TAP garante normalidade na operação
Em causa estão os atrasos de dois voos durante esta semana.
Publituris
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Depois de se registarem, durante esta semana, dois atrasos em voos da TAP dois dias seguidos, a companhia afirma que estes problemas acontecem em todas as companhias no mundo e são normais.
André Soares, responsável pelo gabinete de comunicação da transportadora aérea nacional, explicou ao Publituris que “isto não significa que a TAP tem pouca segurança, pelo contrário, significa que tem muita segurança e não relaxa nem diminui qualquer um dos procedimentos que garantam a segurança do voo”.
Para o responsável, “existe sim uma forte pressão mediática” sobre a transportadora, “o que não acontece em qualquer outra companhia que voe em Portugal”.
No que ao voo Porto-Milão diz respeito, após 15 minutos, o avião voltou ao Aeroporto de Sá Carneiro uma vez que “acendeu o aviso de anomalia técnica”, diz. Como tal, foram tomadas medidas e os clientes foram alojados nas unidades das duas cidades.
Quanto aos passageiros que vinham de Milão para o Norte do País, uma vez que “o avião não chegou a Milão, também não pode trazer os passageiros de lá”, afirma André Soares, garantindo que o problema já está resolvido e que os passageiros já se encontram a voar.
“Na TAP não há concessões, portanto se não estão garantidos a 100% os padrões de segurança, o avião não levanta voo”, afirma o responsável.
O mesmo sucedeu no voo Porto-Bruxelas, desta terça-feira. “O avião começou a sair de calços, dirigiu-se para a pista para iniciar a descolagem, mas, antes de chegar à pista, acendeu um aviso luminoso e o comandante decidiu e bem, uma vez que é isso que está nos procedimentos, voltar a calços para ser verificado o problema”, acrescenta André Soares.
Depois da verificação, constatou-se que “o voo tinha todas as condições para voar em segurança” e retomou a viagem, mas com uma hora de atraso.
Para o responsável, “estes atrasos são sempre de lamentar junto dos clientes, mas fora isso não se passou nada”.
André Soares reforça que “algumas companhias não o fazem, mas isso é que devia preocupar os clientes. Isto não significa que a TAP tem pouca segurança, pelo contrário, significa que tem muita segurança”.
TAP cancela menos voos em Agosto de 2014
Para reforçar que a companhia não atravessa nenhum problema, o responsável pelo gabinete de comunicação da TAP explica que “em termos de anomalias técnicas, a TAP não se desvia dos indicadores da indústria como um todo e de cada uma das companhias. Estes episódios acontecem às centenas todos os dias, em todas as companhias, em todo o mundo. Não há aqui nada de excepcional nem anormal, excepto a pressão mediática”.
André Soares conclui dizendo que em Agosto de 2014, “quando tudo isto aconteceu, a TAP cancelou 67 em 10541 voos no total. E isto significa que cancelou menos voos em Agosto deste ano com muito mais operação (novas rotas e mais aviões) que no mesmo mês do ano passado e em 2012. E nestes anos a TAP não foi notícia”.
Igualmente, em termos de ‘flight returns’, “como aconteceu no voo de Porto-Milão que levantou voo e depois de alguns minutos voltou”, os valores mantêm-se: este ano a transportadora registou seis voos de retorno, contras os quatro registados em 2012 e os cinco em 2013.