“Douro em Movimento, Aldeias com Vida”: cultura, economia e cooperação internacional
“Douro em Movimento, Aldeias com Vida” é um projecto que pretende desenvolver a região em várias vertentes e associá-lo à produção de vinho.
Ângelo Delgado
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“Douro em Movimento, Aldeias com Vida”. Este é o nome do projecto criado em parceria por sete concelhos do Douro* e pela Associação da Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro com o objectivo de intervir em três áreas distintas: cultura, economia e cooperação internacional.
O programa foi, inclusive, a concurso no Sistema de Incentivos do Norte 2020. Hernâni Gouveia, vice-presidente da Douro Generation – Associação de Desenvolvimento, explica do que se trata esta iniciativa.
“O objectivo é criar uma rede de cooperação internacional com países da Europa e da lusofonia que permita trabalhar em conjunto numa óptica de partilha das melhores prácicas disponíveis a nível cultural, ambiental e socio-económico. Queremos ainda criar uma plataforma de transacções comerciais na rede e potenciar as exportações portuguesas, em especial dos produtos e serviços das Aldeias Vinhateiras do Douro, tais como os produtos agro-alimentares”.
Com investimento na ordem dos 1,2 milhões de euros, o “Douro em Movimento, Aldeias com Vida” pretende, segundo o responsável, “melhorar a oferta cultural, apoiando o desenvolvimento do cluster do turismo através da organização de um ciclo de artes e música que decorrem ao longo do ano devidamente articulado com as actividades turísticas região”. A esta área dar-se-á o nome de Douro Vintage Fest.
Haverá também a vertente sócio-económica que passará por um ciclo de conferências, sessões de esclarecimento e workshops. Esta área terá o nome de Douro Vintagem Fórum. Hêrnani Gouveia afirma que esta secção permitirá “trabalhar temas ligados ao desenvolvimento, tais como a cultura, o ambiente, e a ciência numa perspectiva de mecanismos de desenvolvimento sustentável”.
A finalizar, a última vertente do projecto, que visa apoiar a internacionalização dos agentes sócio-económicos do Douro através da promoção dos seus produtos e serviços no estrangeiro em mercados como os Estados Unidos, Ásia e Europa. Segundo o responsável, esta acção terá a designação de “Douro Vintage World e prevê, não só a promoção internacional da marca Aldeias Vinhateiras com os sues produtos e serviços, como a dinammização da rede internacional de cooperação”.
Os sete concelhos são: Vila Real, Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Carrazeda de Ansiães, Sabrosa e Moimmenta da Beira.