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TUI com novos planos para Portugal

Em Portugal, o Grupo TUI está desde Outubro com a TUI Portugal e a TUI Destination Services, duas empresas autónomas, mas integradas no mesmo grupo internacional. Lars Schäfer e Fiona Downie explicam a estratégia para a área de ‘outgoing’ e ‘incoming’ no mercado português, respectivamente. Desde o passado mês de Outubro, que o Grupo TUI… Continue reading TUI com novos planos para Portugal

Raquel Relvas Neto
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TUI com novos planos para Portugal

Em Portugal, o Grupo TUI está desde Outubro com a TUI Portugal e a TUI Destination Services, duas empresas autónomas, mas integradas no mesmo grupo internacional. Lars Schäfer e Fiona Downie explicam a estratégia para a área de ‘outgoing’ e ‘incoming’ no mercado português, respectivamente. Desde o passado mês de Outubro, que o Grupo TUI… Continue reading TUI com novos planos para Portugal

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Raquel Relvas Neto
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Em Portugal, o Grupo TUI está desde Outubro com a TUI Portugal e a TUI Destination Services, duas empresas autónomas, mas integradas no mesmo grupo internacional. Lars Schäfer e Fiona Downie explicam a estratégia para a área de ‘outgoing’ e ‘incoming’ no mercado português, respectivamente.

TUI Lars

Desde o passado mês de Outubro, que o Grupo TUI conta com duas entidades diferentes em Portugal: a TUI Portugal, responsável pelo mercado de ‘outgoing’ e a TUI Destination Services, responsável pelo mercado de incoming. Lars Schäfer, managing director da TUI Portugal, e Fiona Downie, managing director da TUI Destination Services em Portugal, Cabo Verde e África Ocidental, são os nomes e as caras a deter e que explicam estas alterações.
Mas comecemos por falar da TUI Portugal, a área de negócio que está dedicada ao ‘outgoing’ e que integrou na sua estrutura o operador turístico Nouvelles Frontieres, que continua a ter Francisca Ferreira como responsável, e as agências de viagens TUI Viagens.
Lars Schäfer começa por explicar que a TUI Portugal e a TUI Destination Services são dois modelos de negócio diferentes, mas integrados na mesma empresa, o Grupo TUI. “A TUI decidiu separar os dois negócios, não só pela lógica de negócio, mas também pelas estratégias e iniciativas que vão ser desenvolvidas”, indica, realçando o forte investimento no mercado português que o grupo vai efectuar. “Há muitas ideias e iniciativas que estamos a desenvolver, daí este foco e investimento no mercado português”, esclarece.
Mas porquê apostar no mercado português, questionamos. O responsável da TUI Portugal responde: “Há 10 milhões de potenciais clientes. Portanto, “é um mercado válido”. “A TUI é uma empresa global e quer estar presente globalmente. Portugal é um mercado relevante para a TUI no qual já temos um posicionamento muito bom, o que é uma óptima base para crescermos”. Lars Schäfer complementa: “Oposto a outros mercados em que operamos, em Portugal não somos líderes de mercado, e não seremos, sendo que o nosso modelo de negócio cá é outro – operamos num nicho, num nicho atractivo. Isso não quer dizer que não tenhamos ambição. Há um potencial de crescimento e vamos atacar esse potencial com os desenvolvimentos que projectamos”.
Apesar de Portugal ser um mercado mais pequeno comparativamente com outros onde o Grupo TUI está presente, o responsável explica que a Nouvelles Frontieres, presente no País desde 2002, encontrou um posicionamento atractivo no mercado como operador que agora se transfere para a TUI Portugal. O responsável elucida que agora a imagem passou completamente a ser TUI, deixando assim a imagem e nome da Nouvelles Frontieres. Esta uniformização da marca, não acontece apenas em Portugal, mas noutros mercados da TUI, fazendo Portugal assim parte de uma estratégia global de todo o grupo.

Mais-valias
Com esta nova estrutura e imagem, o que tem a TUI Portugal para oferecer e se destacar no mercado português? Lars Schäfer apresenta uma vasta lista de itens nos quais o operador se destaca. A começar por pertencer ao líder mundial da operação turística, que traz uma série de vantagens, considera. Além da dimensão considerável a nível internacional, o Grupo TUI oferece “a cadeia de valor completa: desde sites, agências de viagens, operador turístico, aviões próprios, hotéis, transportes nos destinos, excursões, atendimento ao cliente, entre outros”. “Fazer parte de um grande grupo, o número um mundial, traz uma série de vantagens: uma marca fantástica –‘smile’ -, poder de investimento e sinergias a vários níveis”, enumera. O responsável informa ainda que a TUI Portugal conta com acesso à programação internacional do grupo, assim como a contactos locais em vários destinos e com fornecedores, como companhias aéreas, DMCs e hotéis. A isto, alia-se o facto da TUI Destination Services estar presente em 109 países, tendo assim receptivos próprios “com quem temos um bom relacionamento. Isso destaca, claramente, a TUI dos operadores no mercado português. É uma mais-valia que podemos oferecer”.
Outro aspecto, indica o responsável, “somos, segundo sei, o único operador que assegura moeda: o dólar e o bath (Tailândia), ou seja, em destinos em que temos muito volume asseguramos a divisa”, o que faz com que os preços publicados no catálogo da TUI Portugal não sofram oscilações consoante os mercados. “É mais um aspecto de confiança para o mercado: as agências podem contar com o que estamos a oferecer”.

