Algarve apresenta Plano de Marketing 2015/2018
Desidério Silva, presidente da RTA, revela que o Algarve pretende ser um destino para todo o ano, através da aposta em novos produtos estratégicos.
Marta Barradas
Princess Cruises altera dois cruzeiros de volta ao mundo devido a conflitos no Médio Oriente
Brilliant Lady é o 4.º navio da Virgin Voyages e chega em setembro de 2025
Bruxelas inicia ação contra 20 companhias aéreas por práticas enganosas de “greenwashing”
Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio
Etihad Airways coloca A380 na rota de Paris a partir de novembro
Croatia Airlines passa a integrar APG-IET
Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio
Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada
Banco Mundial dá mais 28M€ para turismo e economia azul em Cabo Verde
Newtour/MS Aviation contesta decisão no processo de privatização da Azores Airlines e diz que a razão apresentada “não tem fundamento”
No ano em que a Região de Turismo do Algarve celebra o seu 45º aniversário, Desidério Silva, presidente da entidade, anunciou, esta sexta-feira, o Plano de Marketing 2015/2018, que pretende tornar o Algarve um destino para todo o ano, através da aposta em outros produtos estratégicos.
Na apresentação durante a BTL, que decorre até dia 1 de Março, o responsável referiu que o destino pretende apostar fortemente no turismo de negócios, no turismo de natureza e no turismo náutico.
Neste âmbito, a região pretende lançar diversas iniciativas, como o Algarve Nature Week, de 11 a 19 de Abril, que visa a complementaridade do já consolidado produto Sol e Mar e Golfe; a Feira de Turismo ‘Algarve Convida’, de 17 a 18 de Outubro, na Sala Tejo do MEO Arena, com expositores do trade que promovem pacotes com promoções especiais, entre outras iniciativas.
Além disso, acrescentou o presidente da RTA, o Algarve pretende ainda implementar produtos relacionados com turismo acessível/sénior, cruzeiros, autocaravanismo e turismo de prática desportiva, desenvolvendo eventos associados à prática desportiva durante o ano, que captarão mais turistas para a região.
No plano de acção de integração da nova estratégia do destino, foram referidos elementos fulcrais, tais como a formação e qualificação dos recursos humanos, a valorização da oferta através do marketing digital e o aumento das ligações aéreas para a região, nas quais o responsável voltou a destacar a nova rota Barcelona-Faro, operada pela Vueling, acrescentando que serão divulgadas novidades para breve [ler mais sobre a nova ligação aérea aqui].
Desidério Silva destacou a importância da implementação do novo Plano de Marketing: “Devemos encontrar formas de manter a sustentabilidade da região e criar condições para que haja um aumento significativo dos números. Temos uma taxa de ocupação hoteleira média anual que passa pouco mais dos 55% e falta ocupar os 45% restantes.”
Para o responsável, “muitas vezes, existe uma tentativa de desvalorização da região pelos políticos do País”, no entanto, afirma, em termos da contribuição do sector do turismo nacional para o PIB, o Algarve representa cerca de “4,5 milhões de euros”.
RTA celebra 45 anos
No âmbito da celebração dos 45 anos da RTA, Desidério Silva revelou que, no próximo dia 18 de Março, a entidade irá organizar um debate com o tema ‘Turismo no Algarve: Passado, Presente e Futuro’.
O evento, que terá lugar no Ria Park Hotel, em Vale do Lobo, contará com a presença de Pedro Passos Coelho, primeiro ministro, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, João Cotrim Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, entre outros convidados do sector do turismo.
No âmbito desta celebração, a RTA pretende lançar diversas iniciativas ao longo do ano, dando também destaque à gastronomia regional, como a Cataplana e a Dieta Mediterrânica.