Edição digital
Assine já
PUB
Figuras do Turismo

Jorge Almeida é o novo director-geral do Vidago Palace

Profissional assumiu funções no passado mês de Julho e acumula a direcção-geral do Pedras Salgadas & Nature Park.

Patricia Afonso
Figuras do Turismo

Jorge Almeida é o novo director-geral do Vidago Palace

Profissional assumiu funções no passado mês de Julho e acumula a direcção-geral do Pedras Salgadas & Nature Park.

Patricia Afonso
Sobre o autor
Patricia Afonso
Artigos relacionados
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
Aviação
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Agenda
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Destinos
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Transportes
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Destinos
Albufeira marca presença na Nauticampo
Destinos
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Aviação
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Destinos
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Aviação
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
Hotelaria

Jorge Almeida é o novo director de Turismo da Unicer – VMPS Águas e Turismo SA, assumindo  o cargo de director-geral do Vidago Palace Hotel e do Hotel Pedras Salgadas Spa & Nature Park.

O profissional, de 48 anos, natural de Lisboa, conta com uma longa carreira na hotelaria, nomeadamente em Espanha, tendo passado por unidades como o Villa Padierna Thermas Hotel, em Málaga; e o Asia Gardens Hotel & Spa, em Alicante. Em Portugal, destaque para o Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa, o Praia d’EL Rey Marriott Golf & Beach Resort, o Vila Sol Spa & Golf Resort e o Lapa Palace.

No que respeita ao seu percurso académico, Jorge Almeida estudou Gestão Hoteleira na Universidade Internacional, tirou uma pós-graduação na Universidade de Cornell, nos EUA, e um master em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Ao Publituris, o profissional afirmou que o Vidago Palace “é o hotel mais bonito e antigo de Portugal, sem dúvida um dos melhores do País, trata-se de uma hotelaria clássica” e que tem, pela frente, “um desafio extremamente interessante, numa região ainda por descobrir, mas que tem muito para oferecer”. “A minha intenção é colocar este hotel no mapa a nível internacional e atrair, prioritariamente, os mercados europeus tradicionais, como Inglaterra, Alemanha, França, Suíça, Benelux e Escandinávia.” “Temos que ter em conta o segmento de Golfe e de Spa, este ‘state of the art’, desenhado por Siza Vieira, com 20 salas de tratamento, assim como a categoria das nossas águas”, apenas comparáveis com as Vichy,  considerou o profissional, indicando que vai, também, trabalhar outros mercados, secundários, como sejam os EUA, Canadá, Brasil e Rússia.

Jorge Almeida destacou, ainda, o Hotel Pedras Salgadas Spa & Nature Park, que classificou como um “produto único”, que deve ser tão promovido como o Vidago Palace. Tratam-se de 16 cabanas de madeira, as Eco Houses, com uma classificação de quatro estrelas, situadas em pleno Parque de Pedras Salgadas. “Não conheço outro produto do género em Portugal”, frisou.

Recorde-se que a Unicer estava a recrutar um profissional para a direcção-geral dos hotéis desde Fevereiro, quando o  cargo foi deixado por Paula Marques (aqui).

Sobre o autorPatricia Afonso

Patricia Afonso

Mais artigos
Artigos relacionados
Lufthansa faz mais concessões para aquisição da ITA
Aviação
XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto
Agenda
Antes da EuroPride em Lisboa, cidade do Porto recebe AGM da EPOA
Destinos
Movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais ultrapassa os 8,3 milhões nos dois primeiros meses
Transportes
Proveitos no setor do alojamento continuam em alta em fevereiro
Destinos
Albufeira marca presença na Nauticampo
Destinos
Media Travel ganha torneio de bowling da Turkish Airlines e vai representar Portugal na Turquia
Aviação
Alto Côa é a 11ª Estação Náutica certificada do Centro de Portugal
Destinos
Grupo Air France-KLM mantém interesse na privatização da TAP
Aviação
Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel
Hotelaria
PUB
Figuras do Turismo

Achim Wehrmann torna-se o novo CEO da associação alemã de agências de viagens DRV

A partir de 1 de junho, Achim Wehrmann assumirá a gestão da Associação de Alemã de Viagens (DRV) sucedendo Dirk Inger, que, após 10 anos à frente da organização, deixa o cargo a seu pedido.

Publituris

Achim Wehrmann, que assume a gestão do considerado maior grupo de pressão do setor turístico alemão, no qual estão representados grandes grupos turísticos, operadores turísticos, agências de viagens e outras empresas do setor, chefia atualmente o departamento de “Crise e Segurança” do Ministério Federal da Digitalização e Transportes, cargo que assumiu em novembro de 2023.

