Novos hotéis
Há espaço para mais oferta hoteleira em Portugal? É esta a pergunta que fazemos no dossier sobre novos projectos e remodelações na Hotelaria, publicado nesta edição? O tema não é novo, mas é recorrente.
Carina Monteiro
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
Aeroporto de Congonhas lança programa de incentivo a voos sustentáveis
Icárion lança programação de cruzeiros fluviais para o verão e feriados de dezembro
Há espaço para mais oferta hoteleira em Portugal? É esta a pergunta que fazemos no dossier sobre novos projectos e remodelações na Hotelaria, publicado nesta edição? O tema não é novo, mas é recorrente.
Muito já se disse sobre a necessidade de ajustar a oferta à procura, de ser necessário ir ao encontro do que procuram os turistas, mas isso só se alcança com um conhecimento exaustivo dos mercados, o que infelizmente não existe. A discussão à volta do tema não tem tanto a ver com a construção de novos hotéis, dado que é consensual que podem existir mais unidades hoteleiras, desde que essa oferta seja diferenciada e acompanhada de mais turistas, e não de um desenfreado aumento de unidades hoteleiras, só porque é um sector que está na moda.
O tema vai continuar a estar na linha de frente, enquanto se pensar que a rentabilidade dos hotéis está directamente ligada a esta relação do aumento da oferta. Certamente que mais oferta sem aumento de procura leva a mais pressão sobre o preço. Mas não poderá servir de única desculpa para não haver uma política de gestão do preço.