2015-2017 pela The International Harbour Association, pelo terceiro ano consecutivo. À Associação Aporvela foi atribuído o prémio do Melhor Evento na regata dos Grandes Veleiros em 2016, durante a escala em Lisboa (este ano é em Sines). E ao Hostel Home Lisbon foi atribuído, pelo quinto ano consecutivo, o prémio de melhor do mundo, com base nas avaliações dos hóspedes. O Algarve foi o melhor destino europeu de golfe em 2016; a cidade do Porto está este ano nomeada para o melhor destino turístico europeu; e o terminal de cruzeiros de Leixões foi nomeado pela Architecture Daily para edifício do ano 2017, depois de vencer os prémios 2015 de melhor terminal pela Seatrade, AZ, e revista Construir,
CONCORRÊNCIA – Acompanhando a concorrência: Malta foi eleita pelo National Geographic Traveller e Bloomberg Pursuits o destino a visitar em 2017 e o portal do Turismo de Malta MTA promove o calendário de eventos onde se destacam o MTV de Malta, a regata Rolex de veleiros em Outubro, e a capital europeia da Cultura em 2018.
Mas a Madeira é o melhor destino insular Travel Awards e tem o programa anual de eventos mais apreciado, apesar do índice Top25 Hotel-Resorts, com as avaliações dos clientes online Trip Advisor, não incluir este ano destinos lusos. Algo não funciona ao ritmo da concorrência.