Animação de Norte a Sul do País
Parques aquáticos, de diversão, aventura ou museus interactivos. Todos apresentam novidades em 2016, que damos a conhecer neste artigo.
Patricia Afonso
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Parques aquáticos, de diversão, aventura ou museus interactivos. Todos apresentam novidades em 2016, que damos a conhecer neste artigo.
Começando a Norte nesta viagem que percorre alguns parques de animação em Portugal, o Pena Aventura Park é, como o nome indica, um parque de desportos de aventura onde não falta emoção. Abriu as suas portas ao público em 2007 e é considerado um dos principais espaços de animação turística do Norte de Portugal. Localizado em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, encontra-se a 90 minutos de distância do Porto e 45 minutos de Braga. Desde a sua abertura, que este parque tem como objectivo tentar abrir todos os anos uma novidade/atracção e 2016 não é excepção. “Vamos ter um novo espaço para o entretenimento dos mais pequenos e famílias: o Bosque dos Sentidos. Neste espaço, os participantes poderão visitar animais da região, realizar travessias suspensas sobre um lago, jogos de interpretação ambiental e “perder-se” num dos labirintos criados”, conta Marco Pereira, coordenador do parque.
Actualmente, o Pena Aventura Park recebe cerca de 60 mil visitantes/participantes por ano, sendo o crescimento anual de cerca de 15%, mantendo-se prevista esta tendência para os próximos anos. 50% dos clientes são do mercado nacional e 50% de mercado internacional, dos quais espanhóis (40%); franceses (4%); holandeses (2%), ingleses (2%) e outros (2%). “O nosso Park distingue-se dos outros pelas actividades diferenciadoras”, refere Marco Pereira. A prová-lo estão as atracções Fantasticable, que consiste num cabo com 1538m a uma altura de 150m, que liga os lugares de Lamelas e Bustelo, em que as pessoas podem “voar” a uma velocidade máxima de 130km/h, sendo considerado um dos maiores do mundo; mas também o Alpine Coaster, uma descida de 700 metros da montanha em carros de estilo tobogã com muitas curvas, contra curvas e loopings horizontais. Segundo Marco Pereira, as principais acções para atrair mais visitantes estão relacionadas com “a satisfação do cliente e aumento do índice de fidelização”. “Se o nosso cliente actual recomenda os nossos serviços, entendemos estar no bom caminho para de forma sustentada atrair mais clientes, nesta fase é essa a nossa principal preocupação e estratégia”, conclui.
Parque Aquático de Amarante
No Parque Aquático de Amarante também existem novidades. Este ano será a primeira temporada em que o novo mega escorrega ‘Fast Mountain’ vai funcionar em pleno. Trata-se de um escorrega com 180 metros de comprimento, sendo um dos maiores da Europa. Segundo João Almeida, director do Parque Aquático de Amarante, esta aposta arrancou ainda no ano passado, mas só agora vai estar em total funcionamento. “É um escorrega aquático tubular, com um percurso sinuoso, pelo qual se desliza através de bóias insufláveis. Esta nova atracção do Parque Aquático de Amarante promete muita adrenalina e diversão, são 22 metros de altura e permite estabelecer uma ligação perfeita com a Piscina de Ondas, bem como com os diferentes desníveis de circulação”. Além do ‘Fast Mountain’, o Parque Aquático de Amarante conta ainda com seis pistas múltiplas, quatro pistas rápidas, um caracol, dois tobogans e dois parques aquáticos infantis. Segundo o responsável, o parque tem registado uma evolução ‘bastante positiva’, com o número de visitantes “a crescer consistentemente”.
