Edição digital
Assine já
PUB
Agenda

Descritivo dos nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards’14

Conheça cada um dos nomeados (Em actualização)

Publituris
Agenda

Descritivo dos nomeados dos Publituris Portugal Travel Awards’14

Conheça cada um dos nomeados (Em actualização)

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Destinos
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Eventos Publituris
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Destinos
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Edição Digital
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Aviação
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
Turismo
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Destinos
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Transportes
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
Aviação
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
Aviação

Melhor Companhia de Aviação

Air France

“A Air France presente em Portugal há 68 anos, celebra este ano a nível mundial 80 anos de história apresentando-se como uma companhia aérea inovadora e vanguardista sempre ao serviço dos seus passageiros. A Companhia, que fez da satisfação dos seus clientes a prioridade do seu plano de transformação, lançou um ambicioso programa de renovação da sua oferta de longo curso, um investimento de mais de 500 milhões de euros. Da cabine Economy à La Première, todas as cabines foram renovadas. Para além de continuar a abrir novas rotas, como: Jakarta, Tóquio-Haneda, Stavanger e Brasília.”

Emirates

“A Emirates iniciou a sua operação em Portugal a 09 de Julho de 2012 e transportou já cerca de 370 mil passageiros. Presentemente, emprega aproximadamente 21 pilotos e 364 tripulantes de cabine portugueses. A Emirates voa actualmente para 143 destinos em 81 países e opera a maior frota de A380 e de Boeing 777, com 50 e 139 aviões em serviço respectivamente. A Emirates tem sido distinguida com vários prémios tendo sido o mais notável o de ‘Melhor Companhia Aérea do Mundo’ atribuído pela Skytrax.”

Lufthansa

“2013, ano muito positivo: recuperação da liderança de mercado para a Ásia, números recordes de passageiros e de SLF – as rotas portuguesas com SLF mais altas de toda a Europa – e aumento da sua quota de mercado. 2014 está a seguir a tendência do ano passado. A Lufthansa opera neste verão 70 voos semanais a partir de Portugal. A nível global, a Lufthansa continua a investir: lançamento da Premium Economy Class e, na Europa, um novo sistema de entretenimento a bordo, sem fios, o IFE. Muitas novidades a nível de frequências, entre elas, o lançamento de um voo adicional semanal entre Luanda e Frankfurt, que muito irá beneficiar os passageiros portugueses.”

SATA

“Com uma estrutura organizativa moderna e funcional, adaptada aos desafios de um sector extremamente exigente e competitivo, a SATA empenha-se há 67 anos em unir o que o mar separa. O acordo comercial assinado com a Porter Airlines, companhia aérea canadiana, reforçou a presença da SATA no mercado da América do Norte. A procura de novas rotas, que efetivamente sejam uma mais-valia para a SATA e seus passageiros, assume-se, também, como objetivo primordial na estratégia da empresa. Prova disso é a introdução de Madrid como rota regular. É com enorme orgulho e satisfação que o BIA, símbolo da marca SATA, foi galardoado com o prémio A’ Design Award, o maior e mais prestigiado prémio internacional de design.”

TAP

“O último ano tem sido de grande crescimento para a TAP. A companhia inaugurou 11 novas rotas. Manaus e Belém aumentam para 12 o número de cidades servidas no Brasil, fortalecendo a posição de companhia aérea líder mundial na operação para aquele país. A presença da TAP na América Latina foi ainda reforçada com a abertura de rota para a Colômbia e Panamá. Na Europa, a companhia expandiu a sua rede, com mais sete novos destinos (Talin, Belgrado, Nantes, Oviedo, S. Petersburgo, Gotemburgo e Hanôver), totalizando agora 56 cidades europeias servidas. A companhia recebeu dois World Travel Awards para Companhia Aérea Europeia Líder para África e Companhia Aérea Europeia Líder para a América do Sul”.

 

Melhor Companhia Low-Cost

Aer Lingus

“A Aer Lingus é a companhia nacional da Irlanda e foi fundada em 1936, Com uma frota de 50 aviões, transporta cerca de 11 milhões de passageiros anualmente. Em 2014, a Aer Lingus lançou diversas rotas novas, como São Francisco e Toronto; voos regulares desde o Aeroporto de Shannon para Nova York e Boston; e sazonais para Pula (Croácia) e Hanover. Actualmente, Aer Lingus voa diariamente entre Dublin e Lisboa e duas vezes por dia para Faro. Para este aeroporto algarvio, a companhia tem ainda uma operação diária desde Cork; três voos por dia a partir de Shannon e uma frequência diária com saída de Belfast, totalizando os 76 voos semanais entre a Irlanda e Portugal durante o Verão.”

easyJet

“Em 2013 a easyJet assinalou o 15º aniversário em Portugal e um ano de Base Operacional no Aeroporto de Lisboa. O sucesso marcou o ano de 2013 em Portugal. A easyJet passou de 2 para 4 aviões em permanência e duplicou o número de colaboradores alocados à base de Lisboa. Em 2013, e a pensar no segmento corporate, a easyJet lançou novas tarifas e canais de comunicação. Foram também inauguradas novas rotas, nomeadamente Luxemburgo e Nice.”

Jet2.com

“Famosa pelos seus lugares reservados e pelos 22 kg de bagagem permitida, a companhia aérea britânica Jet2.com opera voos de baixo custo de e para o Algarve e Madeira. Neste Verão, a companhia aérea aumentou em 20,2% a sua capacidade em Portugal, disponibilizando quase meio milhão de lugares entre Portugal e oito aeroportos no Reino Unido. A sua capacidade no Funchal aumentou 68 %, crescendo simultaneamente 15,6% em Faro. Com o lançamento de três novas rotas, a Jet2.com reforçou a sua aposta na Madeira como destino de eleição, planeando continuar a crescer no próximo Verão. A Jet2.com e a sua companhia associada, a Jet2holidays, actualmente o terceiro maior operador turístico do Reino Unido, continuam a estimular a procura de Portugal e a promover o interesse por este destino nos seus mercados do norte do Reino Unido.”

Monarch

Informação ainda não disponibilizada

Ryanair 

“A Ryanair, low cost favorita da Europa, opera mais de 1.600 voos diários desde 69 bases por toda a Europa, ligando 186 destinos em 30 países, incluindo Portugal. 2014 foi um ano-marco para a Ryanair em Portugal, com 18 novas rotas, incluindo os voos adicionais a partir da nossa nova base, situada em Lisboa. A Ryanair opera um total de 79 rotas portuguesas, transportando 5.9 milhões de passageiros e criando 5.900 postos de trabalho (segundo estatísticas da ACI) nos aeroportos portugueses este ano, assim como um crescimento contínuo para o turismo português. Os nossos clientes podem aproveitar as melhorias feitas a nível digital e de experiência de voo, incluindo os lugares marcados, uma segunda bagagem gratuita, uma nova aplicação mobile e um site mais fácil de navegar e reservar e uma plataforma e serviço dedicados a clientes familiares. Em Setembro, a Ryanair vai receber o primeiro dos 180 Boeing novos que permitirão à companhia crescer para o transporte de 120 milhões de cientes nos próximos cinco anos e crescer ainda mais em Portugal.”

Transavia.com

“A grande aposta da transavia.com passa por crescer e consolidar as suas propostas no segmento de turismo de lazer na Europa e no Mediterrâneo. Voamos de França e Holanda para mais de 160 destinos. Em 2013, crescemos quase 40% globalmente e, em Portugal, terceiro e histórico mercado, excedemos um milhão de passageiros transportados. Já em 2014, expandimos a nossa operação portuguesa para 83 frequências e 17 rotas (3 novas: Porto-Lyon, Funchal-Lyon e Faro-Paris). E esperamos chegar mais longe em 2015, ano do nosso 50.º aniversário. Esta nomeação é o resultado de uma maravilhosa equipa, uma série de parceiros locais, operadores turísticos e agências de viagem e, acima de tudo, da confiança e do interesse crescente dos viajantes com as nossas propostas.”

Vueling

Informação ainda não disponibilizada

 

Melhor Rent-a-Car

Avis

“O ano de 2013 e o actual ano de 2014 estão a ser, sem dúvida, muito positivos para o Avis Budget Group, com, por exemplo, a integração da marca Budget no Grupo no passado mês de Março, que permite unir a experiência e força da Avis às características vantajosas da Budget. Destacamos ainda a conquista de alguns clientes importantes como a Cadeia Vila Galé, Altis ou o Hotel Vale do Lobo e a extensão do serviço Tour Guide ao Porto, complementando as rotas de Sintra e Lisboa. Melhorias contínuas que vão contribuir para continuarmos a merecer a preferência dos clientes e a oferecer um serviço cada vez mais premium, diferenciador e inovador. Porque os mais novos são os condutores de amanhã, realizamos periodicamente ações de responsabilidade social junto das crianças, sobre prevenção rodoviária, em parceria com a PSP.”

