Algarve apela a players da região no combate à sazonalidade
O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve salientou que todos são responsáveis por promover um “Algarve sustentável todo o ano”.
Inês Pereira
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Desidério Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, lançou esta quinta-feira um apelo à hotelaria e restauração para ajudar a combater a sazonalidade. “Todos nós na região temos a responsabilidade de intervir, de exigir e sermos capazes de daqui a dois ou três anos podermos dizer que não temos um Algarve sustentável seis meses, mas um Algarve sustentável todo o ano. Isto é o objectivo da Região, pois se cada um fizer o que tem a fazer as coisas acontecem. Nós estamos numa região em que alguns não querem fazer nada em beneficio dos outros, isso não pode continuar. O Algarve é mais importante do que aquilo que é importante para cada um”, referiu.
O responsável afirmou ainda que é preciso aproveitar a disponibilidade do Governo, representado pela secretaria de Estado do Turismo, em querer encontrar soluções para minimizar os impactos da sazonalidade na região. “Temos claramente que reposicionar o Algarve, temos que valorizar o destino, temos que intervir claramente naquilo que é a capacidade e a nossa oferta particularmente entre Outubro e Maio”, disse Desidério Silva, acrescentando que “os hotéis têm que fechar mais tarde e abrir mais cedo. Quem diz os hotéis diz os restaurantes e tudo o resto. Nós não podemos andar a construir 47 percursos de ciclismo, e circuitos de pedestres, além das ofertas de observação de aves e não podemos ter unidades fechadas e restaurantes fechados. Não podemos ter uma oferta fechada. A oferta tem de estar aberta, tem de estar disponível para aquilo que são as escolhas dos turistas nas regiões. Nós estamos a competir com centenas de destinos pelo mundo e se não formos capazes de perceber que o nosso destino só é competitivo se tivermos qualidade e oferta diversificada que possa satisfazer este nível de procura, então é muito mais complicado”, alertou.
O objectivo da ERT Algarve para este ano é o combate da sazonalidade entre o período de Outubro a Maio, apostando dessa forma em produtos que se dirigem ao público do Turismo de Natureza. Do programa de actividades destaca-se mais uma edição da Algarve Nature Week a decorrer em Maio; o lançamento da aplicação para smartphones “Rota Omíada” que permite explorar de forma mais fácil e intuitiva 14 localidades da região. Esta rota é um percurso turístico transnacional que percorre o legado da dinastia árabe omíada na cultura e património de vários países do mediterrâneo; e a aplicação dos Eventos, onde estarão disponíveis as informações de todos os eventos.
Além disso a ERT Algarve lançou também um livro infantil, destinado aos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico e que cujo título é “Algarve, quem és tu?”.