Novidades
Uma das novidades do operador turístico vai passar pelo novo website que vão lançar até ao final do ano. Já a circular pelas agências de viagens do País está o novo catálogo da TUI Portugal que, segundo o responsável, “vai ser provavelmente o maior catálogo de Inverno de viagens de longo curso” no mercado português. “Temos uma programação inovadora, aumentámos bastante a nossa oferta”, completa. “Oferecemos um leque de destinos fantásticos, desde os destinos de sonho Maldivas, Tailândia, Maurícias e Seicheles, que a Nouvelles Frontieres já operava no mercado, até destinos na América Latina – Costa Rica, Peru -, como África, com Namíbia, Quénia, Tanzânia, ao Pacífico, com Austrália e Nova Zelândia. A TUI Portugal lançou ainda dois monográficos dedicados ao Japão e Argentina e já está de momento a trabalhar nos próximos lançamentos: uma brochura especial noivos, que estará disponível a partir de Janeiro.
Desde Setembro, que a TUI Portugal conta com dois comerciais bem conhecidos no mercado: Nuno Pereira (ex-Soltrópico) e Ricardo Vasconcelos (ex-Catai), uma estratégia para aproximarem-se mais às agências de viagens que “já são os nossos apreciados parceiros ou que o queiram ser no futuro”. Com eles, já estão a ser planeados vários workshops e formação de destinos/produtos. O operador disponibiliza também um contacto de emergência 24hor para as agências de viagens.
Esta aposta da TUI Portugal é justificada pela procura que Lars Schäfer identifica neste segmento de grandes viagens no mercado português. “Vemos uma boa procura e um crescimento, portanto há mercado e vamos investir nele – não excluindo que entraremos em outros segmentos no futuro”. Existem ainda uma série de acções previstas que estão em desenvolvimento, concretamente, ferramentas que pretendem beneficiar as agências de viagens, tanto ao nível de marketing, como de serviço e formação. Estas vão ser dadas a conhecer no próximo ano.

Lojas
No que diz respeito às agências de viagens da TUI Portugal, TUI Viagens, o responsável refere que estas estão focadas sobretudo no corporate. “Reduzimos a presença no continente para as cidades com um mercado considerável de ‘corporate travel’, Lisboa – onde o negócio foi concentrado na nova sede – e o Porto, sendo que é esse o enfoque do nosso trabalho nas agências”. No entanto, a TUI Portugal está também presente no Funchal e nos Açores. A cobertura do departamento de grupos (sediado em Lisboa) foi alargada a todo o País tornando-se num departamento de grupos nacional. Em paralelo, o Corporate Travel, e para um segmento que exige uma atenção ainda mais dedicada, tem agora um departamento especializado em clientes premium: um Private Department. ATUI Viagens agora têm duas responsáveis: Cristina Sousa e Inês Pacheco.
A TUI Viagens conta ainda com um departamento de vistos, “com um serviço de excepção que pretendemos alargar ao mercado de agências, bem como um serviço de 24horas com atendimento personalizado para todos os nossos clientes, que reflecte a nossa dedicação de prestação dum serviço de excelência – sendo que é essa a base para a confiança dos nossos clientes e com isso para o crescimento projectado”.

“TUI Destination Services”