Europcar

“Em 2013 e 2014 a Europcar consolidou a sua liderança no mercado nacional e presença global. Para este resultado têm contribuído as parcerias sólidas e duradouras que a empresa tem vindo a firmar e a renovar, assim como a vasta oferta de produtos e serviços oferecidos aos clientes. De salientar as campanhas promocionais de valor acrescentado, pensadas para satisfazer as mais diversas necessidades, assim como a frota continuamente renovada e reforçada, que só uma empresa líder consegue disponibilizar.”

Guerin

Informação ainda não disponibilizada

Hertz

“A HERTZ opera no negócio de rent-a-car em cerca de 11.555 concessionários em 145 países. Em Portugal, desde 1998 está integrada no Grupo Hipogest onde actua como Master Franchise para Portugal, Cabo Verde e Angola. Hertz Gold Plus Rewards, NeverLost®, Carfirmations, Mobile Wi-Fi e a oferta de veículos únicos através das Collections Adrenaline, Dream, Family, Fun, Green e Prestige diferenciam a Hertz dos seus concorrentes. Foi nomeada como Travellers’ Choice 2014 pela comunidade TripAdvisor em 4 países – Espanha, Itália, Reino Unido e Canadá.”

Ilha Verde

Informação ainda não disponibilizada

 

Melhor DMC

Abreu DMC

“A Abreu DMC, é uma das unidades de negócio do grupo Abreu, integralmente focada no mercado Internacional de M&I. Elegeu como sua missão: “A criação e desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, a excelência dos serviços que entrega e operacionaliza, adicionando valor aos projetos dos seus clientes, assim como aos destinos onde diretamente opera”. Com grande dinamismo e atividade comercial, tem tido uma postura de consolidação dos mercados tradicionais, no segmento MI, não descurando as oportunidades de prospeção e angariação de novos negócios e mercados.”

AIM

“Pela forma de prestar os seus serviços, a criatividade dos seus programas, o atendimento aos clientes, – hoje em dia a maioria deles parceiros de longa data – a AIM Portugal contribuiu para a imagem internacional de Lisboa e Portugal. Tem sido uma incansável promotora do destino na Índia e nos UAE, mas também na América Latina com acções realizadas em grande parte por iniciativas próprias e sem apoios governamentais. Tem conseguido recolher os primeiros frutos deste trabalho assíduo com uma conferência bancária organizada com uma das agências líder da região UAE e colaborou numa produção de um spot publicitário que ilustra a beleza do nosso país a ser divulgado no mercado indiano que tem um enorme potencial. Nos mercados europeus a AIM tem uma clientela consolidada que através das nossas soluções criativas tem cada vez mais apetência por Portugal. Na final da Champions league em Maio deste ano foi escolhida entre 9 DMC’s nacionais concorrentes para assistir um dos mais importantes patrocinadores do evento na organização do Guest Management.”

EC Travel

“Nenhuma DMC nacional cresceu tanto em tão pouco tempo. A facturação em 2013 comparativamente ao ano anterior cresceu mais de 60% para os 13,4 milhões, os proveitos cresceram para o triplo, na casa dos 900000. Os valores falam por si. A Ec Travel não tem investidores estrangeiros nem silent partners de qualquer espécie. Somos 100% EC. Os nossos eventos arrastam centenas de pessoas e conseguimos em apenas 3 anos transformar a Gala EC Travel Awards numa referência regional , com “alcance”nacional. Somos criativos, irreverentes e apaixonados. Nós não falamos em sermos melhores ou piores, mas somos garantidamente diferentes.”

events by tlc

“A events by tlc iniciou o ano de 2013 com eventos desafiantes tais como a Rotary International Convention, Symantec WWD incentive, Ipiranga Clube do milhão, Roche, entre outros, nos quais a nossa capacidade de surpreender e superar expectativas foi alcançada. 2014 está a revelar-se um ano igualmente marcante para a empresa com a sua entrada no mercado espanhol (events by tlc in Spain) resultado de uma visão estratégica de expansão. A Conferência anual do Worldbank e os vários eventos associados à Final da Liga dos Campeões (três patrocinadores e uma das equipas finalistas) coroaram de êxito e reconhecimento o nosso primeiro semestre.”

Portimar

“A Portimar, DMC com 28 anos de experiência no Mercado, no ano transacto teve um crescimento de dois dígitos na sua actividade, consequência directa da manutenção e aumento de produção de todos os seus principais clientes dos segmentos de FIT’S e Grupos & Incentivos (destacando-se naturalmente a boa performance da Olimar), da angariação de novos e importantes clientes oriundos dos Mercados Germânico, Espanhol, Benelux e Canadiano, e da implementação e forte crescimento da sua nova plataforma de reservas online: no Mercado Interno através do seu Operador Turitravel (no 2o ano de actividade e com acordos celebrados com cerca de 1.000 Agências de Viagens em todo o País) e no Mercado externo através de acordos celebrados com diversos Operadores e players que operam nesse segmento.”

Team Quatro

Informação ainda não disponibilizada

Top Atlântico DMC

“Durante o passado ano, a TA DMC reforçou o seu posicionamento como um dos DMC de referência no mercado Nacional. Mantendo a aposta no segmento de congressos e grandes eventos, área onde o trabalho é feito, por norma, com grande antecipação, o que permite encarar os próximos anos com redobrado optimismo, a TA DMC, em sintonia com a estratégia nacional de conquista de novos mercados, reforçou a sua área comercial e aumentou exponencialmente o seu investimento na área de promoção, desenvolvendo e integrando missões e visitas a mercados emergentes, de médio e longo prazo. Por outro lado, a fidelização dos seus mercados e clientes tradicionais não foi descurada, permitindo manter uma taxa de fidelização importante.”

 

Melhor Rede de Agências de Viagens

Bestravel

“Num inquérito realizado, o resultado de 1185 respostas válidas, considera a Bestravel como a melhor agência de viagens em termos de profissionalismo no atendimento e qualidade de produto, os dois parâmetros mais valorizados pelos inquiridos na escolha de uma agência de viagens. Os inquiridos destacaram também a boa localização das lojas Bestravel. Estas respostas foram dadas em comparação com sete das marcas de agências de viagens mais reconhecidas no mercado português. Quando questionados sobre o seu grau de satisfação em relação a várias características da Bestravel, 82,5% respondeu que está satisfeito ou muito satisfeito com a qualidade do produto da agência e 66,9% está satisfeito ou muito satisfeito com o produto. 81,2% dos inquiridos está satisfeito ou muito satisfeito com o profissionalismo do atendimento. 63,2% mostrou-se satisfeito ou muito satisfeito com o site Bestravel www.bestravel.pt. 70% dos inquiridos recomendaria sem dúvida a Bestravel a outras pessoas.”

Geostar

Informação ainda não disponibilizada

Halcon Viagens

“ A Halcon Viagens está presente em Portugal desde 1999. As 65 agências Halcon, espalhadas por todo o País, fazem desta rede a segunda maior no panorama nacional. Desde sempre a Halcon Viagens pautou a sua actuação por propostas comercialmente agressivas e inovadoras. As suas operações para a Madeira e Porto Santo, os seus produtos exclusivos combinando avião e cruzeiro, bem como os seus charters ,para destinos como Riga, Malta , Islândia ou mesmo Bilbau garantem-lhe uma apreciável notoriedade junto do consumidor final. A sua aposta na formação foi destacada no 1º Amadeus Brighter Awards e reconhecida pelos seus clientes e parceiros de negócio.”

Top Atlântico

“O ano foi marcado por um importante processo de modernização e adaptação, tornando a empresa ainda mais ágil, sólida e preparada para os novos desafios que se apresentam ao sector e aos novos viajantes. Um contínuo e bem estruturado processo de formação interno permite à TopAtlântico dispor de um conjunto alargado de profissionais treinado e preparado para aconselhar e organizar qualquer viagem. Uma rede com implementação nacional, com mais de 45 agências perfeitamente articuladas entre si, contribuíram para um ano de crescimento e aumento de quota de mercado quer na área de lazer quer na área corporate. Apoiada em serviços centrais que garantem grande competitividade na contratação e com uma comunicação direcionada e eficaz, a TopAtlântico cimentou a sua posição no top das agências nacionais.”

Viagens Abreu

“Os anos de 2013 e 2014 ficam assinalados pela consolidação do universo de Lojas Abreu – são agora 145 e todas próprias –, constituindo a maior rede a nível nacional. A relação cada vez mais próxima com os portugueses é visível seja litoral ou no interior, nos Açores ou na Madeira. Ao mesmo tempo, sublinham-se dois tópicos relevantes do ponto de vista do reconhecimento público: a Agência Abreu foi distinguida como Escolha do Consumidor, estatuto que se junta à eleição, pelo 14.º ano consecutivo, de Marca de Confiança dos portugueses.”

