TÜV Rheinland promove Certificação de Acessibilidade na BTL
A multinacional alemã, que está a reforçar a sua aposta no sector do turismo, vai dar a conhecer a sua Certificação de Acessibilidade no Turismo, que tem como finalidade apoiar as unidades hoteleiras a optimizar as suas instalações e oferta.
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A TÜV Rheinland marcará presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre 25 de Fevereiro e 1 de Março na Feira Internacional de Lisboa, onde apresentará um novo produto – a Certificação de Acessibilidade no Turismo.
A multinacional alemã, que está a reforçar a sua aposta no sector do turismo, vai dar a conhecer a sua Certificação de Acessibilidade no Turismo, que tem como finalidade apoiar as unidades hoteleiras a optimizar as suas instalações e oferta, tornando-as acessíveis a todo o tipo de público, independentemente das suas possíveis limitações. Esta certificação permitirá ainda aos operadores hoteleiros distinguir a sua oferta dos demais concorrentes bem como a captação de novos públicos.
Recentemente anunciada como uma das apostas centrais do Turismo de Portugal, que inscreveu como actuação estratégica “Tornar Portugal num destino acessível para todos”, a acessibilidade no turismo diz respeito a uma franja diversa do mercado turístico que, de forma temporária ou permanente, necessita de uma atenção e de um acompanhamento especial em viagem: pessoas com deficiência motora, visual, auditiva ou cognitiva, mas também crianças, pais com bebés, mulheres na fase final de gravidez ou pessoas idosas. Esta aposta pretende, para além de reforçar os valores do acolhimento e hospitalidade que tornam o nosso país num destino turístico reconhecido internacionalmente, diferenciar e diversificar a oferta nacional de turismo, atingindo novos segmentos de mercado.
De acordo com a União Europeia, os últimos dados estatísticos (2012) revelam uma importância crescente do segmento das pessoas com necessidades especiais para o turismo. Prevê-se um crescimento de 1,2% ao ano dos fluxos turísticos correspondentes a este segmento na UE entre 2012 e 2020 – de um total de 783 milhões de viagens em 2012, para cerca de 862 milhões de viagens em 2020. Em 2012, o valor bruto do Turismo Acessível na UE ascendeu aos 352 mil milhões de euros, prevendo-se um aumento significativo do mesmo nos próximos anos. Em Portugal o potencial de negócio ascende a mais de 500 milhões de euros.