Abreu online cresce 27% em 2015
Em média a plataforma, gerida por Luís Tonicha, disponibiliza uma oferta de mais 185 mil hotéis em 120 países, dos quais 10 mil em contratação directa. Actualmente, conta com mais 8 mil clientes espalhados por todo o mundo.
Raquel Relvas Neto
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Em 2015, a Abreu online, plataforma de reservas para profissionais (b2b) do grupo Viagens Abreu, registou um crescimento de ‘room nights’ de cerca de 33%, de 1,2 milhões para 1,6 milhões ‘room nights’. O volume de negócios da empresa no global também verificou um crescimento de cerca de 27%, comparativamente com 2014, segundo adiantou Luís Tonicha, director-geral, num encontro com jornalistas. Para o decorrer deste ano, as “previsões são mais pessimistas”, indica, perspectivando um aumento de apenas 15%.
Em média a plataforma, que disponibiliza uma oferta de mais 185 mil hotéis em 120 países, dos quais 10 mil em contratação directa, regista 50 milhões de pesquisas diárias e tem um total de 8 mil clientes espalhados por todo o mundo.
Além de vender quartos de hotéis, que segundo o responsável representam 95% das vendas da Abreu online, a plataforma disponibiliza ainda ao mercado de variados serviços terrestres, como transfers, rent-a-car, passes para entradas em parques temáticos, museus, teatros, espectáculos, entre outros. “O crescimento é geral, à medida que crescemos em termos de hotelaria, crescemos ao nível de serviços”, esclarece, indicando que diariamente agregam novo produto na sua oferta.
Os principais destinos procurados na plataforma da Abreu online são Portugal, Estados Unidos e Espanha, sendo o top de clientes constituído por Portugal, Brasil e Espanha.
A Abreu online, que conta com clientes baseados em tecnologia XML, b2b e Marcas Brancas, disponibiliza o registo gratuito aos profissionais do sector. Luís Tonicha acrescenta que “damos garantia de serviço e confiança às agências de viagens”, disponibilizando também um Help desk internacional com serviço multilingue 24 horas . Através das ligações XML, que permitem acesso directo ao produto das grandes cadeias hoteleiras com quem a Abreu online tem acordo, o produto e a disponibilidade na plataforma é actualizada em segundos.
A oferta da Abreu online, disponibilizada no seu site recentemente renovado e disponível em três línguas, apresenta os quartos de hotéis segundo “o melhor preço e disponibilidade”. Alimentada também por outros fornecedores, que disponibilizam sobretudo oferta de destinos onde a empresa portuguesa não tem contratação própria, a plataforma prima pelo facto de não dar primazia à oferta própria. “O que queremos é fazer uma transacção, não interessa de quem é. Não damos preferência ao facto de ser ou não produto próprio”, explica o director-geral, admitindo que a empresa já começa a olhar para a Ásia no sentido de ter também contratação própria nestes destinos, apesar de “ser um mercado muito difícil”. “Não temos intermediários onde achamos que podemos ser mais competitivos”, complementa.
Recorde-se que a Abreu online foi criada em 2003 e conta actualmente com a sua sede em Lisboa e escritórios em Madrid, Londres, Rio de Janeiro, Orlando e Luanda.