 

Melhor Agrupamento de Agências de Viagens Independentes

Airmet

“Criado em 2006, o Grupo Airmet, foi o último grupo de gestão a aparecer em Portugal sendo que hoje é o 2º maior e consequentemente aquele que mais cresceu. Hoje é uma referência no sector contando com mais de 250 agências em Portugal e o maior grupo da Península Ibérica. A dinâmica, inovação e cultura de gestão, são as chaves de sucesso da Airmet. Pioneiro em serviços de tecnologia, formação e ferramentas de trabalho para agências de viagens. Foi o 1º grupo de gestão a lançar uma marca própria e a ingressar no mercado brasileiro com mais de 100 agências. Varias vezes premiado pelos mais prestigiados parceiros do sector, no entanto, a nossa maior conquista é a confiança dos nossos associados e parceiros.”

GEA

“O Grupo Gea tem implementado a marca Comercial Mundigea, comum para as agências do Grupo, como marca chapéu. No mês de Junho de 2014, foi lançada a primeira campanha Mundigea Verão 2014 em estações de rádio e portais online. A marca Mundigea além de permitir publicitar produto para venda nas agências do grupo, garante uma optimização das condições de distribuição com os parceiros selecionados (fornecedores Mundigea). O Grupo Gea, criado em 2003, fez 10 anos há uns meses, é o maior Grupo de agências do país integrando 275 empresas e um total de 388 pontos de venda, em Portugal Continental e Ilhas, pelo que garante uma distribuição capilar aos fornecedores parceiros. O grupo tem obtido nos últimos anos o 2º prémio no TravelportTravel awards, depois da fusão de dois grupos, sendo que anteriormente à fusão destes, obtinha o 1º prémio.”

Go4Travel

“ELOCT – Agencia de Viagens e Turismo, S.A., operando sob a marca GO4TRAVEL , é uma sociedade anónima composta por 35 accionistas, todos Agências de Viagens IATA, que cobrem geograficamente o Continente bem como a Madeira e Açores, 73 postos de venda e 62 números IATA. A GO4TRAVEL nasceu em 2007, fruto da fusão de duas Organizações à data operando no mercado desde 2003: a ELOVIA/ELOAIR e a HCT.

É claramente a número 1 em volume de negócios, em termos de Grupos de Gestão, tendo vindo a alcançar sucessivamente o 3º lugar de todo o mercado relativamente a emissões BSP, e o 1º lugar em termos de GDS. O seu core-business assenta fundamentalmente no sector Corporate, sendo que tem vindo a registar crescimentos apreciáveis no Lazer, bem como no Incoming. É proprietária da sua própria plataforma de reservas de alojamento – Tribook – disponibilizada a todos os seus accionistas, integrando os inventários de vários providers nacionais e internacionais. O reconhecido sucesso da Sociedade assenta na superior qualidade, conhecimento e experiência dos seus Accionistas, todos amplamente conhecidos no mercado onde operam há largos anos, que privilegiam a satisfação dos seus clientes, bem como as relações com os seus inúmeros fornecedores/parceiros.”

RAVT

“A RAVT, no seu 9º ano de actividade, conta com 65 pontos de venda. Diferencia-se no mercado pelo elevado Know How, credibilidade, com aposta forte no Apoio/Assessoria personalizada às aliadas, bem como na Formação e produção de saber científico e técnico. A forte cooperação, qualidade e excelência nos serviços às AV e aos seus clientes conferiram-lhe, em 2007, o Mérito Rede Colaborativa de Elevado Desempenho pela Universidade do Porto, CCRN e UE. Em 2013 obtém a distinção da Travelport como Top Business Partner. A RAVT tem nas suas operações a maioria das actividades de AV como Outgoing, Incoming, IATA, Non-IATA, DMC, Cruzeiristas, autocarristas, Animação Turística, consolidação, online, Especialização em nichos de mercado como Golf, mergulho, Turismo Espiritual. O sucesso e estabilidade da rede permite continuar a laborar com muita satisfação, espírito de equipa global, confiança e realização mútua permitindo augurar o crescimento e desenvolvimento não tanto em quantidade mas em qualidade e serviços.”

 

Melhor Operador Turístico

Exoticoonline

“Reconhecido especialista no Brasil desde a abertura, e em Miami desde 2011, a Exoticoonline acrescentou em 2013 São Tomé e Porto Santo ao seu portfolio de destinos e, este ano, Panamá e Colômbia. Exclusivamente dedicado ao serviço dos agentes de viagens, é um dos raros operadores que comercializa os seus produtos sem suplementos, logo assegurando melhores comissões. Ao longo dos seus seis anos de existência orgulha-se de não ter uma única reclamação incidente nos seus serviços.”

Image Tours

“Muito trabalho e a satisfação de ver confirmado que a Image Tours é cada vez mais o operador turístico escolhido pelo mercado para destinos localizados no médio e extremo oriente, pela vasta oferta e conhecimento que oferece nos destinos comercializados. Destacamos o lançamento de 3 novos destinos em 2013, a China, o Japão e as Maldivas, que vieram complementar a oferta, baseada em viagens de história e cultura. Apesar da situação económica actual e da instabilidade no médio oriente e norte de África, vemos o futuro com muito optimismo, pelos resultados do passado, mas também pela procura actual. Novos destinos, mais promoção, lançamento do portfólio Image Tours, etc… assim serão os próximos tempos, sempre com muita garra e motivação!”

Lusanova

“2013 e os primeiros sete meses de 2014 foram a continuação do trabalho desenvolvido nos últimos anos nos principais mercados onde estamos presentes, tendo-se fechado o ano anterior com um aumento interessante de vendas face a 2012 e o 1º semestre com resultado positivo. A procura pelos nossos produtos, com uma inovação constante na diversidade de destinos e na qualidade dos serviços no mercado nacional, tem vindo aumentar, tendo contribuído para os resultados alcançados as parcerias com as principais redes de distribuição e o apoio dos agentes de viagens, bem com o diversidade e a qualidade da nossa programação. No mercado brasileiro, onde operamos há 17 anos e somos um dos operadores de referência para os agentes de viagens e com parcerias com as operadoras de maior prestigio, permite-nos garantir uma operação anual de 100 circuitos europeus com saídas garantidas e uma movimentação de cerca de 25.000 passageiros/ano para a Europa, prevendo-se novos investimentos no próximo ano com abertura de escritórios em outras cidades brasileiras. Além do aumento da presença no Brasil, vão continuar os investimentos nos mercados asiático e africano, dando seguimento a um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos e começa agora a dar os primeiros resultados.”

Nortravel

“No Mercado brasileiro: consolidação; marca de referência para a Europa; parceria com as principais “operadoras brasileiras”, mais de 50; marketing direccionado, artigos inéditos nos jornais da especialidade e presença nas 3 principais feiras de turismo. No Mercado espanhol: entrada musculada com catálogo “Portugal, Madera y Azores”; stand próprio na FITUR 2014; fortes campanhas de marketing junto das redes e meios electrónicos; Plataforma Nortravel integrada nos principais parceiros: El Corte Inglés, Barceló, Halcón, Nautalia, GEA , Airmet, etc.. Em Portugal: Inovação no produto; manutenção de qualidade; Nova imagem nas campanhas de marketing, casal Diana Pereira e Tiago Monteiro; campanhas na RTP, SIC, TVI, RC, RFM, TSF, encartes no Expresso e na Visão, redes MB, Publituris, etc.. Galardoados com várias distinções, pela TAP, Publituris, Travelport, MSC e cinco anos consecutivos de PME Lider/Excelência. O Top 5 de clientes em Portugal: Geostar, Esviagens, Abreu, Airmet e GEA.”

Solférias

“A Solférias apresentou uma oferta cada mais concorrencial e consolidada dos seus principais destinos, tendo registado um crescimento em termos de número de passageiros e de facturação. O número de operações do Operador aumentou com resultados positivos, com destaque para Cabo Verde, Disneyland®Paris, Brasil, Cuba, Algarve e Porto Santo. A programação foi melhorada com a introdução de brochuras emocionais em alguns dos destinos com maior variação de preços e de opções de programação à medida. Entre os novos desafios que abraçou, destaca-se a programação para a Colômbia, Panamá e Isla Mágica®. O operador reuniu na Ilha da Gran Canária cerca de 150 agentes de viagens e apresentou a sua programação e a equipa, cada vez mais forte no apoio aos agentes de viagens. Em 2014, fomos agraciados com o prémio Travelport para o melhor Operador Turístico.”

Soltrópico

“A Soltrópico, SA é um operador turístico com 20 anos de actividade que, desde início, se afirmou como uma alternativa inovadora e sustentada na elaboração de pacotes turísticos em Portugal. Em 2014 a Soltrópico reforçou a sua posição nos seus destinos-chave, consolidando as operações em Cabo Verde, Brasil, São Tomé, Marrocos, Açores, Madeira e Tunísia, o novo destino lançado em 2014. Trabalhando a proximidade junto dos agentes de viagem, a Soltrópico realizou um roadshow nacional, promoveu várias fam-trips, acções de formação temáticas e workshops e levou duas centenas de profissionais a Viseu.”

