Scenic inicia cruzeiros no Douro em 2016
Maria Andrada assume a direcção-geral da empresa em Portugal. O começo das operações está agendado para 16 de Abril de 2016.

Patricia Afonso
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Scenic Luxury Cruises & Tours, companhia de cruzeiros fluviais sedeada na Austrália, vai iniciar operações no Rio Douro, em Portugal, em Abril de 2016. Maria Andrada é a directora-geral da empresa em território nacional.
Questionada pelo Publituris sobre a decisão da Scenic em iniciar operações em Portugal, a responsável explicou que “faz parte de um processo natural de crescimento da empresa e do facto de o Douro ser cada vez mais conhecido e despertar a curiosidade internacional”. “Queremos fazer parte do processo de divulgação do Douro, em particular, e de Portugal, em geral, em mercados tão importantes como Austrália, Canadá, EUA e Reino Unido”, afirma Maria Andrada.
A operação da Scenic Luxury Cruises & Tours em Portugal, de início, vai centrar-se no Rio Douro, com o primeiro cruzeiro agendado para 16 de Abril 2016 e navegação prevista até finais do mês de Outubro do mesmo mês. Neste primeiro ano de operações, a empresa vai ter um barco-hotel de luxo com 48 cabinas e capacidade para 96 passageiros a navegar no Douro. O navio está a ser construído em Viana do castelo e vai chamar-se Scenic Azure. A Scenic estima elevar a frota em Portugal para duas embarcações no ao seguinte, 2017.
PROGRAMAS
“Vamos vender programas de 11 e 14 dias em Portugal, consoante tenham o pré-tour [de três dias] ou não”, explica Maria Andrada, adiantando que o barco-hotel vai passar “passar tempo no Vale do Côa , o que nenhum outro operador faz , e visitar, por exemplo, o Museu de Foz Côa, Freixo de Numão e fazer canoagem no rio Sabor, um afluente do Douro”. O pré-tou poderá ser em Lisboa.
Segundo a directora-geral, “o facto do nosso itinerário ter 11 dias vai proporcionar aos nossos clientes um melhor conhecimento do vale do Douro”.
A empresa admite, segundo o seu plano de negócios, estar a “considerar outras possibilidades” de expansão dentro de Portugal e revela ter a operação de 2016 “praticamente vendida”, com a estimativa de transportar 1900 passageiros nesse período.
Em termos de emissores, Maria Andrada explica que 70% dos passageiros são australianos, país de origem da nossa empresa; 20% canadianos; e o restante norte-americano e britânico. “Temos campanhas de promoção de Portugal a decorrer nestes mercados com programas televisivos, rádio e imprensa escrita”, frisa a responsável.
Os escritórios da Scenic em Portugal ficam localizados na Praça da Galiza, no Porto, onde acabaram de abrir portas.