Fiona Downie TUIO Grupo TUI integrou todas as suas agências de receptivos numa única organização: a TUI Destination Services. Portugal é um dos 109 destinos onde a área de negócio da TUI dedicada ao ‘incoming’ está presente. Fiona Downie é a directora para Portugal, Cabo Verde e África Ocidental e é também quem nos explica a importância que Portugal tem nesta área do Grupo TUI. “Portugal é um destino muito importante para nós. Estamos aqui presentes há mais de 30 anos com uma organização importante de serviço de receptivo “TUI Portugal”, que foi renomeada para TUI Destination Services Portugal”, esclarece. No que diz respeito à importância que Portugal tem para o grupo, no que à área de receptivo diz respeito, Fiona Downie assegura que o grupo acredita “fortemente em Portugal e no seu potencial como destino de férias. Somos um parceiro de confiança para Portugal e vemos Portugal também como um parceiro de confiança”. Fruto desta relação de confiança são os resultados que a TUI DS Portugal verificou este ano na sua operação, com um crescimento de dois dígitos desde o mercado alemão, bem como o da Áustria e Suiça, “mais de 20%”, indica a responsável, que refere ainda que o grupo está a expandir no que diz respeito a novos mercados emissores para Portugal, concretamente, da TUI França, que já teve resultados este ano, e da TUI Nordic que vai iniciar um programa para Portugal no próximo ano. Fiona Downie perspectiva um 2017 muito positivo, sobretudo para o Algarve e a Madeira. Dos mercados onde a TUI opera, o britânico é o mais forte para Portugal, refere, constando que este mercado registou um crescimento de 27% para o Algarve e 37% para a Madeira. “Ao mesmo tempo, a TUI UK estendeu a sua época em Portugal ao introduzir voos desde o Reino Unido para o Algarve durante o Verão 2016/2017”, completa.
Para a responsável, Portugal foi um destino vencedor em 2016, justificado sobretudo pela mudança da procura por destinos do Mediterrâneo Oriental para o Ocidental, uma tendência que espera que se mantenha em 2017. No entanto, alerta para o aumento de preços dos quartos no destino, que pode ter impacto negativo na estratégia de crescimento.
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Lusanova reforça condições especiais dos Circuitos Europeus para agentes de viagens

Além de prolongar a campanha de comissões especiais para as reservas nos Circuitos Europeus Clássicos e nos Circuitos Ibéricos Regulares, o operador turístico vai possibilitar reservas online para as partidas para os Circuitos Europeus disponíveis no mercado desde o Funchal e Ponta Delgada.

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A Lusanova está a reforçar as condições especiais em alguns dos seus produtos, uma decisão que justifica, em nota de imprensa, como uma “forma a incentivar as vendas pelos agentes de viagem”.

Assim, até ao final de março, o operador turístico prolonga a campanha de comissões especiais para as reservas nos Circuitos Europeus Clássicos e nos Circuitos Ibéricos Regulares.

Também o programa “À Descoberta do Chipre”, cujo itinerário de oito dias passa por Larnaca, Choirokoitia, Lefkara, Kiti, Curio, Santuário de Apolo, Pafos, Nicósia e a Cordilheira de Troodos, conta com “condições vantajosas” nas reservas pelas agências de viagem.

Para “facilitar as vendas por parte dos agentes de viagem dos Açores e da Madeira”, a Lusanova passa ainda a possibilitar reservas online para as partidas para os Circuitos Europeus disponíveis no mercado desde o Funchal (FNC) e Ponta Delgada (PDL).

“Estamos comprometidos em oferecer as melhores condições possíveis aos nossos parceiros agentes de viagem, e esta iniciativa reflete o nosso compromisso contínuo em reforçar a nossa relação. Ao fortalecer as vantagens dos nossos Circuitos Europeus e facilitar o processo de reserva para os agentes dos Açores e da Madeira, estamos a tornar mais acessível e atrativa a experiência de viagem para os nossos clientes”, afirma Tiago Encarnação, diretor de operações da Lusanova, em nota de imprensa.

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Top Atlântico abre nova agência no Alameda Shop & Spot

A Top Atlântico continua a expandir a sua rede de lojas. Recentemente abriu uma nova loja no Alameda Shop & Spot.

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A Top Atlântico iniciou o ano de 2024 com um reforço na tónica de expansão da rede. No passado dia 9 de março, renovou a imagem da sua loja no Alameda Shop & Spot, abrindo num novo espaço no Piso 1 do Shopping, loja 101 e encerrando o seu antigo espaço do piso 0, loja 12.

Paralelamente terminou o ano de 2023 com a abertura de uma nova loja no Braga Parque.  Reforçando assim a sua presença na cidade de Braga, onde já tinha uma agência no Largo do Barão de São Martinho 70 e 71 R/C.

As novas lojas Top Atlântico surgem no contexto de ampliação continua da rede de agências da marca e com o objetivo de estreitar cada vez mais a proximidade com os seus clientes já que o atendimento em loja e o contacto cara a cara com os clientes continua a ser uma variável muito valorizada no planeamento e marcação de viagens.

“O conhecimento dos consultores da marca, a oferta variada e competitiva, associada a uma experiência agradável de compra, são parte do segredo para uma viagem de sucesso. Conhecer a cara de quem vai acompanhar e apoiar na viagem até ao regresso a casa, é algo que muitos clientes não prescindem e valorizam”, refere em comunicado.