“Verificamos igualmente, com imensa satisfação, o aumento do envolvimento e articulação com os grupos escolares, transmitindo-nos uma mensagem clara de agrado para os programas de Verão. As visitas dos nossos vizinhos da Galiza têm igualmente aumentado consideravelmente, quer do público em geral, quer os grupos escolares.” O Parque Aquático de Amarante tem também oferta de alojamentos, com diferentes tipologias, e equipamentos complementares, como um espaço modular de três pisos preparado para a realização de eventos corporativos, bem como eventos sociais e com uma capacidade máxima de 600 pessoas. De forma a captar mais visitantes o Parque Aquático de Amarante tem vindo a apostar em equipamentos que “permitam garantir momentos de diversão e atrair os visitantes como o escorrega ‘Fast Mountain’”. “Todos os anos são igualmente propostas actividades de animação de forma a tornar os dias ainda mais animados, por exemplo organizamos sessões de aquazumba que têm tido uma grande participação. Por outro lado e não menos importante, investimos muito na manutenção de todos os equipamentos para garantir condições perfeitas de lazer e divertimento e em segurança a todos os que frequentam o nosso parque aquático”, conclui Marco Pereira.
Aquashow Park Hotel
Do Norte rumo ao Sul, para falar do Aquashow Park Hotel, o parque aquático de Quarteira, que já reabriu para mais uma temporada. Depois do Free Fall em 2015, este ano o Aquashow vai estrear uma nova atracção: o ‘Twin Space Shuttle’. Trata-se de um escorrega duplo, com 17 metros de altura e 178m de cumprimento, que possui duas cápsulas gigantes e efeitos especiais no interior proporcionados pela aplicação de filtros de cor. Para as crianças, o parque tem agora um espaço Aquakids que é composto por diversos escorregas infantis e ainda dois novos escorregas: o Shark e o Pink Slide. Além destas novidades, o Aquashow continua a manter todas as atracções que já disponibilizava e que tem vindo a requalificar todos os anos. Anualmente, o Aquashow tem tido um crescimento de 10 a 15% face ao ano.
Quanto aos principais países de origem dos nossos clientes continuam a ser, além de Portugal, o Reino Unido e Espanha. A enorme diversidade de atracções para toda a família, entre aquáticas e temáticas, nas quais se incluem também espectáculos com interacção animal: shows de araras, aves de rapina, répteis e leões-marinhos são os factores diferenciadores deste parque. “Outro ponto que nos distingue é o facto de apresentarmos novas atracções todos os anos. Os nossos clientes regressam anualmente e sabem que vão encontrar muitas novidades”, refere fonte do parque. O investimento anual na oferta, quer em novas atracções, quer no melhoramento do parque (mais áreas verdes, mais zonas de sombra, mais áreas de restauração) é o “principal plano para atrair novos visitantes”. Paralelamente, o plano estratégico do Aquashow passa ainda pela realização de promoções, de parcerias empresariais e “pela questão da garantia de segurança que é absolutamente fundamental”.
World of Discoveries ultrapassa os 300 mil visitantes
Desde que abriu em 2014, o World of Discoveries, em Miragaia, no Porto, tem registado um crescimento significativo em todos os segmentos de público, sobretudo em visitantes estrangeiros e grupos empresariais, tendo já ultrapassado os 300 mil visitantes. O Museu Interactivo e Temático alusivo aos Descobrimentos Portugueses lançou, recentemente, o Programa “Descubra Miragaia”, um complemento cultural e patrimonial à visita ao Museu que permite aos visitantes explorar um dos bairros mais pitorescos da cidade do Porto. “Esta é, simultaneamente, uma iniciativa de valorização territorial e, ao mesmo tempo, um reforço daquilo que tem vindo a distinguir o nosso espaço: a criatividade e diferenciação dos seus conteúdos e programação”, explica o Museu.
Sobre os factores que diferenciam o World of Discoveries da restante oferta, a resposta é a “humanização da experiência”, isto é “as visitas são interpretadas por personagens vestidos à época, cada um dos quais com a sua versão particular da história e integramos dinâmicas de dramatização e teatralização regulares”. Este não é apenas o único factor que diferencia o World of Discoveries: “O facto de ser o primeiro espaço em Portugal a integrar, na sua génese, um painel de embaixadores das mais variadas áreas, da educação à cultura, passando pelas artes, património, teatro, etc., que chamamos com frequência a dar o seu contributo para o alinhamento das nossas actividades e programação, adaptando-os às necessidades e expectativas dos públicos”. O factor-chave para atrair visitantes é segundo o Museu Interactivo, “a forma como sabemos transformar a história em algo que é vivo, acessível, divertido, entusiasmante. Adoramos o que fazemos e isso passa naturalmente, contagiando, os demais”.
