“Não há nenhum português que visite Macau e que se sinta indiferente”
Rodolfo Faustino, coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal, falou com o Publituris sobre a aposta deste ano na promoção do destino. Gastronomia, religiosidade, negócios e grandes eventos, são algumas das apostas da estratégia para 2016 do Turismo de Macau, que procura assim diversificar para poder crescer. Não só em… Continue reading “Não há nenhum português que visite Macau e que se sinta indiferente”
Publituris
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Gastronomia, religiosidade, negócios e grandes eventos, são algumas das apostas da estratégia para 2016 do Turismo de Macau, que procura assim diversificar para poder crescer. Não só em Portugal mas também em todo o mercado ibérico, uma vez que 2016 também ficará marcado por um acréscimo de acções promocionais em Espanha, apoiadas sobretudo através das redes sociais e da imprensa.
“Este ano um dos sectores em que queremos apostar é o do Turismo Religioso”. É desta forma que Rodolfo Faustino, coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal, começa por revelar, em entrevista ao Publituris, quais alguns dos objectivos para este ano.
“Macau tem manifestações religiosas extremamente interessantes, algumas das quais únicas em toda a Ásia. Por exemplo, o culto Mariano do 13 de Maio que é tão singular de Macau; a procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos também é um momento alto no calendário religioso de Macau. São milhares, entre crentes, turistas e curiosos, que saem à rua para ver ou participar nestes eventos religiosos, que não se esgotam nas procissões, mas também nos grandes festejos da Semana Santa e do Natal”, reforça.
Rodolfo Faustino adiantou ainda que estão a planear um programa específico para a Procissão do 13 de Maio em Macau. “Estamos a cooperar com operadores turísticos em Portugal para trabalhar essa data. É um momento tão especial e ao mesmo tempo característico da identidade de Macau, que os portugueses devem conhecer”, sublinhou.
Além disso a aposta da promoção do destino vai passar também pela gastronomia. “Vamos levar chefs portugueses a Macau para os entrosar com a gastronomia e cultura locais”.
Em Portugal, a promoção passa também pela continuação na organização de eventos de gastronomia macaense directamente nas escolas de turismo, com acções promocionais junto dos jovens. Os roadshow’s, como o do Publituris, também fazem parte do programa promocional, assim como a presença em feiras de turismo, accões particulares na imprensa e fam-trip’s para mostrar Macau aos operadores e à comunicação social. “Queremos diversificar cada vez mais as nossas acções para que os portugueses conheçam melhor Macau, nas suas diversas aptidões”, esclareceu o coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal.
Rodolfo Faustino salientou ainda que é preciso deixar cair o estereótipo de que Macau é apenas um destino de jogo e casinos. “É um território pequeno, com pouco mais de 30 km2, mas é um destino com um produto tão diversificado e de excelência”, afirmou.
É um destino que, defende, “os portugueses têm de conhecer. Não há nenhum português que visite Macau e que se sinta indiferente”, esclarecendo que “naturalmente quem faz uma viagem de quase 24h não espera conhecer apenas Macau. Uma vez que o território goza de grande proximidade com Hong Kong e fácil acesso à Grande China e a outros grandes destinos asiáticos”.
Poderão optar por visitar Macau no final da viagem porque acreditamos que os portugueses vão sentir algo de muito forte, com que se identificam bastante. Depois de terem feito um percurso asiático, é ali (em Macau) que se vão sentir como em casa, estando ainda no Oriente. Vão poder beber uma ‘bica’, comer um pastel de natal, observar o encanto da calçada portuguesa em solo chinês, ver um património único e bem preservado, que nos orgulha muito e que é de todos, classificado que foi, em 2005 pela UNESCO, como Património da Humanidade. Em termos de eventos, temos um calendário rico e diversificado, com grandiosos eventos desportivos, culturais, religiosos, gastronómicos e de entretimento, de nível internacional. Este é um apelo que eu faço aos operadores, mesmo para o visitante de negócios e ou em trabalho, que se desloque a Hong Kong, não pode perder a oportunidade de visitar Macau. Nem que seja ficar uma noite. Esperamos poder conquistar uma noite aos visitantes portugueses de Hong Kong, a quem até aconselho uma estadia de pelo menos três noites, para poderem conhecer Macau por inteiro, uma região está sempre a renovar-se. Estou ligado a Macau desde 1982 e cada vez que me desloco ao território, até eu encontro sempre algo de diferente e novo. Macau tem essa capacidade de nos surpreender”, reforçou Rodolfo Faustino.
O destino tem também, para o coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal, um factor fundamental que é a segurança. “Macau é um dos locais mais seguros do mundo. A qualquer hora e em qualquer local, 24h por dia, estamos sempre tranquilos”.
Recomendou ainda que “é um destino para se descobrir a pé e de transportes públicos, a preços irrisórios. Existem percursos pedestres muito interessantes e de fácil acesso para conhecer os museus, as igrejas, os templos. Em cada passo a descoberta do convívio harmonioso entre o Oriente e o Ocidente”.
Com a chegada do Novo Ano Chinês, que se iniciou no passado dia 8 de Fevereiro, o Turismo de Macau apresentou um novo vídeo e slogan promocionais do destino. “É um vídeo cheio de frescura, juventude e dinâmica, com um novo slogan que convida cada um a sentir e a visitar Macau à sua maneira”, esclareceu.
Outra das apostas estratégicas são as redes sociais, muito em especial em Espanha, onde recentemente o Turismo de Macau estabeleceu uma conta de Facebook e Twitter especialmente direcccionada aos “nuestros hermanos”. A contratação no início do ano de uma assessora de imprensa em Espanha, reforça o desejo de dinamizar a comunicação junto da imprensa tradicional, a par com as novas plataformas digitais, dominadas por bloggers, instagrammers e “youtubers”.
Em 2015, Macau recebeu, em termos gerais, 30 milhões de visitantes, sentindo desta forma uma ligeira quebra, que está relacionada com o ajustamento que a economia de Macau está a sofrer. Os turistas portugueses também decresceram 4%. Em 2015 visitaram Macau 15 166 portugueses.
“Espero que 2016 seja um ano de crescimento. Temos realizado um grande investimento promocional junto dos operadores e directamente com o público”, explicou Rodolfo Faustino.
“O turismo de negócios é uma realidade e é um sector muito importante, com uma série de operadores no mercado que estão a crescer neste domínio. E Macau consegue juntar o melhor de dois mundos. Pois o território apela aos ‘afectos’, uma componente forte na ligação que os portugueses estabelecem com a região. Quer sejam viagens de negócio e trabalho, visita a familiares que residem em Macau, ou mesmo turistas que são ex-residentes. Acredito que todos sentem esse afecto, essa ‘paixão’ que nos liga a Macau. O que me leva a concluir que poderemos crescer e receber mais visitantes portugueses em Macau em 2016”, disse o coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal. ¶