Rio Grande do Norte estabelece parceria com Abreu
Com o objectivo de potenciar o turismo na região brasileira, as agências Abreu contarão com uma acção promocional em todas as 150 lojas em Portugal.
Marta Barradas
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
Aeroporto de Congonhas lança programa de incentivo a voos sustentáveis
Icárion lança programação de cruzeiros fluviais para o verão e feriados de dezembro
O Governo do Estado de Rio Grande do Norte, no Brasil, esteve no Porto e em Lisboa para estabelecer uma parceria com a Agência Abreu, numa acção que contou com a presença do Governador da região brasileira, Robinson Faria, o secretário de Estado de Turismo da região brasileira, Rui Gaspar, entre outras entidades do sector.
José Manuel Ferraz, director da Viagens Abreu, começou por congratular o governo do Estado do Rio Grande do Norte por ter uma nova visão, “mais empresarial e menos política, de mais de acção e menos de palavras”.
Segundo o responsável, que falava num encontro com a comunicação social esta quinta-feira, em Lisboa, “há um empenho conjunto de colocar no mapa o Estado do Rio Grande do Norte, particularmente a zona de Natal e Pipa, mais conhecidos em Portugal, mas não só, com novos destinos também”.
Esta parceria “não inclui só a promoção nas nossas 150 lojas, porque isso já está a ser feito desde o início da semana, mas além daquilo que são os nossos meios próprios, como os banners, newsletters, sites, os mupis e as decorações das lojas, envolve outros meios de publicidade como a Caras, Visão e Rádio Comercial”, frisou José Manuel Ferraz.
Para José Manuel Ferraz, esta é a altura certa para esta parceria, face à recuperação económica de Portugal. “Portugal passou por uma crise muito violenta e as viagens de lazer para o estrangeiro caíram, embora o Brasil tenha sofrido um pouco mais face à questão cambial, o que o tornou um destino caro para os portugueses. (…) Esta campanha não foi decidida em função disso, mas calhou bem e isso notou-se na Expo Abreu, onde o Brasil foi o destino número um de vendas, ainda sem a campanha”, acrescenta.
Robinson Faria, governador do Estado de Rio Grande do Norte, ressalvou que esta “é a primeira vez que o nosso estado é anunciado por todas as lojas Abreu”.
De acordo com o governante, que referiu estar em conversações com a TAP para estabelecer uma parceria com o objectivo de reforçar as ligações entre Portugal e Natal, “temos um grande potencial de crescimento no turismo”, nomeadamente após a recente abertura de um novo aeroporto, intermodal. “Este é o primeiro aeroporto privado do Brasil e isso permite uma maior facilidade de diálogo com as companhias aéreas”, conclui.
Números
Rui Gaspar, secretário de Estado do Turismo do Estado de Rio Grande do Norte, afirmou que, até Setembro deste ano, o estado do Rio Grande do Norte cresceu em 20% no número de turistas em relação a igual período do ano passado, “o que representa um incremento na economia do nosso estado a mais de 400 milhões de reais (cerca de 99 milhões de euros) e movimentou até Setembro 2,8 mil milhões de reais (cerca de 695 milhões de euros)”.
Para a temporada de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, o estado brasileiro, que actualmente com 52 mil camas, “deverá bater todos os recordes e movimentar em torno de 1,5 mil milhões de reais”, adianta ainda o responsável.
Em termos de produtos turísticos no destino brasileiro, Rui Gaspar indicou que “temos tentado trabalhar o segmento família, de casais com crianças, e o turismo de natureza e de desporto”.