Um outro olhar sobre o Turismo no Algarve
Leia a opinião de Antónia Correia, Dean da Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia, na edição 1299 do Publituris.
Publituris
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O Algarve continua a ser o destino preferido dos portugueses durante a época estival. Sobretudo pelas experiências sensoriais que a paisagem, os eventos ou até mesmo uma gastronomia repleta de ervas aromáticas propiciam aos seus fiéis visitantes. Comprometida com uma nova agenda de investigação, onde sentidos, emoções e memórias são utilizadas para caracterizar as experiências turísticas, a Universidade Europeia apresenta as principais conclusões de um estudo que corporiza um olhar sobre o turismo que vai para além do cognitivo.
Narrativas, fotos e memórias debitadas no blog da Região de Turismo do Algarve (http://blog.turismodoalgarve.pt/search/) foram submetidas a uma análise de conteúdo com o objectivo de desenvolver um novo olhar sobre a imagem dos destinos. O processo de construção da imagem do destino está relacionada com as experiências vividas (Mearlau – Ponty, 1971). Neste processo de interiorização, narrativas e fotos impregnadas de emoções, revelam uma afinidade com o destino que vai para além do material. A manifestação das emoções são as transcrições humanizados pela verbalização de suas experiências sensoriais, estes estados emocionais também são evidentes nas fotos que concretizam as suas narrativas, confirmando o axioma de que uma foto vale mais do que mil palavras.
Concretizando:
“Muitos dizem que o Algarve é sinónimo de multidões … é verdade, mas na maioria das vezes essas multidões são lindas (gaivotas junto ao mar) … “.
Turista
De um modo geral, os resultados sugerem que o Algarve despoleta emoções, as fotos postadas apelam a experiências sensoriais, enquanto os discursos nostálgicos sobre o Algarve e os sentimentos dos turistas, no final das férias, reforçam as memórias positivas capazes de justificar o apego ao lugar.
Esta investigação, exploratória na sua essência, suporta-se numa amostra de conveniência que inviabiliza a generalização dos resultados, no entanto abre novos horizontes de investigação sobre a imagem dos destinos turísticos que importa aprofundar. Com efeito, os sentidos, emoções e memórias são fundamentais na definição da imagem dum destino turístico.
Correia, A., Dias, J., Cascais, T. (2015) Traits in Tourists’ experiences: Senses, emotions and memories, Conference proceedings ATMC 2015.
*O autor escreve segundo as regras do novo Acordo Ortográfico