Destinos de neve crescem nas preferências dos portugueses
São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns
dos principais destinos.
Publituris
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O número de turistas portugueses que procura os destinos de neve começa a ser crescente. Procuram estes destinos não só pela prática de desportos de Inverno, mas por todo o ambiente envolvente que se vive nas estâncias de neve um pouco por toda a Europa. Nesta temporada que teve início no mês passado, muitas foram as estâncias que apresentam novidades para os utilizadores. Da Serra da Estrela, a Andorra, Espanha, França à Áustria saiba quais as novas mais-valias para esta temporada.
Na Serra da Estrela, a Turistrela, concessionária da estância, investiu cerca de 700 mil euros em melhoramentos. Rui Abrantes, responsável da empresa, explica ao Publituris que a estância apresenta assim “uma série de alterações, entre as quais a de maior destaque: a introdução de um novo meio mecânico”. O responsável explica que esta operação teve início no Verão, onde se efectuou a manutenção dos meios mecânicos, o balizamento e a criação de novas pistas. “Com a colocação de paliçadas foi possível criar mais pistas, passando de nove para 19 pistas balizadas”, descreve, realçando que “aumentámos a nossa área de esqui de 6,130 quilómetros para 14,560 quilómetros”.
Os clientes da estância da Serra da Estrela, que na última temporada contou com 20 mil esquiadores, podem ainda usufruir da telecadeira que estará em velocidade máxima, “o que faz com que as pessoas possam ganhar mais tempo útil de esqui”. Junto à Torre, existe também uma nova loja para aluguer de equipamentos e venda de forfaits, sendo que esta e as restantes lojas têm um novo horário das 08h30 às 16h30. Sempre que as condições climatéricas o permitirem vão ser realizadas as descidas nocturnas e eventos de animação na serra
“Outra das novidades é a parceria com a maior parte dos hotéis da Serra da Estrela. A venda de forfaits e aluguer de equipamento deixa de estar somente afecta às unidades do grupo Turistrela. A estância de Ski firmou protocolos com a maior parte dos hotéis da orla da serra para que estes possam criar pacotes turísticos incluindo a utilização da estância. Estamos de mãos dadas com as unidades hoteleiras e só assim, juntos, podemos melhorar a imagem que as pessoas têm da Serra”, acrescenta o responsável. Rui Abrantes sustenta que, com estas novidades, a Estância de Ski Serra da Estrela “ambiciona ser o que ela de facto é, que é uma Estância de iniciação a desportos de Inverno e a única do país”.
Destinos internacionais
Na temporada de Inverno passada, cerca de 17 mil turistas portugueses escolheram Andorra para as suas férias de neve, mais 1% do que no ano anterior. Marta Rotés, responsável da SkiAndorra, disse ao Publituris que Andorra disponibiliza estâncias à medida das preferências dos portugueses, já para não falar nos conterrâneos que ali habitam e trabalham. As estâncias de Andorra são tanto para o estreante no esqui, que também procura o vasto aprés-ski disponível, mas também para os mais experientes. Nos últimos tempos, as estâncias do país tiveram um investimento em melhorias na ordem dos 19 milhões de euros, tanto ao nível de infra-estruturas e novos equipamentos, como uma nova telecabine em El Pas de la Casa, como novos restaurantes que enriquecem o apré-ski. Andorra conta com a estância de Granvalira que se posiciona no Top 19 do ranking internacional de dias de esqui, mas o objectivo passa por ser uma das estâncias de referência do Sul da Europa com uma oferta esquiável única. Dois dos pontos de acesso ao domínio da neve, a renovação dos terraços de alguns dos restaurantes, novas propostas para as famílias, melhoria de infra-estruturas, um novo edifício de apoio à telecabine de El Tarter e a aposta nas novas tecnologias para melhorar a experiência do cliente foram alguns dos investimentos realizados.
