Inverno IATA: de onde aterram e para onde voam
O Inverno IATA arranca agora – mais dia menos dia para as diferentes companhias aéreas – com novidades ou reforço de operações. O Publituris contactou várias empresas de aviação para perceber quem aterra e levanta voo nos aeroportos nacionais. Algumas não responderam ao nosso questionário. No entanto, a amostra é representativa. Boa viagem. Os dias… Continue reading Inverno IATA: de onde aterram e para onde voam
Ângelo Delgado
Boeing muda liderança
AMEX GBT compra CWT por 570 milhões de dólares
Turkish Airlines aumenta voos para Zanzibar
Portugal ocupa a sexta posição como destino mundial de luxo
Solférias acrescenta Cuba ao desafio “Vender = Receber”
Portos da Madeira lançam novo website em agosto
Air France aumenta capacidade de longo curso em 9% e mantém oferta estável em Portugal no verão
Comissão Europeia envia comunicação de objeções relativamente à compra da ITA Airways pela Lufthansa
Royal Caribbean vai operar no terminal de cruzeiros G em Barcelona a partir de 2027
Paris prepara-se para quebrar todos os recordes de visitantes nas Olimpíadas
O Inverno IATA arranca agora – mais dia menos dia para as diferentes companhias aéreas – com novidades ou reforço de operações. O Publituris contactou várias empresas de aviação para perceber quem aterra e levanta voo nos aeroportos nacionais. Algumas não responderam ao nosso questionário. No entanto, a amostra é representativa. Boa viagem.
Os dias estão mais pequenos, a hora mudou e, apesar de, oficialmente, a estação mais fria do ano chegar apenas a 21 de Dezembro, o Inverno IATA arranca agora, no Outono. O Publituris falou com algumas das companhias aéreas que aterram e descolam nos aeroportos portugueses para perceber que operações estarão de pé até Março/Abril do próximo ano. Podem não apertar os cintos: a viagem é longa mas sem turbulência.
A primeira escala desta jornada é com a Monarch que, segundo fontes da empresa, “aumentou o número de voos comparativamente ao ano anterior, na medida em que criou novas rotas, nomeadamente Lisboa – Gatwick e Birmingham, e Manchester-Funchal”. Assim, teremos a rota Birmingham-Faro nove vezes por semana, Birmingham-Funchal (4x) e Birmingham-Lisboa (7x). Do aeroporto de Leeds Bradford (Reino Unido), haverá aviões da Monarch a aterrarem em Faro cinco vezes por semana, enquanto de Gatwick Londres para Faro serão 11 os voos semanais, mais cinco para o Funchal e sete para a capital. De Luton, também em Londres, serão cinco voos semanais até Faro. Da cidade de Manchester são (12x) para Faro, (4x) para o Funchal e (6x) para Lisboa.
A paragem seguinte é no cockpit da Azul. A oferta é a mesma do ano passado, ou seja, São Paulo-Lisboa e Lisboa-São Paulo perfazem dez voos no total, cinco para cada lado do Oceano Atlântico. Já a Finnair, em code-share com a TAP, terá três voos directos para Helsínquia: Sábados, Domingos e segundas-feiras sãos os dias propostos para visitar aquela cidade do Norte da Europa. Fazendo o check-in para os voos da Lux Air, temos a rota Lisboa-Luxemburgo duas vezes por semana, todas as segundas e quintas feiras. Do aeroporto Sá Carneiro, há partidas de segunda a sexta feira e ao Domingo para o Luxemburgo.
A Aerlingus terá duas operações semanais a partir de Faro com destino a Dublin, e Cork contará com um voo durante a semana. Do aeroporto Humberto Delgado partirão para a capital irlandesa dois voos por semana.
Relativamente à Transavia, a sua operação em comparação com o Inverno IATA 2015/2016 vai crescer 43%, passando de 786 para 1127 voos, registando-se ainda um aumento de 36,5% de lugares disponíveis: de 600 mil para 820 mil lugares. E que voos teremos? Faro-Munique de segunda-feira a Sábado, Lisboa-Munique será operado à segunda, quarta, quinta e sexta-feiras e Domingo, a rota Porto-Munique será realizada às terças e quintas-feiras e ao Sábado, sendo que Lisboa-Lyon realizar-se-á às terças e quintas-feiras, e ao Domingo.