CONHECER A BIODIVERSIDADE
O SEA LIFE, no Porto, celebra em Junho o seu 7º aniversário. Membro da cadeia Merlin Entertainments, o espaço alberga 400 espécies diferentes, marinhas e de água doce, que vivem em 31 aquários. Este ano, o SEA LIFE Porto tem uma nova exposição temporária. Chama-se “Garras Armadas” e é dedicada às garras do fundo dos mares. “A grande atracção é o Caranguejo-Aranha-Gigante, mas existem outras oito criaturas em exposição. Todas elas têm elementos em comum, como o facto de todas possuírem exosqueletos e crescerem por muda de esqueleto”, começa por referir Rui Ferreira, director do Sea Life Porto.
Mas o SEA LIFE tem constantes atracções que acabam por resultar em novos motivos de visita. Exemplo disso é a chegada de novos animais e novas espécies. “Este ano, o SEA LIFE Porto já recebeu uma nova comunidade de Medusas e um exemplar de Peixe Leão Anão”, conta. Os ateliers temáticos são outras das formas de usufruir do SEA LIFE Porto. A programação é adaptada às ocasiões especiais, como o Carnaval ou a Páscoa. No Dia dos Namorados, o SEA LIFE recebeu uma programação diferente, tendo sido palco de um jantar especial junto aos aquários. Em 2015, este aquário recebeu mais 30% de visitantes face ao ano anterior. “Denota-se um aumento do mercado nacional, graças a uma forte dinâmica promocional. Mas ainda assim, o segmento que mais cresceu foi o turístico, representando 40% do total de visitantes de 2015” refere o responsável. Destes, a maioria dos visitantes é proveniente de Espanha. “Este é, com certeza, um reflexo do aumento do fluxo turístico na cidade do Porto, mas também uma consequência da forte parceria do SEA LIFE Porto na promoção do turismo da cidade e da região, em colaboração com os principais operadores”, defende.
Para atrair mais visitantes, o SEA LIFE Porto mantém uma parceria activa com os vários agentes e operadores turísticos do Porto. Além disso, explica Rui Ferreira, aposta “em comunicação e proporciona, com regularidade, novas actividades, de forma a captar novas novos visitantes, mas também a motivar o regresso dos visitantes habituais. Bons exemplos são, por exemplo, as festas de aniversário promovidas no SEA LIFE Porto ou as dormidas com os tubarões, em que grupos de crianças fazem uma visita guiada, acompanham a alimentação dos tubarões e ainda dormem junto aos aquários”.
Fluviário de Mora
O Fluviário de Mora, no Alentejo, foi inaugurado em 2007. Este espaço que procura recrear o percurso de um rio sofreu este ano “grandes melhorias” no grande aquário de água doce. Segundo o fluviário, o habitat das lontras tem uma nova “cara”. Esta nova decoração simula uma escarpa de rio mediterrâneo de modo a que os animais que lá vivem se sintam como se estivessem no seu ambiente natural. O investimento na obra contou com a comparticipação da Câmara Municipal de Mora. Este ano, o Fluviário apresenta-se com várias melhorias em vários aquários, que passaram por pinturas e nova decoração “de modo a satisfazer os visitantes, no intuito de que voltem sempre”. Paralelamente, o Fluviário de Mora recebeu, este ano, novos animais, como a raia ondulata, pargos, corvinas, axolots, entre outros animais.
