“Portugal precisava rapidamente de actualizar a sua imagem em Espanha”
“Precisamos de mostrar aos espanhóis como se vive e que experiências podem ter em Portugal”, salientou Adolfo Mesquita Nunes, na Fitur.
Carina Monteiro
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“Portugal precisava de actualizar rapidamente a imagem que os espanhóis tinham do país”. Foi desta forma que Adolfo Mesquita Nunes explicou a estratégia de promoção no mercado espanhol. Nesta edição da FITUR, que decorre até domingo, o stand de Portugal apresenta-se com a aposta em temas como a arte urbana, o cosmopolitismo ou os festivais de Verão. “Precisamos de mostrar aos espanhóis como se vive e que experiências podem ter em Portugal, este stand pretende transmitir essa actualização”. “A nossa preocupação nos últimos dois anos foi mostrar um país que associa as tradições ao vanguardismo. penso que essa estratégia é visível no crescimento de 15% de turistas espanhóis em Portugal”, continuou.
Sobre a origem deste crescimento de 15% do mercado espanhol, o responsável referiu que se deve, em primeiro lugar, ao facto de termos “um destino turístico bom”, mas também à estratégia de promoção. “Penso que faltava alinhar a nossa promoção com aquilo que os privados já estavam a fazer. A nossa estratégia em Espanha foi levar jornalistas experienciarem o destino Portugal”.
Questionado sobre os resultados do turismo, Adolfo Mesquita Nunes falou novamente na estratégia de promoção: “A promoção é uma matéria técnica, não conheço nenhuma grande marca que tenha à frente do seu departamento de promoção um político. Como matéria técnica precisa de ter um retorno medido. A aposta que fizemos no marketing digital e em trazer jornalistas, ou seja, deixar de falar de Portugal como um destino turístico, mas como um destino de experiências turísticas, tem dado resultados. Esta é uma estratégia do Turismo de Portugal, mas que é complementar com as estratégias das regiões e das autarquias.” Do ponto de vista da marca Portugal, o Secretário de Estado considera que ” temos hoje uma marca mais sólida, menos dispersa por vários conceitos e regiões e estamos a fazer uma promoção com mais retorno.” Esse balanço faremos no final do mandato, embora o balanço entre médio seja positivo”.
*A jornalista encontra-se em Madrid a convite da Fitur.