26º Congresso da AHP visa desenvolver competitividade da hotelaria nacional
A iniciativa, que se vai realizar em Braga, tem na agenda a discussão sobre as novas tendências do mercado hoteleiro nacional e internacional.
Raquel Relvas Neto
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“Re.evolução – a força de recomeçar” é o tema da 26ª edição do Congresso da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), que vai acontecer de 19 a 21 de Outubro, em Braga.
Mercado interno, tendências do turismo e regeneração vão marcar a agenda de discussão do congresso, segundo Luís Veiga, presidente da AHP, em conferência de imprensa. “Revitalizar o mercado interno” é o tema do primeiro painel, que conta com a participação do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, do vice-presidente da AHP e administrador dos Porto Bay Hotels, de António Nieto, conselheiro de Turismo da Embaixada de Espanha em Portugal, e de Pedro Anttón Alonso, director do El Corte Inglés. O painel “Reanimar a economia das empresas. Mecanismos disponíveis”, visa dar a conhecer os mecanismos existentes no mercado para o sector, um tema que será novamente retomado no último dia do congresso com a realização de um workshop sobre o novo quadro de apoios comunitários para o próximo ano. Posteriormente a este painel, o ministro da Economia, António Pires de Lima, fará a sua intervenção.
Cristina Siza Vieira, presidente da Direcção Executiva da AHP, na sua intervenção, considera que “o congresso permite reflectir sobre o caminho a seguir na hotelaria nacional para ser mais competitiva, desde o financiamento ao marketing digital”.
São exactamente as tendências do sector do turismo que marcam a segunda parte do congresso, que debaterá a “Regeneração dos Destinos, cidades e bairros”, que conta com a contribuição da experiência pública do vereador da CM de Lisboa, Manuel Salgado; com Anthony Lanier, fundador da Eastbanc, empresa que reabilitou algumas zonas do Príncipe Real, em Lisboa, como a Embaixada; e Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, que a organização do congresso considera um “visionário”.
As redes sociais e os respectivos desafios voltam a marcar o congresso da hotelaria nacional, um tema que contará com a presença do CEO da Scup, uma empresa que monitoriza o que é dito nas redes sociais, com uma responsável do TripAdvisor e com a blogger autora do “Salto f Portugal”. Segue-se o painel sobre tendências e novos caminhos, que terá uma especialista do portal trendwatching.com, Luciana Stein; Luiz Gama Mor, administrador da TAP; e Paulo Lobo, designer de interiores.
Repensar a restauração e a importância desta nas unidades hoteleiras abre o debate no segundo dia e contará com a participação do Chef Henrique Sá Pessoa; Vasco Mourão, proprietário dos restaurantes ‘Cafeína’ e ‘Terra’; e Beau McClellan, ‘light designer’.
A concluir o dia de trabalhos estará o painel “Re.evolução – a força de recomeçar”, que terá a participação de Coré Martin, senior director da Starwood; David Bergling, do Ett Hem Estocolmo; e Pedro Luz, proprietários dos Browns Apartments.
O programa detalhado do congresso pode ser consultado aqui.