Humberto Ferreira | As experiências das melhores férias em Portugal nas 52 semanas de cada ano
Não sei se é efeito da recente Web Sumitt em Lisboa, mas as newsletters internacionais passaram a incluir interessantes temas sobre Portugal.
Publituris
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Humberto Ferreira, cronista do Publituris – [email protected]
Não sei se é efeito da recente Web Sumitt em Lisboa, mas as newsletters internacionais passaram a incluir interessantes temas sobre Portugal: World Golf Awards 2016, no Conrad Algarve Hotel; Portugal Foodie Heaven; Surf is up in Portugal: Great Weather, beaches, food and wines: Adventure time in Portugal: rafting, canyoning, canoeing, cliff-diving, kite-surfing, zip wiring, abseiling, rock-climbing, horse-riding, and BTT bike-riding; etc. incluindo a notícia do grupo Starwood Hotels sobre planos para a sua nova unidade W Algarve Hotel, a terceira desta classe na Europa, com abertura prevista para 2018.
DESTINOS
Notei, no entanto, a falta de notícias sobre os próximos eventos, por exemplo, na época que se aproxima das compras, tradições e iluminações de Natal, quando o Chiado é uma das mais populares zonas de compras na Europa, e quando cresce a um ritmo imparável a popularidade do Porto, Douro, e Minho, e quando Fátima se prepara para o 1º centenário das Aparições em Maio de 2017; assim como a época das ondas altas da Nazaré, onde Garrett Macnamara marca presença com o título mundial da onda mais alta, e sobre a recente concentração de surfistas europeus nas zonas de surf em Peniche, Ericeira, Cascais, Alentejo, Algarve, Açores, etc.
SUGESTÃO
Melhorar a identificação dos destinos, pois Norte como destino turístico é comum em cada país! E Minho, Douro, e Trás-os-Montes, desaparecidos de mapas e cartazes, são belos e distintos destinos. Que tal seleccionar dez destinos turísticos com nomes simples: Minho e Vale do Douro (em vez de Turismo no Norte), Beiras (em vez de Centro), Costa Oeste (excepto em inglês, para evitar a sigla WC – alternativa em inglês: Cascais-Peniche-Nazaré Surf Coast); Ribatejo e Alentejo; Algarve; áreas metropolitanas de Lisboa e Porto; e regiões autónomas insulares da Madeira e Açores.
COMPLEMENTOS TÍPICOS
E escolher num passatempo, por cada zona ou região, quatro trunfos de ordem económica ou artística, para cada época turística, com as âncoras mais conhecidas, em cada uma das ditas zonas, para serem projectadas na promoção turística, como em regiões europeias conhecidas com capitais nas áreas da moda, automóvel, ciclomóvel, naval, e aérea; pedras ornamentais, cutelaria, porcelana, mobiliário, marroquinaria, têxteis, artesanato, vinhos, frutas, hortícolas, lacticínios, pecuária, queijos, pesca, e turismo. Confirmariamos, assim, que o Turismo em Portugal não é apenas contemplativo, mas um espaço com variados destinos e opções para excelentes compras e experiências ao estilo português.
VARIEDADE
Além de que Portugal não é um destino de monocultura balnear, oferecendo a par das melhores praias e termas europeias, serviços de bem-estar e saúde, e de alta preparação desportiva, incluindo o evento Portugal FIT, que este ano concentrou 25 mil praticantes em Lisboa; e de restauração e animação para todos os grupos etários, e até para a geração Erasmus alargar conhecimentos da nossa vida quotidiana. É essencial, porém, transmitir aos jovens estrangeiros, que nos visitam que o Turismo abre portas a mais atracções e tendências, pois a história de Portugal data de 1.139, quando D. Afonso Henriques venceu as tropas de Castela na batalha de Zamora, e do reconhecimento de Portugal pelo Papa em 1.179. Mas não é apenas em História que damos cartas. Em cada semana podemos transmitir experiências sobre o melhor peixe e marisco do Atlântico e as melhores estórias dos campeões desportivos em vela, canoagem, golfe, atletismo, ciclismo, ténis, futebol, etc. e a nossa abertura a outros povos e parceiros comerciais.
DE JANEIRO A DEZEMBRO
Hoje, viaja-se nas épocas alta, baixa, e intermédias. Portugal têm 10 dos mais belos rios europeus, e lençois de água para a prática de desportos náuticos, destacando-se os melhores caiaques e pranchas de surf do mundo. São estórias a divulgar sobre temas e experiências como as dos nossos casinos, festivais, feiras, torneios, e outros eventos, que devem ser destacados nos planos de promoção semanais em cada época e em cada região, para darmos a volta à sazonalidade balnear. O programa ALLGARVE em 2012 foi bem sucedido, tal como a nova versão de Algarve Cultural 2017 também será, mas falta um mês para 2017, e não encontro a programação.
AMANHÃ
Já lá vai o Turismo contemplativo. É tempo do Turismo activo. Entretanto, os destinos dinâmicos investem nas melhores, maiores, ou mais belas atracções do mundo. Abu Dhabi está a construir, na ilha de Yas, um cubo gigante com múltiplos anexos em diagonal, que lembra o Guggenheim em Bilbau, e que integra a mais alta parede interna de escalada com 43 metros de altura, e a mais larga câmara de saltos aéreos com cerca de 100 metros, com inauguração prevista para 2018. Na California, a Blackbird low-cost airline inicia voos em Janeiro de 2017, anunciando-se como «startup» com voos regionais curtos aos fins de semana, para substituir deslocações auto para casas de campo ou de praia no Pacífico. A Blackbird terá horários úteis, esperando atrair milhares de automobilistas. E em Londres a Airbnb vai lançar a Airbnb Trips, juntando a passagem aérea às reservas de alojamentos locais, nos principais destinos europeus. E o que virá a seguir?