Situado em pleno Parque Ecológico do Gameiro, os visitantes que queiram visitar o Fluviário tem uma zona envolvente com outras ofertas: Centro de Interpretação Ambiental (CIAmb), praia fluvial com campo de futebol de areia, Eco-Campismo, parque de merendas, bar/cafetaria com parque infantil, passeio no passadiço em madeira (1500 metros) ao longo da ribeira da Raia, percursos pedestres, Posto de Observação de Aves e um parque de aventura. “Com todas estas ofertas é possível passar um excelente dia no Fluviário de Mora”, refere fonte do espaço. Na sua maioria, são os portugueses os visitantes do fluviário. De forma a captar mais público, o espaço recorre a estratégias de divulgação de carácter multifuncional, sob uma abordagem técnica e lúdico-pedagógica que visam fidelizar, cativar e alargar o público. “O site está sempre actualizado e o Facebook com mensagem diárias que cativam as pessoas e o convite a gostar da nossa página; Nas estradas portuguesas temos vários outdoors com a indicação do fluviário. Nos dias festivos fazemos diversas actividades no interior do fluviário de modo a interagir com o público e cativá-lo para que volte para nova visita ou que passem palavra a amigos, familiares e conhecidos para que nos venham visitar”.
Zoo de Lagos
Iniciado nos finais de 1997, o Parque Zoológico de Lagos foi inaugurado em Novembro do ano 2000, com o apadrinhamento dos actores Maria João Abreu e José Raposo. Para este ano, a novidade é o lago com flamingos cubanos. Sobre o número de visitantes do parque, este tem aumento, fixando-se actualmente nos 80 mil por ano. As nacionalidades são maioritariamente holandeses, alemães e Ingleses, tendo-se notado um aumento significativo nos últimos tempos de franceses e de Leste, nomeadamente da Rússia. O Parque Zoológico de Lagos afirma-se como “um espaço de lazer por excelência, onde é valorizado o aspecto estético, de conservação e bem-estar animal. De construção natural, sem barreiras e visuais e numa quase interacção com as espécies residentes, o Zoo tem cativado os visitantes pelo seu aspecto harmonioso, de entretenimento e simultaneamente de respeito pelo meio ambiente”.
ZOOMARINE COMEMORA 25 ANOS COM NOVIDADES
No ano em que celebra 25 anos, o Zoomarine, na Guia, Algarve, preparou diversas novidades, sendo a ”jóia da coroa” a grande renovação do estádio dos golfinhos. “O local mais visitado do Zoomarine – o Estádio do Sam – foi totalmente modernizado e apresenta agora uma capacidade redobrada, acessos mais cómodos e uma nova e deslumbrante vista subaquática (…) O espelho de água é agora mais prolongado e, também, com maior volume de água. O exterior do estádio também foi alvo de uma completa reconstrução, estando agora mais bonito e ecológico, apresentando como principal novidade um jardim vertical, que se estende ao longo de toda a sua fachada”, explica Diogo Rojão, chefe do gabinete de Comunicação do Zoomarine.
Mas as novidades não se ficam por aqui. O Zoomarine vai estrear esta temporada o novo filme a 4D – Little Dolphin – e uma nova apresentação de focas e leões-marinhos – Wonderland. “A nova cobertura gigante do estádio das aves de rapina, bem como as muitas melhorias realizadas nos espaços de lazer, agora com mais áreas de sombra, novos arruamentos, parqueamentos e acessibilidades, prometem tornar a visita ao Zoomarine ainda mais especial e inesquecível em 2016”, completa o responsável. A partir do dia 1 de Junho, voltará a estar em cartaz a Baía dos Piratas, com um novo espectáculo. Além disto, o Zoomarine vai inaugurar um novo playground aquático para os mais pequeninos. Quanto ao número de visitantes, este tem sido Rojão afirma que a evolução tem sido “favorável” nos últimos anos, acompanhando, por um lado, o crescimento do turismo internacional em Portugal, mas também “a maior notoriedade e versatilidade do Zoomarine, como atracção primeira do Verão Algarvio”.
