Centro com “importância considerável” no rent-a-car
Também ao nível do mercado empresarial, o rent-a-car tem ganho, ou melhor dizendo recuperado importância a nível da escolha deste produto como o mais adequado às empresas.
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Embora seja um mercado em ascendência, com um potencial de crescimento para os próximos anos, a região centro do País já manifesta um mercado de aluguer de veículos em regime de curta duração – rent-a-car – de uma importância considerável.
As 17 empresas que compõem a frota de ACD na região centro, a qual ascende a cerca de 2.000 veículos e uma facturação anual da ordem de aproximadamente 8 milhões de euros.
No que respeita à clientela, a mesma encontra-se distribuída nesta região da seguinte forma: os contratos de aluguer efetuados (veículos ligeiros de passageiros), corresponderam a 30% de clientela turística, 60% de empresas dos sectores público e privado e 10% particulares. No que respeita aos veículos ligeiros de mercadorias, a clientela é de 93% para empresas dos sectores público e privado e 7% particulares. Por último, no que respeita os veículos pesados de mercadorias, a clientela concentrou-se em 100% nas empresas dos sectores público e privado.
A actividade de aluguer de automóveis sem condutor (rent-a-car) é um sector com grande significado para a economia portuguesa e especial para o Turismo, representando em grande parte o produto turístico nacional, pois não podemos esquecer que é o primeiro e o último produto turístico utilizado por quem nos visita.
Também ao nível do mercado empresarial, o rent-a-car tem ganho, ou melhor dizendo recuperado importância a nível da escolha deste produto como o mais adequado às empresas.
No ano em curso o aluguer de curto e médio prazo tem vindo a aumentar a sua procura – O empresário tem uma grande flexibilidade de ajustar a frota às suas necessidades.