África, uma das apostas da TAP
Contactada pelo Publituris, a TAP revelou não poder divulgar ainda toda a operação para o Inverno IATA 2016/2017. No entanto, direccionou as suas respostas para a aposta que irá ser feita em África, com natural destaque para os voos com destino a Bissau que terá duas frequências semanais – sexta-feira e Domingo. No âmbito do reforço das suas ligações ao continente africano, a TAP tem igualmente programado o aumento da sua oferta para as cidades da Praia, Sal e São Vicente, em Cabo Verde, que terão, no total, um aumento de oito frequências por semana, face ao período homólogo do ano passado. Dakar, no Senegal, registará um crescimento da oferta com mais três frequências semanais e São Tomé mais uma frequência por semana. Referência ainda para os voos para Marraquexe, em Marrocos, onde a TAP vai duplicar a sua operação já a partir do dia 1 de Novembro: de cinco voos no último Inverno IATA passarão a ser dez. Com estas cinco frequências adicionais, a companhia aérea nacional aumenta em 132% a oferta de lugares entre Lisboa e aquela cidade marroquina. Na easyJet a novidade para esta temporada é a rota Basileia-Funchal que será operada à terça feira. Já as operações Porto-Funchal (terça, quinta e sexta-feira, Sábado e Domingo), Lisboa-Faro (terça, quinta-feira e Domingo), Toulouse-Faro (terça e quinta-feira e Sábado), Lisboa-Zurique (terça e quinta-feira, e Sábado) e Lisboa-Nantes (segunda, quarta e sexta feira) são novidades para este Inverno, ainda que tenham iniciado as suas frequências durante o Verão que agora findou. Fonte da easyjet indica ainda que “em comparação ao Inverno IATA 2015/2016, registou-se um aumento de 15% no número de voos”. Destaque também para o crescimento da companhia low-cost no Funchal, onde a sua capacidade aumentou 27%.
SATA: Continente, Madeira, EUA e Canadá
A SATA Azores Airlines irá cobrir quatro regiões durante o próximo Inverno IATA. Comecemos por Lisboa. Ponta Delgada-Lisboa: dois voos diários com a excepção de quinta-feira e Domingo, em que ambos terão um voo adicional. No sentido Lisboa-Ponta Delgada, existem voos diários, alguns deles com escala em Santa Maria. A ligação Ponta Delgada-Porto será efectuada todos os dias, menos quarta-feira, quando a operação será Terceira-Porto. O sentido inverso da rota obedece ao mesmo critério. Entre arquipélagos, destaque para as ligações Ponta Delgada-Funchal e Funchal-Ponta Delgada que se realizam à terça e quarta-feira, Sábado e Domingo. De Boston para o Funchal, os voos realizam-se todas as terças e sextas-feiras, sendo que da Madeira para aquela cidade norte-americana apenas se realizará um voo: à terça-feira. O Funchal terá ainda uma ligação para o Toronto, no Canadá, que decorrerá ao Sábado. O percurso no sentido inverso será feito na sexta-feira.
Grupo Lufthansa: Swiss e Brussels com novidades
O Grupo Lufthansa irá continuar a operar nos aeroportos portugueses com várias ligações para o centro da Europa. Assim, para este Inverno IATA 2016/2017, destaque para a operação Funchal-Frankfurt, que terá uma frequência semanal através da Lufthansa. Esta companhia aérea terá ainda Lisboa-Frankfurt (3x/dia), Lisboa-Munique (2x/dia), Porto-Frankfurt (3x/dia), Porto-Munique (4x/semana) e Faro-Munique (2x/semana). Outra das novidades do gigante alemão é a ligação Porto-Bruxelas com quatro voos semanais através da Brussels Airlines. Esta companhia aérea terá ainda os voos Lisboa-Bruxelas (1 voo diário + três semanais à segunda e quarta-feira e Domingo) e Faro-Bruxelas com um voo semanal ao Sábado, de 4 a 25 de Fevereiro, passando a dois voos de 26 de Fevereiro a 25 de Março: terça-feira e Sábado. Na Swiss, as ligações Lisboa-Zurique, Lisboa-Genebra e Porto-Genebra terão uma ligação diária. A rota Porto-Zurique será operada cinco vezes por semana. Deixando o Grupo alemão para trás, centramo-nos nas companhias aéreas representadas pela Summerwind. Comecemos pela Blue Air e a sua novidade para esta temporada: Lisboa-Bucareste, duas vezes por semana, à terça-feira e ao Sábado para conhecer a terra do Conde Drácula. A Aegean também tem novidades: duas ligações semanais entre Lisboa e Atenas, à quinta-feira e Domingo, sendo que os voos serão interrompidos durante dois meses: de 15 de Janeiro a 15 de Março. Quanto às Binter Canárias, o número de frequências mantém-se: Lisboa-Las Palmas duas vezes por semana, quinta-feira e Domingo.
Ryanair: capacidade aumentou em 12%
Tendo como base de comparação o Inverno IATA 2015/2016, registou-se um aumento de 12% no número de voos operados pela low-cost. Desta forma, as novas rotas para esta temporada são seis: Lisboa-Berlim, Lisboa-Terceira, Porto-Varsóvia, Porto-Milan Malpensa, Porto-Luxemburgo, Porto-Terceira. Na United, de Outubro a 23 de Março do próximo ano, haverá cinco frequências semanais entre Lisboa-Nova Iorque/Newark. O voo é realizado num Boeing 757-200 de 169 lugares. Nota final para a Emirates, que continuará a operar um voo diário entre o aeroporto Humberto Delgado e o aeroporto Internacional do Dubai.