Viajar Tours

“Inovador e Criativo, o Viajar Tours orgulha-se de ser o Operador Turístico 100% Português, que opera o maior número de destinos em voo charter, à partida de Portugal – alguns deles, autênticas novidades no mercado -, contando com Representantes Portugueses em todos eles (Almeria, Saïdia, Creta, Djerba, Enfidha e Antalya). Com mais de 15.000 passageiros transportados no ano de 2013, e um índice de avaliação positiva muito elevado, estamos convictos que o esforço despendido na satisfação daqueles que nos distinguem com a sua escolha através dos Agentes de Viagens, é de facto uma aposta ganha.”

 

Melhor Hotel de Cinco Estrelas

Belmond Reid’s Palace

“Nós, no REID’S PALACE HOTEL, estamos constantemente focados na entrega de valores aos nossos hóspedes, na forma de excelência de serviço disponibilizado aos clientes, garantindo-lhes uma experiência de estada agradável. Apreciamos o valor que uma estada positiva tem nas experiências de viagens para os nossos hóspedes e o impacto que isso tem para o nosso negócio. É gratificante ver que o nosso compromisso se tem refletido na excelência dos prémios ganhos ao longo dos últimos anos como por exemplo ter vencido os “World Travel Awards” na categoria de “melhor Hotel de Portugal” em 2013, ter sido classificado no “Expedia Insiders’ Select List” no nº 55 nos 100 melhores hotéis do Mundo e Nr. 1. Como melhor Hotel de Portugal de 2013 , assim como em Janeiro de 2014 no Travellers’ Choice Award 2014 do Trip Advisor, na categoria de Top Luxury Hotels of Portugal.”

Conrad Algarve

Eleito pelo segundo ano consecutivo o Melhor Resort de Luxo da Europa, pelos prestigiados World Travel Awards, o Conrad Algarve oferece um serviço de excelência sob o lema “O Luxo de Ser Você Mesmo”. Um espaço onde a gastronomia de luxo, a arte, e as experiências personalizadas se encontram com o objetivo de proporcionar uma estadia exclusiva e inesquecível. Um verdadeiro paraíso no sul de Portugal que já mereceu inúmeras distinções tais como: Melhor Resort de Luxo do Mundo (World Travel Awards), Melhor Piscina Infinita da Península Ibérica (Trivago), Certificado de Excelência e Traveler’s Choice 2014 (Trip Advisor) e Chave de Platina 2014 (Guia Boa Cama, Boa Mesa).”

MYRIAD by SANA Hotels

“Paredes meias com a icónica Torre Vasco da Gama em Lisboa, o Myriad by SANA Hotels é o primeiro hotel construído sobre as águas do Tejo e a primeira unidade hoteleira cinco estrelas da SANA Hotels em Portugal. Com um design contemporâneo e arrojado, este Hotel tem vindo a ser reconhecido pelas mais variadas entidades a nível nacional e internacional como os International Hotel Awards, a Condé Nast ou o portal de viagens Tripadvisor, onde se contam prémios como o de Best New Hotel Construction & Design a nível europeu, ou o reconhecimento como um dos 10 Mais populares novos hoteis da Europa.”

Olissippo Lapa Palace

“Inserido no antigo palacete do século XIX, pertença do Conde de Valenças, situado no bairro da Lapa em Lisboa, o hotel Olissippo Lapa Palace posiciona-se como um resort de cidade, tipologia rara em qualquer cidade europeia. O sucesso do Olissippo Lapa Palace deve-se ao contributo de todos os profissionais que ao longo dos 22 anos de existência souberam manter a arte de bem receber aliada à sofisticação e requinte que o próprio hotel oferece. São estes alguns dos motivos que fazem do Olissippo Lapa Palace um hotel de referência no mundo inteiro e fazem com que mercados tradicionais como o norte-americano e europeu se mantenham fiéis e que novos mercados como o sul-americano se rendam aos encantos deste hotel. Dos diversos prémios ganhos, destaque para o TripAdvisor – Travellers’ Choice™ Awards 2013 e 2014 e Expedia Insider’s Select Awards 2013.”

Onyria Marinha Edition

“Boutique Hotel, enquadrado no Golfe, com enfâse total no serviço personalizado. Três prestigiados arquitectos em perfeita harmonia: Caldeira Cabral (Paisagismo) ; João Paciência (Edifício); Cristina Santos Silva (Interiores). Foi distinguido com prémios de três quadrantes diferentes: por clientes – Nº1 Europa e Nº3 Mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice Awards 2013; pelo trade – Melhor Hotel 5 Estrelas, Publituris Portugal Travel Awards 2013; e por uma entidade oficial – Premio “Qualidade do Serviço”, Turismo de Portugal 2011.”

The Cliff Bay

“Conjuga localização fantástica, acesso direto ao mar, vistas sobre a baía e o Atlântico, conforto, gastronomia, conceitos diferenciados e serviço. O hotel porta-estandarte do grupo Porto Bay na Madeira, registou uma OCC média de 87% em 2013 e 2014 vai com 94% YTD. O reconhecimento reflecte-se na elevada fidelização e na vasta galeria de prémios atribuídos por operadores turísticos, OTAs e auditores mundiais. Integra ainda o Il Gallo d´Oro, o único restaurante da ilha com 1 estrela Michelin.”

The Yeatman

“O The Yeatman, hotel vínico de luxo, apresenta uma vista privilegiada sobre o rio Douro e um conjunto de serviços de excelência, como o restaurante liderado pelo Chef Estrela Michelin Ricardo Costa, o Spa Vinothérapie® Caudalie e a abrangente garrafeira, dirigida por Beatriz Machado. Tem, por isso, merecido vários reconhecimentos, como o “Best of Award of Excellence 2014” pela Wine Spectator; o “Best of Wine Tourism 2014” atribuído pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos; “Melhor Alojamento” pela Drinks International; “Melhor Carta de Vinhos” pela Revista de Vinhos; “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos” pela Wine; entre outros.”

 

Melhor Quatro Estrelas

H2otel Congress & Medical SPA

“Pelo terceiro ano consecutivo o H2otel – Congress & Medical SPA é nomeado na categoria de “melhor Hotel de 4 estrelas” pela Publituris, prémio que venceu em 2012. Nesta época 2013/2014, o Complexo tem continuado a inovar, renovando serviços, melhorando outros e criando novas propostas, nomeadamente no que diz respeito à gastronomia, pois o “regresso ” do Chef Valdir Lubave, veio reforçar o objectivo de disponibilizar aos nossos clientes o conceito de Mountain Cuisine. Nas terapias e tratamentos introduzimos na nossa oferta as terapias tradicionais chinesas, assim como, renovámos espaços, decorações e ambientes, actualizando de forma sentida o Mountain SPA “Aquadome”. O Complexo, pela seua certificação internacional Bike Friendly, foi eleito em 2014 como palco para eventos e estágios de atletas na modalidade de ciclismo. Este ano, pelo 5º consecutivo, caso único neste galardão, o Complexo recebeu mais uma vez a Chave de Ouro, nos prémios do Guia Boa Cama-Boa Mesa do Jornal Expresso.”

Hotel da Música

“A qualidade da requalificação do Mercado do Bom Sucesso, no Porto, o projeto previsto para a edificação de um hotel integrado no complexo e a proximidade da Casa da Música criaram um espaço de desenvolvimento adequado para um conceito temático inspirado na Música, daqui resultando a mais recente marca da Hoti Hoteis – Hotel da Música. Trata-se de um produto de nicho, com uma imagem cuidada e coerente com o conceito, capitalizando nas suas vertentes de comercialização a ligação às instituições culturais e de eventos da cidade. É, por essa razão, um conceito rico em conteúdo, que oferece ao cliente uma decoração com um toque de design, inspirada em temas musicais, mas abre as portas para todo o universo do turismo cultural urbano.”

Hotel Mundial

“O Hotel Mundial, em Lisboa, recebe esta nomeação e destaca-se pelo grau de satisfação final dos seus clientes. Este sucesso deve-se à excelente e estreita colaboração que tem com os seus parceiros e fornecedores. Neste sentido, ganhou os prémios de melhor hotel de cidade pela Olimar, e o reconhecimento de outros, como a Neckermann, Geowinds, Tripadvisor, Zoover, Booking.com, Holiday Check, Hotel Club e HRS. A empresa pela sua solidez recebeu o prémio PME Excelência e foi considerada pela Exame como melhor PME devido ao seu desempenho no sector. Os 3 principais mercados foram o Alemão, Brasileiro e Americano, todos eles exigentes e rigorosos na escolha das unidades hoteleiras.”

