Já abriu o The Literary Man Óbidos Hotel
A unidade resulta da reconversão do antigo Hotel Estalagem do Convento para um novo conceito, aliado à literatura.

Marta Barradas
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Foi no presente mês de Outubro que abriu portas o The Literary Man Óbidos Hotel, um hotel temático de quatro estrelas, que resulta da reconversão do antigo Hotel Estalagem do Convento, para um novo conceito, agora aliado à literatura.
Telmo Faria, gerente da empresa Carbono 21, responsável pela unidade e ainda pelo Hotel Rio de Prado, também em Óbidos, afirma que “o hotel nunca fechou, tendo a partir de Maio sofrido uma remodelação e, em Outubro, aberto com o novo nome”.
Com um investimento superior a um milhão de euros, a unidade passou a ser um hotel temático, com espaço de literatura, biblioteca não só aberta aos hóspedes, mas também ao público em geral, e venda de livros.
Segundo o responsável, foram feitas algumas alterações na decoração, agora “com um ambiente mais sustentável e, ao mesmo tempo, contemporâneo”, assim como uma “decoração com aproveitamento de materiais”.
Actualmente a unidade dispõe de 30 quartos, no entanto é previsto que este número diminua para que, no âmbito da remodelação, se proceda ao aumento do número de suites, do tamanho dos quartos, dos quais alguns serão equipados com lareira, informa Telmo Faria.
O The Literary Man Óbidos Hotel conta ainda com um bar de gins, um restaurante com duas salas com capacidade para 36 e 120 pessoas, respectivamente, ambos decorados com livros, que estão à disposição dos clientes.
Ao nível da operação, Telmo Faria explica que é o mercado nacional em que a unidade mais pretende apostar, sobretudo durante o fim-de-semana. No entanto, para o mercado internacional “estamos a fazer uma forte aposta no mercado brasileiro e europeu” e, ainda, no mercado corporate, “uma vez que temos três salas de reuniões adaptáveis, das quais a maior tem capacidade para 70/80 pessoas”, refere.
O responsável considera que “fazia todo o sentido apostar neste conceito, uma vez que nos últimos dois anos a vila de Óbidos abriu 11 livrarias” e está a apostar no Turismo Cultural, “um novo modelo para o qual queremos contribuir”, conclui.