Já no que toca às origens geográficas das famílias que visitam o parque, estas repartem-se equitativamente entre nacionais e estrangeiros. Entre as nacionalidades europeias, há uma maior predominância de turistas oriundos das ilhas britânicas (80%), algo que se desde a abertura do Zoomarine há 25 anos. Observa-se ainda uma maior afluência de turistas espanhóis e franceses nos últimos anos. Sem estar focado no que os outros parques fazem, mas seguindo a orientação dos valores fundamentais que estão na sua origem: ciência, educação, conservação e entretenimento, o Zoomarine acredita que “as inovações realizadas no parque temático nos últimos anos têm ido ao encontro das melhores expectativas do nosso público-alvo”. “Quando criámos a Zoomarine Beach, por exemplo, tivemos como objectivo criar uma nova diversão aquática, ideal para as famílias, com uma forte componente de segurança e comodidade, uma vegetação exótica envolvente e uma panorâmica tropical esplendorosa. A nossa única referência neste âmbito foram os parques que já haviam desenvolvido uma atracção semelhante, tanto na Europa e nos EUA, com os quais pudemos aprender um pouco, antes de criar e desenvolver o nosso próprio projecto”. Quanto a este ano, o responsável afirma que “temos muitos indicadores de que o Verão irá trazer muitos turistas estrangeiros ao Algarve”. “Neste sentido, mantendo sempre uma forte disciplina orçamental, procurámos criar o máximo de interações positivas com as famílias, aumentando assim a propensão de visitarem o Zoomarine durante a sua estadia de férias no Algarve”, conclui.
ZOOLÓGICO DE LISBOA ESTÁ A FICAR MAIS VERDE
Em 2016, o Jardim Zoológico está a “ficar mais verde”. Além de “Zoológico” é também um “Jardim” e, por isso, uma das novidades para este ano é o aumento e melhoria dos espaços verdes. “Tudo começou em 2015 com a colocação de palmeiras na avenida principal do parque seguidas pela plantação de alguns Ciprestes na periferia dos espaços para que o visitante se consiga abstrair da cidade que o rodeia”, conta Inês Carvalho, Directora de Marketing do Jardim Zoológico . Salientando a importância da preservação habitat para a conservação dos animais, foram remodeladas algumas instalações de felinos. “Destacamos a instalação dos Leopardos-da-Pérsia que contou com o apoio de uma especialista em comportamento felino. Após a remodelação a instalação foi reconhecida como modelo para os zoos de todo o mundo”, esclarece a responsável.
O ano de 2015 fechou com um aumento no número de visitantes, com cerca de 820.000 entradas. Com vista ao aumento do número de visitantes, o Zoológico de Lisboa leva a cabo diversas acções: “Todos os meses o Jardim Zoológico comemora diferentes efemérides criando para essas datas actividades especiais que vão marcar a visita, desde encontros com tratadores, oportunidade de preparar o enriquecimento de diferentes espécies ou visitas guiadas”. Além das acções internas, têm sido desenvolvidas algumas campanhas, acções de exterior e parcerias. “Enquanto entidade privada sem subsídios estatais, a estratégia do parque passa, obrigatoriamente, pelo aumento das receitas que permitem sustentar os cerca de 2000 animais de 300 espécies distintas que aqui habitam”, explica Inês Carvalho. “Em paralelo, trabalhamos para reforçar a posição do Jardim Zoológico enquanto ponto de referência na rota dos estrangeiros em Lisboa. A maioria dos nossos visitantes são portugueses, mas a qualidade do nosso Jardim Zoológico atrai cada vez mais turistas de viagem em Lisboa. Esta é uma oportunidade que queremos capitalizar, sempre a par do aumento das visitantes nacionais”.
Estas não são as únicas iniciativas do Zoológico de Lisboa, já que no inicio de 2016 foram decoradas quaro carruagens de um comboio da Fertagus. Golfinho, Lince-ibérico, Tigre-de-sumatra, Okapi e Orangotango são alguns dos animais que têm lugar nesta decoração representando os respectivos habitats e a necessidade da sua preservação. Mais recentemente, em Maio, foi decorado o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia e do Jardim do Tabaco, convidando os turistas que chegam a Lisboa de barco a entrar no mundo dos animais selvagens para uma agradável mudança de cenário – “Care for a change of scenery? Come and visit the Lisbon Zoo.” “Os turistas que nos chegam por via aérea também não foram esquecidos e por isso, as colunas da zona das Chegadas do Aeroporto de Lisboa ganharam um ar selvagem ao serem revestidas por imagens de pêlos, penas e escamas. Nesta campanha o turista é ainda desafiado a um rápido jogo – “Sabe que animal é este?” – Se foram necessários mais de 3 segundos para responder a esta questão aconselhamos uma visita ao Jardim Zoológico para relembrar os animais e as suas características”.