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Grupo INOVTRAVEL compra DMC Insider

O Grupo INOVTRAVEL investe no mercado de luxo através de aquisição da nova DMC Insider e fortalece portfólio de ofertas nas ilhas.

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Operando há aproximadamente dois anos, a INSIDER tem se destacado no mercado turístico da Madeira, oferecendo programas exclusivos e experiências únicas para clientes que procuram uma abordagem personalizada para explorar a verdadeira essência da ilha.

A INOVTRAVEL, com sede nos Açores e com 12 anos de experiência no mercado, que opera através das suas marcas “Azores Getaways” e “Portugal Getaways”, expande agora a sua operação ao incluir no seu portfólio uma marca focada no segmento de mercado high-end, fortalecendo a sua presença não apenas na Madeira, mas também nas ilhas dos Açores.

Filipe Fraga, Managing Partner da INSIDER, refere que a empresa “tem se destacado pela capacidade de oferecer experiências únicas e viagens personalizadas aos seus clientes. Estamos entusiasmados em fazer parte do grupo INOVTRAVEL e acreditamos que esta parceria trará benefícios significativos para os nossos clientes e para o turismo de alto padrão tanto na região da Madeira como na região dos Açores”.

Com esta expansão da operação para os Açores, a INSIDER irá beneficiar da vasta experiência e recursos do grupo INOVTRAVEL, que irão elevar ainda mais o nível de serviço oferecido aos clientes.

Já Luis Nunes, CEO do grupo INOVTRAVEL, salienta que a aquisição da INSIDER “marca um passo significativo na nossa estratégia de expansão e entrada no segmento de turismo de alto padrão”.

E conclui que a empresa está “comprometida com o crescimento contínuo da oferta de experiências exclusivas na Madeira e agora também nas ilhas dos Açores. Acreditamos que esta parceria fortalecerá a nossa posição como líderes no mercado turístico dos Açores, atendendo à crescente procura dos pedidos “tailor made” por clientes que procuram autenticidade e excelência em cada aspeto da sua viagem”, diz.

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Ricardo Caixinha assume direção da Atlântida WTA para Portugal e Angola

O Grupo Atlântida WTA tem um novo diretor para liderar a estrutura e projetos do grupo em Portugal e Angola.

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Ricardo Caixinha assumiu recentemente a direção da Atlântida WTA liderando a estrutura e os projetos do grupo em Portugal e Angola.

O Grupo Atlântida WTA, com 33 anos de existência e presença em Portugal e Angola, pretende com esta aposta estratégica, afirmar a sua presença nestes dois mercados. Através da sua experiência no setor, Ricardo Caixinha tem como missão, assinalar a longa experiência do grupo no segmento do Business Travel, apresentar ao mercado novos segmentos de negócio, bem como trazer soluções tecnológicas diferenciadoras no segmento B2B e B2C.

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Ryanair com parceria com grupo Viajes El Corte Inglés

A nova parceria entre a Ryanair e o grupo Viajes El Corte Inglés é extensível à Logitravel.

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A Ryanair lançou uma nova parceria com o grupo Viajes El Corte Inglés, através da qual será autorizado a oferecer voos, lugares e malas da Ryanair aos seus clientes.

Todos os pacotes de férias vendidos pelo grupo Viajes El Corte Inglés beneficiarão desta parceria, incluindo a sua empresa OTA, Logitravel.

Através desta parceria com o grupo Viajes El Corte Inglés, a Logitravel torna-se o primeiro parceiro OTA espanhol aprovado pela Ryanair, passando a exibir os preços reais da Ryanair e transmitirá todas as informações de contacto relevantes dos clientes à Ryanair para que esta possa comunicar diretamente com os passageiros, incluindo os T&C e atualizações importantes sobre os voos.

Isto também significa que os clientes do grupo Viajes El Corte Inglés terão acesso direto à sua conta ‘myRyanair’ e não terão de efetuar o processo de verificação de clientes da Ryanair, processo que os clientes OTA não autorizados têm de continuar a efetuar.

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Crescimento da Lusanova em 2023 tem também a ver com investimentos feitos pós-pandemia

A Lusanova operador cresceu, o ano passado, 10% face a 2019, e cerca de 50% em relação a 2022, revelou o diretor operacional da empresa, Tiago Encarnação, que destacou que esse crescimento tem também a ver com os investimentos que foram feitos pós-pandemia, e que estão a dar os seus frutos.