Pestana Porto

“Situado em pleno centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial da Unesco, o Pestana Porto Hotel & World Heritage Site é um dos melhores hotéis do Porto. Oferecendo todo o encanto da Ribeira, o quatro estrelas ocupa parte de um quarteirão de prédios que remontam aos séculos XVI, XVII e XVIII, num pitoresco conjunto de edifícios de traça original que se destaca luminoso na margem do Douro. A unidade que actualmente dispõe de 48 quartos e 3 suites verá em breve a sua capacidade aumentada para o dobro, contribuindo para o aumento da oferta hoteleira de qualidade numa zona com um dos maiores fluxos de turistas do país, prosseguindo o trabalho de manutenção e dinamização do património histórico empreendido pelo Grupo Pestana.”

Terra Nostra Garden Hotel

“O Terra Nostra Garden Hotel é um Hotel especial com quase 80 anos de História, localizado nas Furnas, uma cratera vulcânica única em Portugal, e rodeado por um dos mais belos e místicos Parques Botânicos de Portugal, o Parque Terra Nostra com centenas de espécies únicas, tendo recebido o prémio máximo da International Camellia Society. Em 2014 recebeu a Chave de ouro, atribuída pela Boa Cama Boa Mesa e em Agosto deste ano, o Terra Nostra Garden Hotel venceu o prémio de Portugal´s Leading Boutique Hotel, uma distinção atribuída na gala dos World Travel Awards, que decorreu na Grécia, considerados os “óscares” do turismo mundial.”

Turim Av. Liberdade

“Considerado pelos mídia “A Pérola da Avenida da Liberdade”, o TURIM AV LIBERDADE HOTEL tem uma localização premium – no coração de Lisboa, em plena Avenida da Liberdade. O Hotel disponibiliza 166 quartos e um leque variado de F&B, o COFFEE LOBBY BAR, o GIN TWIST BAR, com 30 marcas diferentes de Gin, e o Restaurante DUK – Pizzaria & Steakhouse, com um conceito casual chic. Marcas de renome como LUÍS ONOFRE ou a FANCY JEWLLERY elegeram o Turim Av Liberdade Hotel para morada das suas lojas exclusivas, em Portugal. Muitas caras conhecidas do panorama nacional e internacional já passaram pelo Turim Av Liberdade Hotel, elegendo-o para as suas estadias na Capital. O TURIM AV LIBERDADE HOTEL está definitivamente na moda!”

Vila Galé Praia

“Numa zona mais recatada do Algarve o hotel Vila Galé Praia tem vindo a afirmar-se com um produto preferencial para escapadinhas e estadias que privilegiam o produto sol e mar. Vocacionado sobretudo para casais que procuram tranquilidade e conforto absoluto, no último ano foi alvo de uma intervenção que elevou as infra-estruturas para um nível de qualidade superior, para além de manter o requinte e o serviço personalizado que o tem caracterizado desde a abertura.”

 

Melhor Hotel de Três Estrelas

Browns Downtown Hotel

Informação ainda não disponibilizada

Dom José Beach Hotel

“O Dom José Beach Hotel está situado em plena Avenida Marginal de Quarteira, apenas a 20 metros do mar. Em 2013 /2014 foi arranjada toda a fachada do Hotel. Foram também remodeladas as 3 salas de conferência com capacidade para cerca de 100 pessoas/cada, e modernizados os seus espaços. Foi construído um ginásio devido à grande procura que existe de grupos de desporto, sendo uma das apostas para a época baixa. Organizamos a Taça da Europa de Triatlo, que conta com mais de 700 atletas internacionais, com vários estágios realizados no Hotel ao longo do ano. Tem-se verificado um aumento da procura que se traduz no crescimento das taxas de ocupação e na melhoria dos preços médios, este aumento tem essencialmente a ver com a satisfação e reputação dada pelos clientes, o resultado tem sido a procura por vários novos operadores, com o aumento do mercado Polaco, Holandês e Francês. O nosso crescimento tem-se verificado nas épocas intermédias com maior incidência em Maio e Outubro.”

Hotel Dom Carlos Liberty

“O Dom Carlos Liberty abriu as suas portas ao público em 2004 sob a bandeira Dom Carlos Hotéis. Esta nomeação demonstra o reconhecimento obtido pelo nosso esforço diário para dar ao nosso hotel as melhores condições possíveis dentro da sua categoria, aliando quesitos inigualáveis, desde a sua localização, a dois passos da Avenida da Liberdade, às melhores instalações. Todos os aspectos atrás referenciados revelam-se de menor valia se comparados com a qualidade do nosso staff. Composto prioritariamente por jovens profissionais, a nossa equipa de acolhimento, envolvida em formação contínua, consegue conjugar com maestria o binómio simpatia e eficiência, como comprovam os testemunhos deixados pelos nossos clientes onde se atinge um grau de plena satisfação de 89%. Estamos certos de que a visão com que a nossa unidade é gerida se traduz também num sucesso empresarial. Um ADR substancialmente acima da média dos 3* projecta o nosso REVpar para terrenos mais próximos dos registos apresentados pelos 4* da cidade de Lisboa.”

Grande Hotel de Paris

“Fundado em 1877, o Grande Hotel de Paris, no Porto, é hoje um simpático hotel museu, onde se sente o charme de diferentes épocas e estilos. A recuperação do património tem sido realizada de forma sustentável, tendo como linha orientadora a preservação da identidade histórica do hotel. Entre 2013 e 2014, o hotel obtém 3 estrelas, recompensando assim o esforço de revitalização dos seus serviços. A atribuição dos “Certificados de Excelência” da Booking e da TripAdvisor demonstram o grau de satisfação dos hóspedes, enquanto que a presença em guias de referência confirmam o carisma e a qualidade do hotel”.

Grande Hotel do Porto

“Inaugurado em 1880, o Grande Hotel do Porto foi sempre, nos seus mais de 100 anos de existência, um local de referência da cidade do Porto e ainda hoje é procurado por gentes de todo o lado que reconhecem o charme e singularidade deste lugar, alicerçado na genuína tradição do Porto. No ano de 2013, o hotel continuou o crescimento sustentado que tem conhecido nos últimos anos e que nos permitiu conquistar pelo 5o ano consecutivo o prémio PME Excelência, atribuído em conjunto pelo Turismo de Portugal e o IAPMEI. Com a abertura de várias novas unidades hoteleiras na cidade, mantermos o crescimento e a taxa de satisfação dos nossos clientes tem sido um desafio que aceitamos com entusiamo”.

HF Fenix Garden

“Desde a sua inauguração, em 2008, que o HF Fénix Garden tem vindo a acolher o reconhecimento dos não só dos nossos hóspedes, como de websites de reviews ou mesmo de canais de venda influentes. É um hotel com uma localização privilegiada numa cidade que está na moda, reconhecido pela qualidade do atendimento dos seus colaboradores que viram o hotel nascer e cresceram com ele. É moderno, trendy e oferece uma das melhores vistas de Lisboa: O Parque Eduardo VII.“

Luna Alvor Bay

“O Luna Alvor Bay abriu na época 2009-10, após profundas obras de remodelação, criando uma envolvente de tranquilidade e lazer num ambiente exclusivo e junto a uma das melhores praias do Algarve. Situado junto à pitoresca vila de Alvor, e com modernos estúdios completamente equipados, o Luna Alvor Bay é a base ideal para quem procura o melhor que o Algarve tem para oferecer. Com uma taxa de ocupação média em 2013 na ordem dos 80%, o Luna Alvor Bay tem vindo a consolidar-se em mercados como o nacional, espanhol, inglês, irlandês e holandês, nos segmentos de lazer, desporto e turismo de natureza. O Hotel destaca-se em plataformas de avaliações online como TripAdvisor – onde aparece em primeiro lugar na categoria e na zona de Alvor, com Certificado de Excelência desde há 3 anos consecutivos –, ou Booking.com – onde mantém uma pontuação de 8,1 atribuída pelos clientes do Hotel, que realçam pontos como o conforto, o serviço e a hospitalidade do staff.”

 

Melhor Hotel Resort

EPIC SANA Algarve Hotel

“O EPIC SANA Algarve é o primeiro resort da SANA Hotels em Portugal, situado sobre a Praia da Falésia e totalmente integrado em 8ha de jardins, sob uma extraordinária mata de pinheiros mansos. Com um conceito Cool & Chic, uma dinâmica agenda de eventos e a qualidade superior e inovadora dos seus serviços, o EPIC SANA Algarve conta já (entre outros) com um reconhecimento como o Melhor Empreendimento Imobiliário na área do Turismo (atribuído pelo SIL), a inclusão na lista dos 25 melhores hotéis de luxo em Portugal da Trip Advisor, tendo igualmente sido galardoado com o prémio de Portugal’s Leading Hotel Residences pelos World Travel Awards.”

