Açores lançam novo sistema de incentivos
Apoios à requalificação e criação de novas unidades de alojamento turístico, assim como criação de marcas e acções promocionais são algumas das iniciativas que podem beneficiar deste novo sistema de incentivos apresentado, esta quinta-feira, pelo secretário Regional do Turismo e Transportes dos Açores.
Raquel Relvas Neto
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Depois da liberalização do modelo de acessibilidade aérea aos Açores, concretamente às ilhas de São Miguel e Terceira, o Governo Regional do arquipélago vai lançar um novo sistema de incentivos financeiros para responder aos desafios que se colocam à região nos próximos tempos.
Vítor Fraga, secretário Regional do Turismo e Transportes dos Açores, no âmbito do primeiro contacto com o público da nova Marca Açores, apresentada recentemente na Terceira, apresentou as condições do novo sistema de incentivos para o sector turístico açoriano.
Segundo o governante açoriano, “o modelo das acessibilidades não se encerra sobre si. Não é um fim, mas sim um meio, um meio que nos coloca perante novas oportunidades e desafios. Desde logo pelo acesso a novos segmentos de mercado, que devemos olhar na perspectiva de adicionar valor e não de canibalizar o existente”.
No âmbito do trabalho que o Governo dos Açores tem desenvolvido junto dos empresários do destino, Vítor Fraga indicou que o executivo regional desenhou “um novo sistema de incentivos que é colocado à disposição de todos os nossos empresários”.
Ao nível da requalificação das unidades de alojamento existentes e na instalação de novas unidades; na instalação e criação de novos estabelecimentos de restauração, as condições de incentivo são as seguintes: 30% a 40% de incentivos não reembolsáveis; 25% de incentivos reembolsáveis com um prazo de financiamento a 10 anos e com os primeiros quatros anos de período de carência.
“Ao nível da promoção, o novo sistema de incentivos possibilita a fundo perdido incentivos de 50% a 60%, nomeadamente na criação de marcas, campanhas publicitárias, distribuição e comercialização de produtos turísticos, viagens promocionais e educacionais; participação em feiras; entre outros”, explicou.
A este, acresce ainda o programa de apoio à restauração e hotelaria com um apoio directo de 10% do valor de aquisição de produtos regionais, sendo que este pode ser majorado em 40%, caso se tratem de produtos com identificação IGP, DOP ou DOC, acrescentou Vítor Fraga.
O responsável açoriano deixou ainda o alerta: “Para quem encara os novos desafios com ultimatos, digo-lhes apenas que cumpram com a sua parte, porque os açorianos e as empresas açorianas saberão cumprir as suas”.