O diretor operacional da Lusanova, Tiago Encarnação, juntamente com o administrador da empresa, Luís Lourenço, revelaram em conferência de imprensa, esta quinta-feira, em Lisboa, no âmbito da apresentação da sua programação 2024, que também decorreu no Porto, que 60% das reservas foram para a Europa e 40% referem-se aos grandes destinos, de longo curso. Os circuitos aumentaram uma média de 25% face a 2019, e houve outros destinos que cresceram, como por exemplo, a China que foi relançada, mas também a Argentina e o Chile, “produto que comercializamos bastante” e o Índia, que “demorou mais tempo a arrancar”, mas que atingiu os valores pré-pandemia, bem como o Japão que “tradicionalmente não tínhamos grande expressão”, mas que em 2023 foi muito bom para o operador turístico.

A Lusanova, que está a assinalar os 65 anos de existência em Portugal, também anunciou que vai fechar o ano próximo dos 30 milhões de faturação só em Portugal, em todas as áreas de negócio, sabendo também que a empresa marca presença no Brasil há 25 anos.

Tiago Encarnação disse ainda que “este crescimento da empresa tem a ver também com os investimentos que fizemos pós pandemia, dos quais destaco cinco áreas: A diversidade crescente do produto, e temos vindo progressivamente a diversificar mais; a tecnologia, permitindo que hoje em dia o nosso sistema de reservas esteja mais robusto, mais freandly, permite mais reservas online para a maioria dos nossos destinos; os recursos humanos em que começámos primeiro na área comercial, o ano passado com o reforço do Porto, mas também reforçámos as equipas do produto, para dar maior atendimento principalmente aos orçamentos à medida que, hoje em dia, cada vez mais as agências de viagens nos pedem, também porque o cliente procura, hoje em dia, procura a personalização da viagem, ou seja, há muitos clientes que já fogem do pacote pré definido, e nós temos essa capacidade de o adaptar às suas necessidades”.

O diretor operacional do operador turístico avançou ainda que a empresa apostou muito na formação, não só durante a pandemia, com webinares, “este ano fizemos ações presenciais em várias cidades do país, não virado para a parte comercial, mas de consulta do nosso site e das normas de viagens dos nossos circuitos e destinos, para além das famtrips, que realizámos cinco o ano passado, e que vamos organizar outras, porque são importantes para a formação dos agentes de viagens”. Por último, “é a sustentabilidade, pois somos o primeiro operador com certificado, é um princípio, estamos no início, temos muito a trabalhar, mas estamos empenhados em cada vez mais evoluir nesta área”.

A missão da Lusanova, segundo Tiago Encarnação é “estar próximo do agente de viagens”, e o compromisso é, ao longo destes 65 anos, “entregar uma programação diversificada, mas segura, com destinos que achamos que são competitivos, e onde damos a segurança que é exigida à nossa marca, e na melhor qualidade relação/preço. É esse o nosso ADN e é assim que vamos continuar nos próximos anos”, ressalvou.

Novidades da programação 2024

Nos circuitos regulares, tanto ibéricos como na Europa a Lusanova oferece mais de 100, com mais de 40 com guia em língua portuguesa, com partidas garantidas (os regulares), muitos deles com reforço de contratação hoteleira, nos clássicos, com uma média de três a quarto partidas por mês ao longo do ano. Nos circuitos ibéricos há mais partidas do Porto, para além de Lisboa.

Tiago Encarnação avançou que “para Itália, o nosso principal destino na Europa, temos um catálogo online que, para além do reforço da contração, é a partida de Roma com a Costa Amalfitana. A nível de circuitos, temos também o reforço para a Alemanha com mais um circuito “O melhor da Alemanha”, mais dois novos circuitos da Suíça e Áustria, com guia em português, em França temos o circuito que é no coração de Loire que permite também fazer o combinado com Paris, e na Escandinávia reforçámos um circuito com cruzeiro, isto a nível dos regulares”.

Ainda no que diz respeito às novidades para 2024, há ainda os da Lusanova Plus “produto que readaptámos este ano, que são circuitos para um segmento medio, médio/alto, para pessoas que gostam de viajar em grupo, mas com maior acompanhamento, em pensão completa ou meia pensão, para vários destinos do mundo, temáticos e com preço fixo”.

Outro produto que, segundo Tiago Encarnação, lançámos este ano, são escapadas, “no fundo city breaks, que são 12 no total, na Europa e não só, que incluem transferes e visitas, e que permitem às pessoas visitar as cidades com maior acompanhamento, bem como opção de tempo livre que permite à pessoa personalizar a viagem e descobrir o destino”.

Nos grandes destinos, com cada vez mais possibilidade de reservas online e, por isso, de fazer orçamentos à medida, de acordo com Tiago Encarnação, este bloco divide-se em três grandes regiões: África, Médio Oriente e Índico, Ásia e Américas.

Na África e Médio Oriente “mantemos o Egito e vamos fazer uma programação de venda antecipada, para Marrocos reforçámos a operação com mais um circuito “O Melhor de Marrocos”, e mantemos as praias do Índico com combinados com Dubai, Istambul e safaris”.

