Quatro portugueses galardoados pela Academia Internacional de Gastronomia
Chef João Rodrigues, do Restaurante Altis Belém,distinguido como Chef de l’avenir (Chef do futuro).

Publituris
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A Academia Internacional de Gastronomia, reunida em Paris no passado mês de janeiro, atribuiu quatro importantes prémios a figuras de prestígio da gastronomia portuguesa:
Ao Chef João Rodrigues, do Restaurante Altis Belém, foi atribuído o prémio de Chef de l’avenir (Chef do futuro).
João Rodrigues formou-se em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, tendo sido considerado o melhor aluno de cozinha do seu curso. Mais tarde frequentou o curso de Produção Alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Após ter concluído os seus estudos passou pelas cozinhas da Bica do Sapato, da Varanda do Hotel Ritz e do Restaurante Pragma, no Casino de Lisboa.
Em 2007 ganhou o concurso Chefe Cozinheiro do ano e integrou a equipa Nacional Olímpica de cozinha no Wacs Mediterranean Challenge, no qual a equipa portuguesa arrecadou duas medalhas de prata.
Atualmente desempenha funções de Chef executivo do Altis Belém Hotel & Spa.
Ao fotógrafo Jerónimo Heitor Coelho foi atribuído o Prix de la Littérature Gastronomique (Prémio de Literatura Gastronómica) pelo livro “Comer em Évora”, das edições Visual Factory.
O seu trabalho tem merecido inúmeras distinções, nomeadamente a atribuição de vários certificados e distinções da QEP (Qualified European Photographer) e da AFP (Associação de Fotógrafos Profissionais). Em 2010 recebeu também a distinção de Mestre Fotógrafo conferida pela mesma associação.
Da sua obra destacam-se, entre outros, as produções fotográficas do livro “Fios… e Desafios” da APPACDM, em 2007, onde prestou o seu contributo no apoio a crianças com deficiência mental; o livro “Tribunal da Relação de Évora – Palácio de Barahona”, publicado em 2008 e a produção de banco de imagens para a Associação Regional de Saúde Alentejo.
Jerónimo Coelho tem várias fotografias seleccionadas para a colecção de honra da AFP e uma obra nomeada para os prémios Goya, em Espanha.
Neste seu mais recente trabalho, “Comer em Évora”, transpõe para o universo da imagem os encantos de uma das gastronomias regionais mais emblemáticas do nosso país.
Ao escanção Octávio Ferreira, do Restaurante Gambrinus, em Lisboa, foi atribuído o Prix au Sommelier ( Prémio do Escanção)
Octávio Ferreira é, desde há vários anos, o escanção principal do Restaurant Gambrinus, em Lisboa.
Uma vez concluída a sua formação na escola de Hotelaria do Porto, em 1973, passou por vários restaurantes no norte do país. Integra, desde 1979, a equipa de um dos mais reconhecidos e emblemáticos restaurantes de Lisboa, o Gambrinus.
Porta o titulo de Master of Porto e obteve o quarto lugar nos concursos mundiais de escanções de 1986 e 1989. Foi Presidente da Associação de Escanções de Portugal .
O seu trabalho é reconhecido pelo profissionalismo e dedicação.
A Filipa Gomes, apresentadora do Programa “Prato do Dia” do canal TV – 24 h Kitchen, foi atribuído o Prix Multimedia (Prémio Multimédia)
Filipa Gomes iniciou-se na produção televisiva com o programa “Prato do Dia”, no novo canal 24 Kitchen.
Apaixonada pela cozinha saudável e simples, confeccionada preferencialmente com recurso a produtos biológicos, apresenta a gastronomia portuguesa de uma forma acessível e cativante, num programa em que a genuinidade e a cozinha familiar merecem especial destaque.
Filipa Gomes, no seu “Prato do Dia”, remete-nos para as virtudes da nossa cozinha do dia-a-dia.
O Grand Prix de L’art de la Cuisine, importante galardão da Academia Internacional de Gastronomia, foi atribuído aos Chefs Atex Atala, do Restaurante DOM, em São Paulo e Benoit Violier, do Hôtel de Ville, em Crissier.
Os Prémios serão entregues no próximo dia 25 de Abril no Hotel Altis Belém em Lisboa.