António Carvalho, Paula Gonçalves e Adriano Portugal com o presidente da C.M. Da Batalha, Paulo Santos
Orbita cresce 7% em 2016 e aposta na inovação
Formação, tecnologia e inovação são as palavras-chave para 2017 no Grupo Orbita Viagens Rent-a-Car, que realizou a sua II Convenção nos dias 28 e 29 de Janeiro, no Mosteiro da Batalha.
Carina Monteiro
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Formação, tecnologia e inovação são as palavras-chave para 2017 no Grupo Orbita Viagens Rent-a-Car, que realizou a sua II Convenção nos dias 28 e 29 de Janeiro, no Mosteiro da Batalha.
Segundo os sócios gerentes, Paula Gonçalves e António Carvalho, a facturação da empresa cresceu 7% em 2016, para um total de aproximadamente 7,5 milhões de euros. O crescimento deu-se, sobretudo, na venda de viagens, com o negócio de rent-a-car a valer entre 30 a 40% da facturação e o restante a corresponder à venda de viagens de lazer e corporate.
Os destinos de longo curso continuam a ser vendidos, mas a procura pelo produto short- break começa a ter um grande peso no grupo. De acordo com Paula Gonçalves, os clientes começam a procurar destinos diferentes dos tradicionais, como as Caraíbas. No caso do short-breaks, a empresa destaca o crescimento do Algarve.
Em 2016, a Orbita Viagens acrescentou mais três balcões à sua rede, concretamente em Faro, Mirandela e Famalicão, totalizando 19 balcões em Portugal e um em Luanda. “Não procuramos a abertura de balcões em massa, havia um balcão estratégico que pretendíamos abrir, que era em Faro, o que acabou por acontecer”, afirma António Carvalho.
O responsável não adianta para já a abertura de novos balcões em 2017, mas reconhece que existem destinos estratégicos para a abertura de balcões, como é o caso dos Açores.
Para 2017, as perspectivas são boas, o grupo espera aumentar as vendas face ao ano anterior, tendo em conta também a abertura recente dos novos balcões.
A rede pretende apostar nas novas tecnologias, na formação e quer inovar na forma como capta a atenção do cliente. Neste último campo, uma das apostas do grupo vai ser o Marketing Sensorial, tema que, aliás, mereceu destaque durante a convenção. “Está provado que o cliente reage a estímulos sensoriais. A combinação de uma imagem, algo que já usamos no Turismo, com um som ou um odor pode influenciar o cliente”, explica Adriano Portugal, director comercial do grupo Orbita. O conceito até já foi testado num dos balcões da marca, conta o responsável. “Já testámos num dos nossos balcões. Colocámos o som do mar à porta de uma agência localizada no Interior do País”. Para Paula Gonçalves trata-se de “criar no cliente a necessidade de viajar, através das emoções”.
A II Convenção da Orbita Viagens e Rent-a-Car realizou-se no Mosteiro da Batalha e no Hotel Villa Batalha e contou com mais de 40 membros do staff da rede e uma dezena de parceiros: Traveltool, Turitravel, MSC, SGS – Seguros, Travelport, Ibéria, American Airlines, Soltour e Solférias. “O objectivo desta convenção é aproximar os parceiros dos balcões da Orbita. É uma convenção de um dia, como tal não podemos trazer todos os players. A intenção é aproximar e dar o máximo de esclarecimento a todos os balcões. Este ano tivemos players diferentes do ano passado, provavelmente para o ano teremos uma combinação da primeira e da segunda convenção”, esclarece Adriano Portugal.