No que diz respeito à Ásia, o responsável deu conta do lançamento, novamente, do catálogo da Índia com Sri Lanka e Nepal, que permite combinados com as Maldivas. “A Índia é um mercado muito importante para nós, como é o Argentina-Chile, também com catálogo próprio. A novidade este ano também é a China que relançamos este ano depois da pandemia, com cinco novos circuitos, e o Japão que tem um novo circuito “O passado e o presente”, com guia em português em algumas partidas”.

No Sudeste Asiático, o operador turístico mantém a programação com mais dois itinerários e outro que será lançado em novembro, enquanto para as Américas, há programação para o Canadá e Estados Unidos , e Argentina e Chile, o catálogo é lançado a meio do ano, em agosto, o Peru, Costa Rica e Brasil com três itinerários: um da Lusanova Plus, em pensão completa, e dois dedicados às luas de mel, com praia e circuito.

“As vendas este ano, até agora estão a correr bem. Tivemos na BTL uma boa procura, numa campanha que vai decorrer até ao final de março, à semelhança do ano passado”, avançou o diretor operacional da Lusanova, indicando, ao nível dos grandes destinos a Índia está a ter bastante procura bem como o Japão, a Argentina e o Chile, mas também contam-se Marrocos. “Estamos, em março, melhor que o ano passado, em termos de valores”, assegurou, mas “não faço perspectivas”.

Já Luís Lourenço indicou que “as vendas até a passada sexta-feira, quando comparadas com o 2019, o melhor ano que tivemos, estamos com 15% acima no global. Os circuitos europeus estão com vendas extraordinárias e, durante a BTL, terá sido o produto que se vendeu mais, pois temos lugares garantidos e preços competitivos. Fazemos isso com companhias de bandeira e não com fretamentos, portanto, as coisas estão bem encaminhadas principalmente pelas campanhas de vendas antecipadas. Estamos satisfeitos e esperamos que assim continue e que os números no final do ano sejam bastante significativos”.

A Lusanova dirige-se aos seus agentes de viagens na Madeira e nos Açores revelando que, estão a habilitar os seus circuitos europeus em reservas online para os seus clientes de Ponta Delgada e Funchal, que permitem uma escala em Lisboa, até porque já havia em relação a Faro.

 

 

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Mundo Abreu regressa a 16 e 17 de março

A feira de viagens Mundo Abreu volta a decorrer entre 16 e 17 de março, nos centros comerciais, lojas de rede de todo o país e online.

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A feira de viagens Mundo Abreu volta a decorrer entre 16 e 17 de março, nos centros comerciais, lojas de rede de todo o país e online, informou a Agência Abreu, em comunicado.

“Mais uma vez, o principal evento dedicado às viagens das famílias portuguesas, vai acontecer em todas as lojas da rede, espaços temáticos presentes em alguns dos principais centros comerciais do país e online”, lê-se na informação divulgada esta quinta-feira, 7 de março.

Esta vai ser a 21.ª edição do Mundo Abreu, iniciativa que conta com Marrocos como destino em destaque mas que disponibiliza opções de viagem para todo o mundo, com destaque para as ofertas em Portugal, Ilhas dos Açores e Madeira; Circuitos, mini-Circuitos e estadias na Europa, em especial Espanha e suas Ilhas; África, Américas, Caraíbas, Praias Exóticas e Cruzeiros.

“Esta edição prevê ainda um especial Grandes Viagens, com uma oferta variada onde se incluem as modalidades Slow, Vamos e (im)Prováveis, produtos exclusivos da Agência Abreu”, acrescenta a informação divulgada.

As sugestões para o Mundo Abreu são mais de mil e já podem ser consultadas online ou no jornal físico que está a chegar aos mais de 110 balcões da Agência Abreu.

“É com enorme expetativa e entusiasmo que estamos a viver, de novo, este momento. O Mundo Abreu é uma referência para muitos dos nossos clientes e a nossa ambição passa por conseguir surpreender, ano após ano. É com esse espírito que entramos nesta 21ª edição”, afirma o diretor-geral de Vendas e Marketing da Agência Abreu, Pedro Quintela.

Este ano, o Mundo Abreu retoma a temática de “O Prazer de Viajar” e apresenta oferta ‘para todos os gostos e bolsas’, com descontos que podem chegar aos 60%.

 

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RateHawk regista desempenho recorde em 2023

RateHawk, sistema online de reserva de hotéis, bilhetes de avião e transferes para profissionais de viagens, registou um desempenho recorde para o ano de 2023. O valor líquido de reservas da empresa duplicou face ao ano anterior, enquanto o número de reservas registou um crescimento de 85%.

