“Liberdade de Escolha e Factores de Competitividade” é o tema do próximo congresso da APAVT
O 42º congresso decorre de 8 a 11 de Dezembro de 2016, em Aveiro.
Raquel Relvas Neto
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
ONU Turismo atenta aos desafios do turismo nas cidades e territórios
Formação Executiva em Turismo Militar inicia-se a 4 de abril
Hotéis de Macau fixam novo recorde de hóspedes pelo segundo mês consecutivo
Cidade da Praia vai ganhar primeiro 5 estrelas sob gestão do Grupo Barceló
Hotelaria de Cabo Verde bate recorde de hóspedes em 2023
«Turismo: Liberdade de Escolha e Factores de Competitividade» é o tema escolhido para o 42º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), evento que decorre de 8 a 11 de Dezembro de 2016, em Aveiro.
O tema e o logótipo do congresso, que apresenta uma versão estilizada do moliceiro, um dos ícones da cidade anfitriã, foram oficialmente apresentados esta terça-feira, em Lisboa, onde marcaram presença vários convidados, entre agentes de viagens e operadores turísticos, fornecedores de diversos ramos da indústria turística, dirigentes associativos, políticos e corpo diplomático.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, salientou que “o congresso pretende ser mais do que um congresso de agentes de viagens”. É neste sentido que tanto o tema, como os próprios painéis pretendem debater assuntos pertinentes para o sector da distribuição, mas também para as outras empresas turísticas. O congresso irá iniciar-se, na linha dos anteriores, com a intervenção de um destacado economista português sobre o tema dos «Desafios e a Responsabilidade de ser Português».
O congresso vai estar dividido nos seguintes painéis: «Consumidor do Futuro e o Futuro das Agências de Viagens», “que falará do consumidor do futuro e no futuro das agências de viagens, sobretudo tendências actuais do consumidor e de como as agências da Europa e do mercado norte-americano se estão a adaptar, onde estudos indicam uma verdadeira retoma do mercado”, explicou o responsável; «Fatores de Competitividade: Uma Estratégia para Portugal», que “servirá não apenas para as agências de viagens, mas para outras empresas turísticas, onde abordaremos aspectos diferenciadores que podemos adoptar nas nossas empresas para o futuro”; e, por último, «Fatores de Competitividade: Estratégias para as Empresas», nos quais se conta com a presença de reputados oradores nacionais e internacionais.
Presentes também na apresentação, os presidentes do Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, respectivamente, Pedro Costa Ferreira, Pedro Machado e Ribau Esteves, anfitriões do congresso enalteceram a importância da região e da cidade receber o congresso da APAVT. Pedro Machado salientou o “grau de satisfação de realizarmos mais um congresso da APAVT no Centro de Portugal”, acrescentando que “vamos poder levar para o território do Centro de Portugal aquela que é para nós uma das maiores e mais qualificadas variáveis da operação turística que são as agências de viagens”.
Por sua vez, Ribau Esteves referiu que a realização do congresso em Aveiro é “um incentivo para um conjunto de investimentos a pretexto de nos qualificarmos para este desafio, mas também para ficarmos qualificados para outros desafios”, fazendo assim menção a um dos investimentos: a mais recente campanha de marketing territorial que Aveiro lançou – “Aveiro, Cidade dos Canais”.
A partir desta terça-feira, passam a estar disponíveis as inscrições para um dos mais importantes fóruns de debate turístico do calendário nacional.