Já na estância de Vallnord – Pal Arinsal e Vallnord – além dos preços competitivos de ‘forfait’, tanto para famílias como para estreantes, apresenta um novo sistema de controlo de acesso às instalações de ambas as estâncias, entre outras melhorias tecnológicas. A ampliação da oferta de snowparks em Pal Arinsal, que oferece diferentes pistas para todos os níveis e, como novidade, uma nova zona de Freestyle para os esquiadores ou ‘snowboarders’ que querem iniciar-se no mundo das piruetas na neve. Dentro das actividades para as famílias, além do ‘jump’, ‘mushing’, ‘snowsnake’ ou dos ‘trineos’, conta-se com uma nova actividade os ‘donuts’ (tubbing), em que os mais novos podem deslizar sob a neve.
Eventos
Andorra: Freeride Junior World Championship (28 a 30 de Janeiro); Skiers Cup (30 de Janeiro a 4 de Fevereiro); Audi FIS Ski World Cup (27 a 28 de Fevereiro); Total Flight Masters of Freestyle – Snowboard (24 a 26 de Março); e Total Flight Masters of Freestyle – Freeski (1 e 2 de Abril).
França: Red Bull Linecatcher, Les Arcs (Janeiro); Frostgun Invitational, Val d’Isére (16 a 18 de Fevereiro); Poney Session, Saint-Lary Soulan (Fevereiro); International Pyrotechnic Art Festival, Courchevel (11 de Fevereiro a 7 de Março); Skicolour, Les Gets (12 Março); European Snow Pride, Tignes (12 a 19 de Março); Rock the Pistes, Les Gets, Morzine-Avoriaz, Châtel (12 a 19 de Março); Skiing into Spring (Março, Abril e Maio).
Na vizinha Espanha, a Serra Nevada, na Andaluzia, Formigal e Baqueira Beret, nos Pirinéus, são as estâncias preferidas dos portugueses. Entre as novidades para este ano, Natalia Briales Cristobal, responsável pelo Turismo Espanhol em Portugal, destaca “a melhoria nos serviços das estâncias, especialmente nos meios mecânicos, uma maior facilidade na venda dos pacotes e uma ampliação na oferta do après-ski”. Como complemento, a responsável assinala a ampliação da oferta no alojamento, nos quais “os preços praticados são muito competitivos na relação qualidade/preço que os seus serviços oferecem”.
Em 2014, a Áustria recebeu um aumento da entrada de turistas de nacionalidade portuguesa no Inverno, mais 17,7% com 14 356 chegadas. Georg Kaupus, responsável do Turismo da Áustria para Espanha e Brasil, revela ao Publituris que estima-se que com estes valores, no Inverno deste ano, prevê-se um aumento de 12% e 15%, nas chegadas e dormidas, respectivamente. No entanto, o responsável clarifica que estes valores não representam apenas portugueses residentes em Portugal, mas também brasileiros que têm dupla nacionalidade e optam por viajar para a Europa com o passaporte português.
Entre os destinos austríacos, a capital Viena sobressai nas preferências, porque, como explica o responsável, o turista português é muito interessado pela cultura do país. Mesmo optando por realizar férias nas estâncias austríacas, não descura uma visita cultural como complemento, sendo uma oferta que é enriquecida nesta altura pelos famosos mercados de Natal. “As outras regiões mais importantes são as províncias Tirol e Salzburg com as capitais Innsbruck e Salzburg”, indica. Estas regiões, juntamente com a capital austríaca, recebem 90% do número de turistas portugueses que visitam a Áustria. No que refere às mais-valias das estâncias do destino, Georg Kaupus refere que estas investem milhões de euros nas infraestruturas técnicas, tais como, elevadores, alargamento de pistas, neve artificial (canhões de neve), “mas isso é feito por todos os países de turismo de inverno. O que distingue a Áustria é o factor humano”. O responsável austríaco realça que o ‘aprés-ski’, conhecer a cultura local, o wellness são ”aspectos muito importantes”. Hoje em dia, destaca, “as férias de Inverno abrangem muito mais do que esqui em si”.
No geral, o responsável calcula um aumento de 8 a 10% do número de turistas nesta temporada. “Graças às técnicas avançadas, a falta de neve em Dezembro não teve efeitos negativos e agora já está a nevar com abundância. Entre 2000 e 2015, o número de dormidas no Inverno subiu de 59 para 66 milhões. Actualmente, a Áustria é líder no Turismo de desportos de Inverno com uma quota de 56%, sendo seguida pela Itália e França”, sublinha.