No entanto, está vinculado e este Ministério desde 2001, tendo sido envolvido no desenvolvimento da estratégia portuária nacional e mantendo contacto regular com a Comissão de Turismo do Bundestag.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras do Turismo

CIT Global DMC tem novo diretor de MICE

Luís de Melo acaba de integrar a equipa de gestão da CIT Global DMC na qualidade diretor de MICE, profissional que conta com vasta experiência na indústria de eventos e turismo, e importante know how do mercado.

Publituris
Figuras do Turismo

Picos de Aventura nomeia novos coordenadores

A empresa de animação turística Picos de Aventura executou uma restruturação da sua equipa com a nomeação de dois novos coordenadores, promovendo dois elementos já pertencentes à estrutura há vários anos.

Publituris

Com a nomeação de Tiago Botelho como novo diretor de Incoming da Turangra, operador turístico especializado no destino Açores, e o facto de deixar de exercer funções na Picos de Aventura, o Grupo Newtour restrutura a equipa da empresa de animação turística, nomeando dois novos coordenadores que já pertenciam à casa.

Assim, Leandro Silva, que incorporou a empresa em 2017, assume a função de coordenador Comercial e Vendas. O profissional possui um vastíssimo conhecimento da Picos de Aventura, já que, anteriormente, desempenhava funções no departamento comercial. Nestas novas funções será apoiado por uma equipa com dois elementos, Maria Gouveia, na área comercial e de marketing, e Sara Medeiros, na área de grupos e vendas.

Por sua vez, Luís Botelho, assume a função de coordenador de atividades de terra da Picos de Aventura e é apoiado por uma equipa com dois elementos, nomeadamente, Leandro Melo na área operacional e Deni Fabijancic, na padronização e qualidade de serviço prestado.

Refira-se que este profissional está na Picos de Aventura há 15 anos, sempre na área de atividades de terra, pelo que a sua experiência do departamento, das atividades e da complexidade técnica das mesmas é elevada.

A Picos de Aventura salienta que a sua equipa de mar não sofre qualquer alteração continuando a ser liderada por Pedro Miguel, que está na empresa desde a sua génese, há 20 anos.

O grupo de viagens informa ao mercado que a nova estrutura já a funcionar nas operações diárias da equipa da Picos de Aventura.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras do Turismo

TUI Portugal reforça equipa comercial com Rita Carvalho

TUI Portugal reforçou a equipa comercial com Rita Carvalho, com o objetivo de consolidar a sua estratégia de desenvolvimento de negócio e de proximidade com as agências de viagens.

Publituris

A TUI Portugal apresenta o seu mais recente reforço para o departamento comercial liderado por Nuno Fouto. Trata-se de um recrutamento interno, já que Rita Carvalho era, até aqui, gerente de reservas no operador turístico, assumindo agora uma nova função que vem trazer maior presença da marca e dos seus produtos junto das agências de viagens da zona sul do país.

Com o reforço do departamento comercial, também fundamentada pelos resultados positivos e animadores para o futuro da operação, a TUI Portugal reafirma, em nota de imprensa, a sua estratégia de desenvolvimento de negócio e de consolidação da relação comercial e de maior proximidade com as agências de viagens.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras do Turismo

Jordi Hereu é o novo ministro da Indústria e Turismo de Espanha

O novo governo de Pedro Sánchez tem Jordi Hereu como ministro da Indústria e Turismo. O homem que foi presidente da Câmara de Barcelona entre 2006 e 2011 substitui nesta pasta Héctor Gómez, que teve uma breve passagem pelo governo espanhol.

Publituris

O novo ministro da Indústria e Turismo de Espanha terá de deixar a presidência da Hispasat, operadora de telecomunicações em que esteve até agora e cujo cargo assumiu em 2020.

Jordi Hereu é o terceiro ministro à frente do Turismo desde que Pedro Sánchez chegou ao governo em 2018. Substitui Héctor Gomez, que foi diretor da Turespaña de 2018 a 2019 e que, por sua vez, substituiu Reyes Maroto depois de deixar o ministério para concorrer a presidente da Câmara de Madrid nas eleições de 28 de maio.

O novo ministro trabalhou em estreita colaboração com o setor do turismo. Na verdade, foi presidente da comissão organizadora do Shopping & Quality Tourism Summit Spain, evento focado no turismo de compras que se realizou vários anos consecutivos até antes da pandemia. Também, segundo o jornal Hosteltur, participou de outros fóruns relacionados com o turismo.