Martinhal Beach Resort & Hotel

“O Martinhal Beach Resort & Hotel veio trazer a primeira oferta 5 estrelas à região de Sagres, introduzindo um novo conceito na indústria hoteleira – o luxo para famílias. Afirmando-se como produto referência nesse segmento, a nível Europeu, o Martinhal tem sido distinguido por vários prémios: Portugal’s Leading Family Resort, 2013 e Europe’s Leading Villa Resort, 2014 nos World Travel Awards; Melhor Resort Hotel 2013, Publituris. Os resultados dos questionários de satisfação e o número de clientes que regressam são consistentemente positivos, atingindo um crescimento eficaz com um total de 128.344 dormidas em 2013.”

Penha Longa Resort

“O Penha Longa Resort, em Sintra, guarda oito séculos da História de Portugal e é há 22 anos uma referência na hotelaria de luxo no nosso País. Reconhecida por várias entidades nacionais e internacionais, entre as quais a Condé Nast Traveler, Tripadvisor, WTA ou World Golf Awards, como líder no setor de luxo, serviço, golfe e spa, a ambição contínua é a de conquistar cada vez mais mercados para a região e para o País. O resort é objeto, desde há dois anos, de uma extensa renovação, nomeadamente nas áreas públicas, quartos e suites que incluiu ainda a criação de uma nova “infinity pool”, suspensa a 9 metros, que confere ao hotel um ambiente mais contemporâneo, intimista e sempre associado ao serviço de luxo. A mudança total da fachada do hotel, do tom rosa base para o castanho camurça, é o culminar desta ambiciosa renovação, projectando ao resort a para uma nova era.”

Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa

“Vencedor do prémio “Europe’s Leading All Inclusive Resort” nos World Travel Awards 2014, os óscares do Turismo mundial, o Pestana Porto Santo é um verdadeiro destino de sonho. Situado na praia de Porto Santo, com um extenso areal de dez quilómetros, o Pestana Porto Santo Beach Resort & Spa apoia-se na filosofia de preservação do meio ambiente. Rodeado por um jardim tropical de 30.000 m2, o paradisíaco resort de cinco estrelas tem duas enormes piscinas exteriores perfeitamente enquadradas na paisagem e 295 quartos incluindo villas com piscina privativa. Para os mais gourmets, o hotel dispõe ainda de três restaurantes com uma selecção de cozinha italiana e oriental e ainda três bares onde se inclui o “sunset bar” que oferece uma maravilhosa vista sobre o mar.”

Praia D’El Rey Golf & Beach Resort

“Localizado na costa ocidental de Portugal, Marriott Resort Praia D’El Rey é o único resort Marriott em Portugal. Oferece alojamento de qualidade mundial, uma equipa de excelência e serviços personalizados, bem como todas as facilidades para tornar cada estadia exclusiva e inesquecível, num local de beleza natural inigualável. Nos anos de 2013 e 2014 o Marriott Praia D’El Rey reforçou o seu posicionamento como local de eleição para eventos desportivos e corporativos, tendo recebido equipas internacionais de futebol, o primeiro encontro em Portugal de líderes desportivos – Leaders Sport Networking, acolheu ainda os melhores surfistas a nível mundial e a Seleção Nacional de Futebol. Com inúmeras distinções e prémios arrecadados, entre eles o Certificado de Excelência 2014 do TripAdvisor, o Marriott Praia D’El Rey é certamente um dos melhores resorts do mundo.”

Sheraton Algarve Pine Cliffs

“Com 22 anos de experiência hoteleira e refinado serviço de luxo, o Sheraton Algarve Hotel desenvolveu um leque de experiências lifestyle que continuamente excedem as expectativas dos seus hóspedes; desde golfistas ávidos a famílias, casais em lua-de-mel a delegados de eventos corporativos. Enquanto Melhor Resort para Famílias em Portugal e Melhor Hotel Residencial da Europa, galardões recentemente arrebatados na edição 2014 dos World Travel Awards, o Sheraton Algarve Hotel é o local ideal para o encontro de gerações ano após ano.”

VILA VITA Parc Resort & Spa

“Localizado no topo da falésia, com 22 hectares, o VILA VITA Parc Resort dispõe de 180 elegantes quartos, suites e vilas exclusivas com vistas soberbas sobre o Atlântico e jardins subtropicais. Membro do “The Leading Hotels of The World” oferece 8 restaurantes, incluindo o “Ocean” galardoado com 2* Michelin, 7 bares, fantástica cave de vinhos, iate privado, spa, golfe, 8 piscinas, kids club, praia recôndita e leque de atividades para toda a família. Resort mais romântico da Europa premiado pela WTA em 2014.”

 

Melhor Boutique Hotel

Alentejo Marmoris Hotel & SPA

“Alentejo Marmòris Hotel & SPA é um empreendimento que representa a emblemática e histórica extracção dos Mármores no concelho de Vila Viçosa investindo nas atividades e serviços, que proporcionam uma activa estadia aos clientes envolvendo as populações locais e as actividades económicas da região. É detentor das nomeações nas categorias; Distinção de Iniciativa Prémios Turismo do Alentejo 2013; Certificado de Excelência 2014 Tripadvisor; Melhor Boutique Hotel Publituris Portugal Travel Awards’14.”

Areias Do Seixo Charm Hotel & Residences Hotel

“No hotel Areias do Seixo, os hóspedes partilham a sensação de serem Acolhidos numa grande casa, um Lugar Mágico onde “respiram” tranquilidade e uma energia muito especial. São partilhadas experiências e sensações … é o caso do ritual ao final de dia …. à volta de uma fogueira, ao Pôr do Sol, saboreia-se um copo de vinho brindando À VIDA … À chegada é saboreado um chá da horta e uma fatia de bolo caseiro, em troca do habitual check in feito num balcão de recepção. O Hotel tem uma decoração original. Os quartos são todos diferentes, permitindo que em cada regresso o hóspede viva uma nova história. O Areias do Seixo rege-se por princípios sustentáveis, com uma forte consciência ambiental, tendo por objectivo reduzir, tanto quanto possível, a sua pegada ecológica. Prémio Chave de Platina 2011 do Boa Cama Boa Mesa e Prémio Chave de Ouro 2012, 2013 e Prémio Chave de Ouro 2014; Tripadvisor Travellers Choice 2013 e 2014.”

Bairro Alto Hotel

“O primeiro boutique hotel de 5 estrelas em Portugal. Considerado um ícone da cidade e uma referência na hotelaria tem marcado tendências e obtido diversas distinções nacionais e internacionais. Já distinguido como o Melhor Pequeno Hotel da Europa, Portugal’s Leading Boutique Hotel por cinco anos consecutivos e recentemente conquistou Europe’s Leading Landmark Hotel e Portugal’s Leading Hotel nos WTA. Com uma percentagem de clientes fidelizados, tem conquistado novos mercados pouco usuais para o destino. Apresenta um serviço de excelência, proporcionando uma experiência única aos hóspedes, aliado a um ambiente sofisticado mas igualmente descontraído.”

Heritage Av. Liberdade

“O Heritage Avenida Liberdade Hotel, o mais recente projecto dos Hotéis Heritage Lisboa, está convenientemente localizado na emblemática artéria de Lisboa, a Avenida da Liberdade. O edifício do século XVIII revive graças ao projecto do arquitecto português Miguel Câncio Martins, que na sua recuperação imaginou o modo de vida e a decoração dessa época revistos à luz dos nossos tempos. Nas palavras do arquitecto, o projecto “conjuga o equilíbrio do antigo e do moderno, numa busca exaustiva pela coerência”, conservando materiais tradicionais como é o caso dos azulejos pombalinos que foram restaurados, as portadas de madeira que mantêm as ferragens originais, o móvel da Ervanária Hermética que outrora existia e que agora, totalmente recuperado funciona a recepção do hotel”.

Hotel Casa da Calçada

“A Casa da Calçada Relais & Châteaux é um hotel de charme de cinco estrelas localizado no centro de Amarante. Este ano, a Casa da Calçada, propriedade da Mota–Engil Turismo, conquistou o Certificado de Excelência 2014 da TripAdvisor e foi nomeada para o Prémio de Excelência dos Condé Nast Johansens Awards. Com 26 quartos e 4 suites, a Casa da Calçada acolhe o premiado restaurante Largo do Paço, detentor de uma estrela Michelin e eleito o melhor da Europa pelo site The European 50 Best Restaurants.”

Vila Galé Collection Palácio dos Arcos

“Foi com grande orgulho que o Grupo Vila Galé inaugurou a sua primeira unidade de 5 estrelas em Portugal, o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, dando início à submarca Collection. Um projecto reconhecido como “Melhor Intervenção Turística” pela reabilitação integral e adaptação do Palácio dos Arcos e apoiado na temática da poesia para decorar todas as áreas do hotel. Contribuiu para dinamizar o centro histórico, atrair novos mercados, gerar riqueza e, acima de tudo, reabilitar o património nacional.”