Por sua vez, as estâncias francesas apresentam uma oferta diversificada que tem sido também procurada pelos turistas portugueses. Entre as novidades para esta temporada está a inauguração no passado mês de Dezembro de uma nova pista – Jandri 1 – na estância de Les 2 Alpes, em Meribel, existem dois novos tapetes mágicos numa aposta clara no segmento de famílias e um novo teleférico em Morzine-Avoriaz que prevê transportar três mil esquiadores por hora. Também Les Arcs conta com uma nova área para crianças e uma nova ‘slow zone’. As actividades que não estão relacionadas com o esqui também têm novidades, bem como o ‘aprés-ski’ e o alojamento que disponibiliza novas unidades em Châtel, Samoöens, Tignes, Val Cenis, Val d’Isére e Val Thorens, estas duas últimas com unidades de cinco estrelas. ¶
Solférias mantém aposta no produto Neve
Andorra, Áustria, Espanha, França, Portugal e Suíça são os destinos de neve para os quais a Solférias disponibiliza programação própria. João Cruz, gestor de produto do operador turístico, explica que para a temporada 2015/2016 não houve muitas alterações ao nível da programação oferecida. Contudo, realça, “tivemos o cuidado de rever a nossa oferta nas estâncias, parceiros e alojamentos mais solicitados pelo mercado Português, de forma a conseguirmos ter o melhor e mais adequado produto no mercado”.
Andorra (Granvalira e Vallnord), Pirinéus espanhóis (Baqueira-Beret), Serra Nevada e os Alpes, com preferência para as estâncias francesas, continuam a estar nas preferências dos clientes do operador, segundo João Cruz, que realça que a primeira reserva para esta temporada de Neve foi realizada em Junho. À parte da queda tardia de neve, o gestor de produto da Solférias considera que “com as estações de ski abertas em pleno nesta altura da temporada, o cliente reserva, sem qualquer problema, mesmo para ir em Abril”. Com o Inverno no seu pleno, as expectativas é que “se garantam as reservas já feitas e venham novas reservas, sendo que para já, a procura tem sido idêntica à do ano passado”.
Os programas em família são o grande destaque da oferta da Sporski para esta temporada de Inverno. O operador turístico especializado em neve disponibiliza o programa ‘Preço Único em Família’, que, Margarida Gaivão, responsável de marketing e comunicação da Sporski, descreve como “um produto muito económico desenhado para os períodos de férias escolares e composto por um conjunto de serviços mínimos para umas férias na neve em família”.
Ao longo dos últimos dois anos, este produto registou “uma grande evolução”, refere a responsável: “A crescente procura levou-nos numa primeira fase em Andorra e Espanha, a alargar a oferta em termos de estâncias, alojamentos e serviços incluídos, sendo que a grande novidade para este ano é o lançamento do “Preço Único Família” para os Alpes franceses e italianos”. Estes são operados em voo TAP e incluem transferes, rent-a-car, alojamento, aluguer de equipamento, seguro Platina e oferta de capacete para as crianças. A Sporski vai também lançar os programas para Avoriaz, Val Thorens e Vars, em França, e para Sestriéri, em Itália. “Levaremos a cabo durante os meses de Janeiro e Fevereiro uma campanha de publicidade em parceria com a TAP”, acrescenta.
A estes acrescem ainda programas pré-definidos “com preços competitivos” para as semanas fora dos períodos escolares e nas viagens de incentivo, “as quais já registaram na época passada um elevado crescimento”.
Os esquiadores portugueses continuam, segundo Margarida Gaivão, a “preferir as estâncias de Andorra e Espanha, apesar de registarmos um crescimento da procura por estes destinos. Sendo que, uma grande fatia de esquiadores portugueses viajam em família, é natural que os programas mais procurados sejam os programas para as férias escolares e, nomeadamente os programas Preço Único Família”. Quanto a expectativas, Margarida Gaivão descreve que 2015 foi um “ano de recuperação em que registámos uma procura muito elevada face aos anos anteriores”. Para este ano, o operador turístico espera voltar a crescer. “A neve que começou a cair em força neste princípio de ano será um bom impulso para alcançar esse objectivo”, conclui.¶