Criação de “redes” é fundamental para unidades de TER
A criação de redes e associações que englobem as unidades de Turismo em Espaço Rural foi a ideia-chave discutida durante o Congresso Internacional de Turismo Rural.
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A criação de redes e associações que englobem as unidades de Turismo em Espaço Rural foi a ideia-chave discutida esta quinta-feira no Congresso Internacional de Turismo Rural, que decorre até dia 31 de Outubro em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo.
A necessidade de criação de redes que permitam uma oferta organizada e uniforme foi destacada em diversos painéis, nomeadamente por Paulo Fernandes, presidente das Aldeias do Xisto.
Para o responsável, que falava no primeiro painel sobre o tema ‘Estruturação do Produto e Políticas de Desenvolvimento’, uma “estruturação de redes é fundamental para o desenvolvimento do Turismo Rural.”
Também no terceiro painel este tema foi abordado por Otto-Mark Schaap, co-fundador da Girassol Vakanties, que afirmou que, em Portugal, o problema passa por “existirem várias associações locais, pelo que necessitam de uma associação que englobe todas.”
Da mesma opinião é Francisco Calheiros, presidente da Turihab, que explicou ainda durante este painel que a “preocupação inicial da associação foi de organizar o produto e criar uma marca associada ao Turismo Rural.”
“O segredo foi construir uma rede, porque cada casa tem as suas características, mas existe uma uniformidade entre todas”, acrescentou.
Já Oliver Zahn, responsável pela Olimar Reisen, destacou que “para nós é muito difícil contactar todas as casas pequenas” no Turismo em Espaço Rural, sendo portanto importante criar uma associação que englobe toda a oferta das unidades.
Quanto à forma como se devem promover estas redes, Christophe Maridet, director de comunicação da Gites de France, fala desta associação: “Este é um desafio para nós porque não somos um negócio, somos uma associação e por isso não temos as mesmas ferramentas.”
Para o orador do terceiro painel, com o mote ‘Distribuição e Comercialização: Novas Necessidades, Novas Respostas’, a chave da promoção é a marca, “aquilo que oferecemos, nomeadamente a experiência e a autenticidade do produto”, sendo este o seu principal factor de diferenciação.