Vila Joya

“2013/14 foi um periodo de tempo cheio de razões de orgulho para Vila Joya. Realizamos a 7ª edição do Tribute to Claúdia, o nosso International Gourmet Festival, o maior festival de gastronomia deste género, no qual estiveram presentes 44 Chefs, num total de 70 Estrelas Michelin. O nosso restaurante que pelo 15º ano consecutivo tem a classificação de 2 estrelas Michelin, conquistou este ano a 22ª posição da lista Sampelegrino dos Cinquenta Melhores Restaurantes do mundo, colocando Portugal num lugar de grande destaque na alta gastronomia Mundial. O nosso hotel conquistou mais uma vez o prémio “Europe’s Leading Boutique Hotel”, concedido pela World Travel Awards. Foi-nos atribuida a Medalha de Honra, da Câmara de Albufeira pela 1a vez conquistamos prémio de “Melhor Boutique Hotel” pelo Publituris Travel Awards. Em cada uma destas conquistas nacionais e internacionais procuramos elevar o nome do Algarve oferecendo aos nossos clientes o que de melhor temos em Portugal.”

 

Melhor Design Hotel

Altis Belém Hotel & Spa

“O Altis Belém é um Design Hotel de 5 estrelas com uma visão contemporânea dos Descobrimentos portugueses com uma localização única junto ao Rio Tejo. O tema dos descobrimentos está também presente nos 45 quartos e 5 suites, sob forma de um painel ilustrado, representando os territórios explorados pelos portugueses. O Hotel dispõe ainda de um restaurante de cozinha de autor, sob o comando do Chefe João Rodrigues, com uma Estrela Michelin renovada por 3 anos consecutivos, o Restaurante Feitoria. Entre outros prémios recebeu: Melhor Projecto – Categoria de Turismo | Óscares do Imobiliário 2010; TripAdvisor – Certificado de Excelência 2011, 2012, 2013 & 2014; TripAdvisor – Traveller’s Choice 2013; Prémios Chave de Ouro – Boa Cama Boa Mesa 2010, 2011, 2012 e 2013; Guia Michelin Espanha Portugal – 1 Estrela – 2012, 2013 e 2014; Boa Cama Boa Mesa 2013 – Prémio Garfo de Ouro – Restaurante Feitoria.”

Cooking and Nature | Emotional Hotel

“Eleito em 2013 “Hotel Revelação do Ano pelo Guia Boa Cama Boa Mesa”, o “Cooking and Nature Emotional Hotel” integra nesse mesmo ano a prestigiada Hot List da Revista Condé Nast Travel, como um dos novos melhores hotéis do mundo, sendo o único hotel Português e, um dos poucos no mundo, a integrar as 3 sub-listas “Amazing Pools at the Best New Hotels”, “Hot new hotels for under $300” e “The best new hotels with great food”. Ainda em pré abertura o hotel foi também um dos 4 finalistas do pémio: “Hotel & Property Awards 2012 – hotel under 50 rooms”. Situado na Serra d’Aire, o hotel assume-se como um pequeno refúgio de simplicidade e comunhão com a natureza oferecendo diariamente um serviço de jantares em “modo cooking lesson”. Os hóspedes têm chegado um pouco de todo o mundo mas os mercados Benelux, Alemanha, França, Escandinávia e Brasil representam já a grande fatia do mercado estrangeiro com crescimentos anuais acima dos 50%.”

Hotel Teatro

“Desde a sua abertura, em 2010, o Hotel Teatro tem vindo a crescer com a cidade do Porto, abrindo as suas portas aos novos visitantes que nos chegam, um pouco de todo o mundo. Hoje, junta requinte e contemporaneidade, traduz a alma da cidade, valorizando a experiência que cada hóspede leva consigo. Consolidando mercados já existentes, mostrando-se a outros emergentes, estreitando relações com parceiros e clientes e dedicando-se à qualidade de serviço, com a excelência da gastronomia, o Hotel tem desenvolvido a sua personalidade, tornando-se já no Palco da cidade!”

Internacional Design Hotel

“Inaugurado em 2009, o Internacional Design Hotel constitui hoje um marco na hotelaria lisboeta, reconhecido com diversos prémios e nomeações. Recentemente obtivemos a atribuição pelo quarto ano consecutivo, do certificado de excelência da Tripadvisor, a nomeação para os World Luxury Hotel Awards 2014 e a criação de novas parcerias com marcas como a Arteh e Époque Hotels. Em 2013 o hotel sofreu uma completa remodelação e prepara-se agora para abrir o novo restaurante Bastardo, uma homenagem aos Descobrimentos, onde produtos regionais de qualidade se fundem com os cinco séculos de viagem pelos sabores do mundo.”

Memmo Alfama

“O Memmo Alfama Hotel constituiu um desafio que talvez poucas marcas ousassem aceitar: transformar três edifícios velhos, localizados num beco sem saída, com os inquilinos tradicionais dos bairros históricos….num hotel. Primeiro desafio: o de transformar três edifícios descontinuados num único corpo urbano que mantivesse a fachada característica; Segundo, o desafio do look & feel: o de criar um equilíbrio entre a genuinidade e autenticidade da localização e a contemporaneidade e o design que fosse intemporal. Em terceiro e último, o desafio da experiência memmo: o sentimento de estar numa casa e o envolvimento com o bairro mais genuíno e autêntico de Lisboa. O resultado final destes desafios foi uma intervenção urbanística de grande relevo no processo de requalificação de Alfama. Além de mais de uma centena de artigos e referências na imprensa internacional, Tyler Brulée, o editor-chefe da Monocle, não deixou de referir a experiência caseira que teve quando esteve no hotel.”

Rio do Prado

“Em 2013, 8 meses depois de abrir, o reconhecimento externo verificou-se ganhando a chave de platina do guia Boa cama Boa mesa e em 2014, a chave de Ouro. Internacionalmente integra a colecção de hotéis de luxo Conde Nast Johansen’s e em Novembro último foi destacado como um das 3 melhores unidades da Europa na categoria de Best Sustainable and Social Responsability. Com dezenas de publicações na imprensa nacional e estrangeira, no mês passado (Julho) mereceu destaque na revista de bordo da Air Canada (depois de 3 publicações na da TAP ) estando presente em todos os aviões da companhia que iniciou voos para Lisboa e trouxe uma celebridade do design que escolheu o Rio do Prado pelo seu carácter de design inovador. O projecto prepara agora a edição do seu próprio catálogo de peças da marca Rio do Prado Design, partilhando com os hóspedes e o público uma visão de upcycling e de criatividade permanente.”

The Vine Hotel

“Tal como um bom vinho, o The Vine é um hotel com alma. Um boutique hotel intenso, sofisticado, luxuoso, com um toque de simplicidade e descrição. Dar um mergulho na piscina panorâmica do 360º, fazer uma sessão de Vinoterapia no The Spa ou saborear um jantar gourmet no restaurante Uva, são alguns dos pequenos prazeres que tornarão memorável a sua estada neste hote. Sucessivamente nomeado desde 2009, o Hotel The Vine foi pela 5ª vez consecutiva desde a sua abertura em finais de 2008 candidato na categoria de: “Europe´s Leading Design Hotel”. A disputa deste prestigiado troféu é bastante renhida entre os melhores hotéis de design do mundo inteiro e receber novamente esta distinção é uma grande honra não apenas para o The Vine mas também para Portugal enquanto destino turístico de referência e sobretudo para a Madeira, um destino comprovadamente de qualidade.”

 

Melhor Cadeia Hoteleira

Altis Hotels

“O Grupo Altis Hotels oferece 6 Hotéis com características e localizações únicas, o Hotel perfeito quer se visite Lisboa em trabalho, lazer, sozinho ou em família, por um dia ou estadias mais longas. Foi premiado pelo: TripAdvisor – Certificados de excelência em 5 hotéis do Grupo; e Booking – Guest Review Awards 2013 em 5 hotéis do Grupo. Estes prémios refletem as pontuações dos clientes quanto ao seu nível de satisfação. De 2012 para 2013 as vendas cresceram 7% e os resultados operacionais 11%. Destaque especial para o Altis Grand Hotel que cresceu 4,8% no seu Revpar, contra um crescimento de 2,9% no mesmo indicador na categoria de 5 estrelas da cidade de Lisboa. 2014 foi o ano de conclusão de um ciclo de investimentos em renovações no Altis Grand Hotel, o primeiro hotel do Grupo. Estas renovações representam um investimento de 7 M€. O Grupo Altis Hotels aposta cada vez mais na presença em plataformas tecnológicas e digitais, sendo que o canal online já representa cerca de 50% do volume de negócio.”

Hotéis Vila Galé

“O Grupo Vila Galé, actualmente com 24 hotéis, encarou o último ano com optimismo e superou os resultados, registando uma receita total de 126,50 milhões de euros em Portugal e no Brasil. O carácter empreendedor do Grupo reflectiu-se em diversos investimentos, que englobaram a renovação de unidades hoteleiras, a inauguração do primeiro 5 estrelas em Portugal, a continuação do projecto no Rio de Janeiro com abertura no final de 2014 e o início das obras do 19º hotel nacional, o Vila Galé Évora.”