Com vasta experiência em gestão pública, mas também em gestão empresarial, a imprensa espanhola destaca que é um firme defensor da colaboração público-privada na promoção de projetos e políticas. Hereu nasceu em Barcelona a 14 de junho de 1965, e é formado em Administração e Gestão de Empresas pela UPC e mestre em Administração e Gestão de Empresas pela ESADE.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras do Turismo

João Fernandes termina mandato de presidente da RTA e é homenageado pela AHETA

João Fernandes, que terminou, no passado dia 31 de julho, o seu segundo mandato enquanto presidente do Turismo do Algarve, dando lugar a André Gomes, foi homenageado pela AHETA-Associação da Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Publituris

Esta homenagem, segundo a AHETA, foi uma forma de agradecer o esforço colocado por João Fernandes, que vai iniciar uma carreira na atividade turística privada, e a sua equipa, ao longo dos últimos dez anos na liderança “de tão importante instituição”.

A Associação refere ainda que, apesar de terem surgido um vasto conjunto de adversidades, ao longo dos seus mandatos, a RTA, liderada por João Fernandes, “esteve sempre ao lado dos empresários na procura de soluções para os diversos problemas onde, apenas para citar o fator mais relevante, a pandemia, foram conseguidas diversas medidas para mitigar o impacto desta terrível adversidade”.

Presentes na homenagem estiveram muitos dirigentes de entidades públicas e privadas, entre os quais o presidente da CCDR, José Apolinário, os presidentes das Câmaras Municipais de Albufeira, Monchique e Alcoutim, muitos empresários da área do turismo e familiares de João Fernandes.

A AHETA ofereceu ao homenageado uma peça de artesanato local, representando um cavalo-marinho, espécie marinha característica do Algarve e muito ameaçada, sendo muito importante a sua preservação.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras do Turismo

MSC Cruzeiros anuncia nova constituição do Departamento Comercial em Portugal

Com a contratação de Rute Pinto, no início deste mês, a MSC Cruzeiros anuncia a nova constituição do Departamento Comercial em Portugal, liderada por Pedro Vasco e composto também por Silvia Oliveira e Isa Vitória.

Publituris

Com esta nova organização, a companhia de cruzeiros procede também a algumas alterações de funções no Departamento Comercial.

Pedro Vasco continua como diretor Comercial, encarregue de liderar a nova equipa. Silvia Oliveira mantêm-se como gestora Comercial do Continente Zona Norte e Arquipélago da Madeira, Isa Vitória ficará como gestora Comercial da Grande Lisboa, enquanto Rute Pinto será a nova gestora Comercial do Continente Zona Sul e Arquipélago dos Açores.

Com passagem anterior pelo setor da distribuição, como a Vibo Viagens (Orizónia Corporation), I GoTravel e Travelstore, Rute Pinto está no turismo há mais de 15 anos tendo trabalhado essencialmente nos departamentos de vendas e comercial, em parceria com agentes de viagens, operadores e clientes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
César Silva
Figuras do Turismo

César Silva é o novo diretor-geral do Corinthia Lisbon

O profissional desempenhava as funções de Hotel Manager na unidade desde junho de 2021.

Publituris

O Corinthia Lisbon apostou em César Silva para a posição de diretor-geral da unidade. O profissional desempenhava as funções de Hotel Manager desde junho de 2021, após ter integrado a equipa do Corinthia Lisbon como diretor de alojamentos em março de 2019.

A sua carreira no setor hoteleiro soma mais de 14 anos em cargos de executivo em vários hotéis lisboetas,  além de um cargo de direção  numa cadeia de hotéis & resorts em Moçambique, pertencente ao grupo Visabeira. Ao regressar a Portugal, César Silva assumiu o cargo de diretor-geral no Terceira Mar Hotel, nos Açores.

Desde que voltou a integrar a equipa do Corinthia Lisbon em março de 2019, como diretor de alojamentos, o profissional “tem demonstrado extraordinárias capacidades de liderança e métodos de gestão eficazes e eficientes em todas as áreas operacionais do hotel”, como a unidade afirma em comunicado.

“Ao longo destes anos tive a oportunidade de conhecer e trabalhar em mercados muito distintos e sinto-me muito feliz e orgulhoso por assumir a direção-geral do hotel. Em conjunto com a equipa, irei dar o meu melhor para aumentar os níveis de qualidade e sucesso desta propriedade, proporcionando aos nossos clientes experiências inspiradoras que só o Corinthia Lisbon oferece”, refere César Silva em relação à sua nomeação.