DIVERSÃO LÁ FORA
Falar de diversão lá fora é referir, em primeiro lugar, a Disneyland Paris, ou não fosse este o destino turístico europeu número um. Os dois parques temáticos que compõem o resort, mais as suas 59 atracções, atraem 14,8 milhões de visitantes, a maioria franceses (46%), seguidos de ingleses (16%) e espanhóis (9%). O parque investiu 577 milhões de euros em melhorias e renovações entre 2012 e 2015 e o reconhecimento está à vista já que, segundo dados da Disneyland Paris, 89% dos visitantes afirma querer voltar e quase a totalidade (93%) não tem dúvidas em recomendar o parque temático. Do investimento realizado, contam-se as renovações dos hotéis do complexo. O último a ser renovado foi Hotel Newport Bay Club e, actualmente, está em curso a remodelação do Disney´s Hotel Cheyenne, que também visa melhorar a experiência dos clientes alojados neste hotel.
Até ao momento, e dentro do programa de renovações do resort, já foram renovados o Disney´s Hotel Santa Fé, o Disney´s Sequoia Lodge e o Disney´s Newport Bay. Além das infraestruturas, a Disneyland Paris mantém-se muito activa na apresentação de nova programação. Muitos dos espectáculos apresentados são verdadeiros êxitos, como é o caso do Verão Frozen. Um milhão de espectadores já viram o espectáculo interactivo ‘Frozen Sing-Along’ e 260 mil participaram na Jedi Traning Academy e, em apenas três meses, foram formados 13 mil e 500 jovens Padawans. O ‘Disney Dreams’, espectáculo nocturno que combina cores, luzes e fogo-de-artifício no Castelo da Bela Adormecida, criado em Novembro de 2012, ganhou o prémio IAAPA Brass Ring para a melhor produção global com um orçamento de 1.000.001 de dólares ou mais. O parque continua a apostar nestes e em novos espectáculos, como é o caso do ‘Mickey and the Magician’, que estará em cena no palco do Teatro Animagique, no Parque Walt Disney Studios®, entre 2 de Julho de 2016 e 8 de Janeiro de 2017.
O ‘Verão Frozen’ está de regresso de 4 de Junho a 18 de Setembro de 2016. As princesas Elsa e Anna percorrem o Parque Disneyland® na sua resplandecente carroça e convidam os visitantes a cantar com elas e com o Olaf as músicas mais famosas do filme no espectáculo ‘Frozen Sing-Along’. Há ainda outras novidades. Depois do Verão, o Parque celebra o Halloween 2016, de 1 de Outubro a 2 de Novembro 2016, com decorações e uma atmosfera apropriada ao momento, uma mini parada e personagens alusivas ao Halloween. Na Disneyland Paris também se comemora o Natal de 11 Novembro 2016 a 8 de Janeiro 2017. Há decorações para ver, uma parada alusiva à época, o espectáculo nocturno ‘Disney Dreams’ ganha um espírito natalício e muito mais.
A Disneyland Paris continua a sua aposta nos canais de distribuição. Os agentes de viagens contam como uma ferramenta criada para si. A plataforma Disneystars dispõe de informação exclusiva para agentes de viagens, onde é apresentada toda a informação sobre os hotéis e parques, todo o produto, todas as novidades, dicas, ferramentas de vendas, ofertas exclusivas para agentes de viagens, formação interactiva, entre outros. Segundo fonte da Disneyland, o resort está a trabalhar num programa de renovação, onde é salientado que a magia está em construção. “Este é um programa que visa dar mais brilho e magia à Disneyland Paris, para que os nossos clientes beneficiem de uma experiência ainda mais mágica. Este programa visa renovar e melhorar grande parte das atrações, o que nos leva a encerrar temporariamente certas atracções”.