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A RateHawk, juntamente com a sua empresa-mãe, Emerging Travel Group, alcançou um valor bruto de transações de 2,6 mil milhões de dólares em 2023.

A procura pelos serviços adicionais da RateHawk, incluindo reservas de bilhetes de avião e transferes, revelou também um crescimento constante ao longo de 2023. Os voos reservados duplicaram em número, enquanto, as reservas de transferes a registaram um aumento de 67% comparativamente ao ano anterior.

Refira-se que, atualmente, a RateHawk conta com um número de parceiros superior a 62 mil profissionais de viagens em todo o mundo, que aumentou relativamente ao anterior. Destes profissionais, mais de seis mil são agentes de viagens da Península Ibérica, representando uma subida de 80% em relação ao ano passado.

Em 2023, assistiu-se a um crescimento significativo do inventário da RateHawk, refere a empresa, que agregou mais de 60 novos distribuidores globais e assinou contratos diretos com mais de 20 mil alojamentos. Esta expansão resultou num total de 2,5 milhões de opções de alojamento, assinalando um aumento substancial de 40% em cada ano.

“No seu oitavo ano, a RateHawk continua a apresentar um crescimento sólido de dois dígitos, atingindo máximos históricos em reservas e receitas, destacou Felix Shpilman, CEO do Grupo Emerging Travel.

Olhando para 2024, “estamos otimistas e alinhados com as previsões da OMT de que o turismo internacional irá recuperar na íntegra os níveis pré-pandemia”. Isso, disse, “significa que os agentes irão enfrentar uma procura de viagens ainda maior”.

Assegurou, por outro lado que “a nossa plataforma dota os profissionais de viagens de todos os meios necessários para corresponder a esta procura crescente – desde uma oferta ampla com tarifas competitivas de mais de 230 fornecedores, até um kit de ferramentas abrangentes de serviços de viagem numa única plataforma de fácil utilização, complementada por um serviço ao cliente de topo.”

Em 2023, a RateHawk introduziu uma ferramenta inovadora de seleção de hotéis, destinada a apoiar agências de viagens na otimização dos fluxos de trabalho e das interações com o cliente. Cerca de 40% dos parceiros de viagens já começaram a utilizar a ferramenta de seleção e já usufruem dos seus benefícios.

De acordo com a empresa, os destinos de saída mais populares reservados por agentes de viagens da Península Ibérica em 2023 foram os Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Japão, Turquia, Grécia e Marrocos.

“Na Península Ibérica tivemos um ano forte: a nossa equipa comercial local cresceu significativamente em tamanho, integrando hoje mais de 30 profissionais e com perspetivas de expansão em 2024. O valor líquido de reservas da RateHawk cresceu praticamente para o dobro em 2023, face ao ano passado. Tendo em conta a dinâmica atual do primeiro trimestre de 2024, estamos no bom caminho para bater os recordes de 2023”, afirmou Samia Lahlou, chefe de Desenvolvimento do Negócio para a Península Ibérica. “A nossa ambição para 2024 é tornar a RateHawk a ferramenta preferencial da maioria dos profissionais de viagens. E estamos bem posicionados para o alcançar”, enalteceu.

A RateHawk possui escritórios em Londres, Berlim, Milão, Lisboa, Varsóvia, Dubai, Limassol e Wilmington, e emprega mais de 500 profissionais em funções comerciais a nível global.

A plataforma de reservas B2B desenvolvida pela Emerging Travel Group, empresa sediada no Dubai, disponibiliza serviços de hotelaria, bilhetes de avião, transferes, alugueres de automóveis e outros serviços relacionados com viagens.

A RateHawk disponibiliza aos seus clientes 2.5 milhões de hotéis e outros tipos de alojamento de mais de 86 mil propriedades contratadas diretamente, 230 distribuidores, bilhetes de avião de mais de 400 companhias aéreas e transferes em mais de 150 países.

 

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V. A. Tour Operador agora é Vale do Ave Tour Operador

Mudou de administração, adotou uma nova política de comunicação com as agências de viagens, fez o refresh e um rebranding da marca. Aquilo que era conhecido no mercado como V.A. Tour Operador, passou a apresentar-se como Vale do Ave Tour Operador.

É o mesmo operador turístico que muda de nome e de dono. “Tivemos a necessidade, já que mudámos de gerência, de fazer uma nova aposta e adotar uma nova política de comunicação, houve a necessidade de fazer um refresh e um rebranding da marca, porque estávamos numa linha de pensamento que não era apropriada, e o mercado não estava a gostar muito” declarou ao Publituris, César Costa, diretor comercial do que era a V.A. Tour Operador e que agora apresenta-se ao mercado como Vale do Ave Tour Operador.

