Millennials revolucionam a indústria hoteleira
A nova geração de turistas tem apresentado o mais rápido crescimento no segmento de clientes neste sector e, neste ano, não será excepção.
Marta Barradas
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Muito se te tem falado na geração de turistas Millennials e como estes vêm revolucionar a indústria hoteleira. Estes consumidores procuram essencialmente a exploração e a interacção quando visitam um local, estando dispostos a pagar mais para obter uma grande experiência e, neste ano que ainda agora começou, o mesmo não será excepção.
Um estudo da 4Hoteliers revela que grande parte destes turistas procura uma experiência global gourmet por um preço razoável, o que tem originado novos projectos de espaços lobby no sector hoteleiro em todo o mundo, a pensar neste target.
De facto, os Millennials estão à procura de uma experiência única e inovadora e isso tem que, e continuará, a comandar a mudança dentro deste mercado.
Mas esta nova geração de consumidores não procura só uma experiência. É importante perceber que este segmento de clientes está interessado em utilizar a tecnologia para fazer as coisas que outros se acostumaram a fazer manualmente, como é o caso do check-in nos hotéis, pagar as contas do restaurante/bar, pesquisar por espaços de refeições, fazer compras ou jogar. Além disso, se o que esperam obter num dado serviço não for do seu agrado, escolhem plataformas como o Twitter, Facebook, Yelp ou TripAdvisor para expressar o seu desânimo.
Tendências para 2015
No âmbito do surgimento de um mercado de consumidores cada vez mais exigente e tecnológico, o mesmo estudo reúne 10 tendências que o sector hoteleiro deve ter em conta para o ano de 2015. Vamos saber quais.
Para começar, a importância de um apoio ao cliente qualificado deverá fazer parte desta lista todos os anos, no entanto, com algumas mudanças para este ano. Este serviço deverá permitir aos hóspedes que estes sejam auto-suficientes. Isto é, um hóspede pode querer encontrar informações apenas utilizando um dispositivo móvel. Desta forma, um hotel deve estar preparado para proporcionar uma aplicação ou um website compatível com estes dispositivos, contendo a informação que o cliente necessita. O aumento dos viajantes digitais requer assim que a indústria hoteleira seja capaz de equilibrar a expectativa de personalização enquanto realça a necessidade de manter-se independente. Um serviço ‘wow’ é, assim, a única forma de garantir a repetição da estadia de um hóspede. Com a criação de uma boa impressão neste tipo de consumidor, uma experiência única que supera todas as expectativas, somos capazes de captar o cliente quer seja com ou sem tecnologia.
A expectativa de receber mais visitantes internacionais tem sido um dos objectivos mais falados na hotelaria há vários anos, mas esses viajantes estão cá agora, pelo que é necessário saber recebê-los. A China prepara-se para enviar dezenas de milhões de turistas de lazer no mercado internacional durante o ano, turistas esses que gastam em média mais de 838 euros por dia quando viajam para o exterior, excluindo a acomodação. De notar que mais de 618 milhões de chineses usam a Internet e dos quais mais de 80% fazem-no através do seu dispositivo móvel. Estes turistas já foram, em tempos, conhecidos por viajar em grupos, mas parte deles fazem actualmente o seu percurso sozinho e é necessário acompanhar essas tendências.