Também sobre esta contratação, Ignace Bauwens, Chief Operating Officer, afirma estar “confiante” de que César Silva “será um excelente diretor-geral para o Corinthia Lisbon”, dada a sua “experiência de 25 anos em hotelaria e um vasto conhecimento em cadeias hoteleiras de luxo”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Figuras do Turismo

APENO contrata nova diretora de comunicação

A profissional Filipa Moroso foi a escolhida pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) para liderar a comunicação da instituição.

Publituris

Em comunicado de imprensa, a APENO, “a primeira associação portuguesa dedicada em exclusivo ao enoturismo”, justifica a contratação com o facto de reconhecer “cada vez mais o papel da comunicação como parte estratégica da sua gestão”.

“É através da comunicação que conseguimos promover a interação e o diálogo entre a APENO e os seus associados, e o público em geral, mas também agregar valor aos nossos serviços e atividades”, afirma a associação em comunicado, acrescentando que pretende apostar “cada vez mais em tornar o setor do enoturismo uma referência a nível nacional e internacional”.

Neste contexto, a APENO assegura que Filipa Moroso será “um importante reforço na área da comunicação”, dada a sua carreira de jornalista e experiência em comunicação institucional e assessoria de imprensa.

A associação explica que pretende construir uma comunicação “à medida de cada um dos associados”, construindo a sua estratégia com “o enoturista no centro”.

“Mais do que o diálogo e a promoção dos serviços e atividades da APENO, é fundamental construir uma comunicação personalizada de acordo com as necessidades de cada empresa, produtor ou região do setor do enoturismo. Vamos fazê-lo no nosso país, mas também além-fronteiras, dando a conhecer os nossos associados a jornalistas estrangeiros”, declara Maria João de Almeida, presidente-executiva da APENO.

Sobre o recente cargo, Filipa Moroso afirma que encara este desafio “com enorme responsabilidade e sentido de compromisso”.

“Quero ajudar a escrever a história da APENO e do enoturismo, uma história que desejo que seja longa, pródiga em boas colheitas e que fermente nas melhores barricas. Poder contar essa história à medida de cada associado, é ainda mais enriquecedor. Faz com que esta experiência seja ainda mais intensa e plural, permitindo-me descobrir muito da produção, cultura e tradições locais do nosso país, no que toca a um setor em franco crescimento pelo mundo”, termina a profissional.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Prémios

Registe-se no Publituris para votar nos “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”

Os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL” estão de regresso em 2022, com nomeados para 13 categorias, além da “Personalidade do Ano”. Para votar, terá de registar-se até 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos todos os nomeados.

Publituris

Os “Publituris Portugal Trade Awards” estão de regresso em 2022 e à BTL, adotando, este ano, o nome de “Portugal Trade Awards 2022 by Publituris @BTL”.

Os nomeados para as 13 categorias a concurso foram encontrados pela redação do Publituris e estarão a votação a partir do próximo dia 18 de fevereiro de 2022, num site dedicado aos prémios e lançado nesse mesmo dia.

Além das 13 categorias, haverá ainda um prémio para a “Personalidade do Ano”, prémio esse que não estará sujeito a votação e que é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

A votação abre a 18 de fevereiro e estará aberta até dia 4 de março.

Os vencedores serão encontrados através de uma média ponderada entre o júri, composto pelo Conselho Editorial do Publituris (45%), assinantes do jornal (45%) e registados na newsletter diária (10%).

Nesse sentido, os novos registos no site/newsletter só serão permitidos até ao dia 18 de fevereiro, dia em que serão conhecidos os nomeados. Os registos no site/newsletter voltarão a ser possíveis após o final da votação, ou seja, no dia 5 de março de 2022.

Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de março de 2022 (quarta-feira), a partir das 17h00, na BTL 2022, realizando-se ainda um cocktail de boas-vindas, com início às 16h00.

As categorias a votação são:

Melhor Companhia de Cruzeiros

Melhor GSA Aviação

Melhor Agência Corporate

Melhor Venue para Eventos e Congresso

Melhor Parque Temático

Melhor Animação Turística

Melhor Eco Resort

Melhor Wine Hotel

Melhor Exclusive Hotel

Melhor Luxury Hotel

Melhor Alojamento Rural

Melhor Startup

Melhor Marina

Personalidade do Ano (atribuído diretamente pela redação do Publituris)

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.