Futuroscope
Em França, há mais parques temáticos além da Disneyland Paris. O Futuroscope está aberto há 29 anos e, desde então, tem sofrido muitas mudanças. Começou por ser um parque para visitar em meio-dia e, actualmente, são precisos dois dias para visitá-lo por completo. O principal mercado é o francês, seguido do mercado ibérico, britânico e belga. Embora o Futuroscope não possa divulgar o número exacto de portugueses que visita o parque, fonte do Futuroscope diz que 75% do mercado português corresponde a escolas e 25% a clientes individuais. O parque afirma ser “único”, uma vez que “não existe nenhum outro na Europa que se pareça” com o Futuroscope.
No “Futuroscope queremos que que as pessoas vivam diferentes experiências através da tecnologia, da imagem e da diversão”. Este ano, o Futuroscope desenvolveu “uma grande colaboração com a Abreu”, que resultou numa fam trip para 30 agências de viagens e também formações em Lisboa e no Porto para os agentes de viagens. O parque fez ainda uma parceria com um portal de lifestyle em Portugal com vista à realização de concursos que tiveram “muito êxito”. Este ano, o Futuroscope apresenta algumas novidades, entre elas a atracção ‘Ice Age Despertar dos Dinossauros’; ‘La Forge Aux Etoiles’, um novo espectáculo criado por Cirque du Soleil; ‘O Mundo Do Invisível’, produzido pela National Geographic Entertainment; ‘A Lei do mais forte’, produzido pela BBC Earth; e o espectáculo 3D ‘L’Explorarium’.
Parque Astérix
Ainda em França, a 30 quilómetros de Paris, encontra-se o Parque Astérix. O parque dedicado ao universo das personagens de banda-desenhada de Astérix e Obelix dispõe de 39 atracções e cinco espectáculos, entre eles, um espectáculo com golfinhos O parque é maioritariamente visitado pelo mercado francês (85%), sendo o restante internacional, incluindo o mercado português. O parque garante, no entanto, que está a tentar “desenvolver mais intensamente” o mercado português desde há dois, três anos. Este ano, o Parque Astérix desenvolveu uma campanha com a Abreu, com uma oferta especial de “crianças grátis”. Fez igualmente uma famtrip e formação para os agentes de viagens de Lisboa e do Porto. Este ano, o parque apresenta uma nova atracção. O Discobélix, como se chama, é inspirada na modalidade dos Jogos Olímpicos do lançamento do disco, só que, imagine-se, o disco é lançado por Obelix e o resultado o leitor já pode imaginar: no mínimo muitas voltas.
Isla Mágica
De França para Espanha. Este ano, a Isla Mágica, em Sevilha, apresenta novidades na sua área infantil com uma renovação total da “Fonte da Juventude”, um espaço para as crianças com escorregas e também um novo espaço mais resfrescante denominado “Capitan Morgan” com canhões de água. O parque apresenta igualmente o novo filme 4D ‘Robinson Crusoe’ e a renovação de espectáculos do parque.
Os principais visitantes da Isla Mágica são os turistas que estão em destinos de praia espanhóis ou portugueses, já que o parque fica só a uma hora e meia do Algarve por autoestrada, ainda que também receba turistas da cidade como franceses e italianos. Mais de 100 mil portugueses visitam a Isla Mágica dos aproximadamente 700 mil que recebe a comunidade de Andaluzia durante todo o ano. No entanto, o parque destaca que um importante factor desde resultado: “A Isla Mágica concentra estes 100 mil portugueses num mês e meio na época de Verão apenas, pelo que a atracção pelo produto é incrível”. Para os portugueses, “a Isla Mágica é um parque de destino, uma vez que consideram vir expressamente à Isla Mágica e a seguir visitar a cidade”. A Isla Mágica tem é parceira de vários operadores turísticos e agências de viagens espanhóis e portugueses, alguns deles são: Viagens Abreu, Solferias, Marsol, Logitravel, Top Atlântico, Geostar, entre outros.