“O Grupo Vale do Vale deu-nos a mão, a qual fazemos parte agora, e com uma nova política de comunicação e de ligação com as agências de viagens, que são os nossos únicos clientes, esperamos e temos a certeza que vamos conseguir os nossos objetivos que são, com produtos já conhecidos e com os destinos mais procurados em autocarro”.

César Costa apontou que “queremos aproveitar, com as mais-valias que já existiam, melhorar a comunicação, quer de marketing, quer de imagem, para junto das agências de viagens, transmitir segurança”, pois “é seguro viajar conosco, e apostamos num produto que todos os portugueses têm acesso, e que consegue cobrir deste Viana do Castelo até Beja, embora a nossa sede seja em Braga”. O responsável  explicou que “os nossos clientes são de todo o país, inclusivamente das ilhas. Estes chegam nos aeroportos de Lisboa ou do Porto e seguem nos nossos autocarros para Espanha, nomeadamente, para Benidorm”.

Com uma nova equipa, mas aproveitando alguns elementos que transitam da antiga empresa, há “novas apostas para dinamizar o novo produto”, avançando que “queremos crescer e aumentar a equipa, mas para já as nossas necessidades estão cobertas. Agora é trabalhar para o sucesso”, disse.

Este ano, o Vale do Ave Tour Operador mantém apenas a sua operação regular para Benidorm em autocarro, com várias propostas de hotéis e de preços, mas “há uma oferta mais variada que será lançada no próximo ano, tais como os tradicionais produtos séniores e as escapadinhas de um dia, que serão explorados e dinamizados”.

A empresa trabalha com grupos e individuais. César Costa explicou que têm contratação própria, ou seja, “não dependemos de terceiros, até porque disponibilizamos na empresa mais de 200 autocarros, o quer dizer que podemos satisfazer todas as necessidades dos nossos clientes”, mas “um passo de cada vez, apresentar um bom serviço, dar os miminhos durante a viagem que sempre nos caracterizou, vão-se manter” garantiu.

A política pós-venda “também queremos que seja mais dinâmica e mais linear, no fundo para dar mais conforto e certeza aos agentes de viagens”, referiu o diretor comercial da empresa, realçando que “queremos que todas as agências de viagens trabalhem conosco”.

César Costa deu conta que “temos um sistema de reservas online que divulga e de fácil acesso, em que em cinco passos é possível o agente de viagens concretizar, mas também temos uma equipa disponível a apoiar os nossos clientes. Da mesma forma, o nosso site está muito ‘clean’ com todas as informações necessárias ao vendedor”.

O responsável assegurou ao mercado que “mantemos o foco de operador turístico e não temos venda direta. O nosso sistema permite a consulta por parte do consumidor, mas a reserva só é possível através do agente de viagens”. No entanto “estamos também disponíveis para aluguer só autocarro para grupos ou a possibilidade de reservar só o hotel, levando o próprio carro, as chamadas autoférias, embora o nosso forte seja o autocarro, com possibilidade de norte a sul do país”.

César Costa disse, que durante a BTL, que foi quase uma estreia da nova marca, “a recetividade foi muito boa, a escolha da cor também foi muito feliz e temos tudo para ter sucesso. As reservas estão a começar a aparecer, e agora é trabalhar para um crescimento sustentável”, e “se tudo correr como queremos, este ano ainda vai haver algumas novidades”, frisou.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Ricardo Davim é o novo supervisor de longo curso das Viagens Abreu

Nas Viagens Abreu, Ricardo Davim vai liderar o departamento de destinos de longo curso, ficando ainda responsável por dar apoio à rede de agências na venda do produto de longo curso do operador turístico.

Inês de Matos

A Viagens Abreu tem um novo supervisor de longo curso, cargo que, desde a passada segunda-feira, 4 de março, passou a ser ocupado por Ricardo Davim, profissional com mais de 20 anos de experiência na operação turística nacional.

Ao Publituris, o novo supervisor de longo curso das Viagens Abreu mostrou-se entusiasmado com o desafio e “preparado para abraçar esta nova experiência”, depois do convite para integrar as Viagens Abreu.

“Estou muito entusiasmado com este novo desafio e sinto-me preparado para abraçar esta nova experiência apresentada pelo grupo Viagens Abreu”, disse Ricardo Davim, em declarações ao Publituris.

Nas Viagens Abreu, Ricardo Davim vai liderar o departamento de destinos de longo curso, ficando ainda responsável por dar apoio à rede de agências na venda do produto de longo curso do operador turístico.

Ricardo Davim é um profissional bem conhecido do trade nacional e conta com uma experiência de mais de 20 anos na operação turística, com passagens por operadores turísticos como a Nortravel e as Viagens Tempo.

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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