Hoti Hotéis

“A Hoti Hoteis é uma cadeia hoteleira com 100% de capitais portugueses, tendo iniciado a sua atividade em 1979. O Grupo esteve ligado a inúmeros empreendimentos de relevo em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa, como o Hotel D. Henrique, o Grande Hotel do Porto, o Grande Hotel da Figueira, o Hotel Solverde Granja, o Hotel Montebelo, o Hotel Hotti Bissau (Guiné-Bissau), o Hotel Tryp Oriente, o Meliá Ria Hotel & Spa, o Meliá Madeira Mare Resort & Spa, o Hotel Star inn Porto, Meliá Braga Hotel & Spa e, mais recentemente, o Hotel da Música e o Tryp Lisboa Aeroporto. Em construção, encontra-se o Hotel MozaStar, em Maputo – Moçambique. A relevância da Hoti Hoteis no contexto do turismo nacional é demonstrada no “Atlas da hotelaria” da Deloitte. Em 2014, o Grupo Hoti Hoteis, com uma capacidade total de 2.064 unidades de alojamento, está posicionado como o 7º maior grupo hoteleiro com presença nacional e o 2º maior a oferecer serviços de gestão a terceiros.”

Pestana Hotels & Resorts

“Presente em 15 países, o Grupo Pestana é o maior grupo hoteleiro português. Com um portfólio invejável, o grupo tem uma oferta de luxo que vai desde palácios antigos, a resorts de sonho em praias paradisíacas ou agradáveis hotéis de negócios. Propostas irrecusáveis em ambientes confortáveis especialmente desenhados para o conforto total dos hóspedes. Unidades com os mais elevados padrões de qualidade, que primam pelo bem-estar e serviço de excelência. Destinos urbanos e cosmopolitas, praias que convidam ao descanso total ou fabulosos jardins tropicais que apelam ao contacto com a natureza, uma imensa escolha para momentos de puro prazer.”

Porto Bay Hotels & Resorts

“Integra 10 hotéis de 5 e 4 estrelas em Portugal e no Brasil. É o grupo hoteleiro português mais premiado internacionalmente, tendo em 2013 somado 40 troféus, 7 dos quais na exclusiva “TripAdvisor Travellers Choice”, onde alcança o 1º e 2º lugares do top em Portugal. Caracteriza-se por altas taxas de OCC nos mercados onde atua, elevada fidelização dos hóspedes, continuado investimento na atualização dos seus hotéis e pela política de sustentabilidade junto dos meios envolventes.”

SANA Hotels

“Menos de 6 meses após a abertura da 1ª unidade 5 estrelas SANA em Portugal (Myriad by SANA Hotels), a SANA Hotels abriu, em 2013, as portas da 3ª e 4ª unidade 5 estrelas da cadeia: o EPIC SANA Lisboa e o EPIC SANA Algarve (o primeiro resort SANA na Praia da Falésia, Albufeira). Contam-se actualmente 15 unidades hoteleiras distribuídas entre as 3, 4 e 5 estrelas em 3 países: Portugal, Alemanha e Angola, estando já prevista a expansão para outros países do continente africano e europeu. Em 2014 abre o Hotel Evolution no Saldanha, em Lisboa que marcará o início de uma nova geração de hotéis SANA.”

Tivoli Hotels and Resorts

“Com mais de 80 anos de existência, a Tivoli Hotels & Resorts mantém uma aposta contínua na inovação. Neste último ano a Tivoli consolidou o seu Trade Marketing, através da marca Tivoli Partner More, e esteve associada a grandes eventos internacionais como a Final da Liga dos Campeões da UEFA, o Campeonato do Mundo de Futebol (recebeu as selecções dos EUA e da Croácia) e o Portugal Golf Masters. Os World Travel Awards 2014 premiaram o Tivoli Ecoresort Praia do Forte e o Tivoli São Paulo-Mofarrej.”

Melhor Campo de Golfe

Monte Rei

“Monte Rei escolheu Jack Nicklaus para desenhar o primeiro de dois Campos de Golfe “Signature” em Portugal – “Monte Rei Norte” -, que abriu aos jogadores em Junho de 2007. Este campo de golfe de campeonato par 72, com 6567 m desde os tees de torneio, tem um design sem igual; com água em 11 dos 18 buracos, este campo de golfe conta com uma série de agradáveis oito par 4, cinco par 3 e cinco par 5 distribuídos de forma única e desafiante. Uma política de preços consistente e sustentada na qualidade oferecida ajudou a consolidar o prestígio do campo, bem patente nas diferentes classificações obtidas, e contribuiu para o crescimento alcançado nos últimos dois anos – 15% entre 2012 e 2013; 20% entre 2013 e 2014 até à data – tornando Monte Rei num exemplo a seguir relativamente à aposta de sucesso num produto de qualidade. Nº1 em Portugal e Nº 18 na Europa Continental pela prestigiada revista Golf World.”

Oceânico Old Course

“O Oceânico Old Course, o primeiro a ser construído em Vilamoura, foi desenhado pelo arquitecto de golfe inglês Frank Pennink e inaugurado em 1969. Sofreu importantes obras de remodelação, que incluíram vários melhoramentos e a construção de um novo clubhouse em 1996. É sem dúvida, um dos percursos portugueses mais reconhecidos internacionalmente, sobretudo pela excepcional integração do seu traçado na paisagem. Ao longo da sua existência o Oceânico Old Course foi anfitrião de inúmeros eventos e torneios internacionais de prestígio, foi reconhecido por líderes da Indústria internacionalmente e esteve sempre incluído no Top 100 dos melhores campos da Europa pelas principais revistas da especialidade como por exemplo: The Rolex World’s Top 100 Golf Courses 2011; N.º 1 Course in Portugal – Today´s Golfer Travel Awards 2012; Ranked 61 – The Golf World Continental Europe´s Top 100 Courses 2013.”

Oitavos Dunes

“Concebido em 2001 pelo conceituado arquitecto americano, Arthur Hills, o Oitavos Dunes é considerado um dos melhores campos de golfe da actualidade. Posicionado no prestigiante 65º lugar no Top 100 da Golf Magazine, ocupa o 1º lugar em Portugal. O planeamento e construção do campo de golfe asseguraram desde o seu início a preservação do delicado ecossistema das dunas em que se apoia bem como a constante ligação ao Atlântico, tornando-se no 1º campo de golfe da Europa obter o Estatuto de Gold Signature Sanctuary, certificado atribuído em reconhecimento do mais alto nível de preservação da natureza, atribuído pela Sociedade Audubon International, com sede em NY,EUA.Todos os 18 buracos deste campo oferecem vistas deslumbrante sobre o Oceano Atlântico e para a Serra de Sintra.”

Onyria Palmares

“Campo com 27 buracos de golfe, divididos em 3 voltas com vistas para Ria de Alvor, Baía de Lagos e Meia-Praia. Desenhado por Robert Trent Jones Jr considerado pelo Golf Research Group como a marca mais poderosa do sector. Após apenas 3 anos de operação já tem acumuladas distinções da Golf World, Today’s Golfer, Golf Digest, Turismo Portugal, Rolex e Publituris Portugal Travel Awards 2012 e 2013. Este ano recebeu o campeonato nacional da PGA Portugal e em 2012 e 2013 foi palco do PGA’s Europe Annual Congress.”

Quinta do Lago Sul

“O Quinta do Lago Sul, localizado no Parque Natural da Ria Formosa com os seus lagos majestosos, fairways bem definidos e ondulados, e bunkers estrategicamente posicionados é um campo único. Desenhado por William Mitchell, este campo foi o anfitrião do Open de Portugal oito vezes tendo ganho vários reconhecimentos internacionais. Juntamente com Norte e o Laranjal, o Sul faz da Quinta do Lago um destino de eleição para o golfe internacional.”

San Lorenzo Golf Course

Troia Golf Championship Course

“Ao longo da praia, integrado num fabuloso cenário natural entre o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida, situa-se o TROIA GOLF Championship Course. Da autoria do arquitecto Robert Trent Jones Sénior, possui 18 buracos, par 72 e mais de 6km de comprimento, com uma Clubhouse, em perfeita integração com a zona envolvente. Em 2013, foi considerado pela revista Golf World o 37º melhor campo de golfe da Europa Continental e, em 2011, passou a figurar no guia The Rolex World’s Top 1.000 Golf Courses. Em 2005, foi incluído pela revista Golf Digest na lista dos 100 Melhores Campos de Golfe do Mundo e pelo Guia Peugeot, no Europe’s Top 1000 Golf Courses. Resultado de uma forte aposta na promoção internacional – sobretudo no mercado escandinavo – em 2013, os golfistas estrangeiros representaram mais de 60% do número total de voltas do campo. Já em Março de 2014, o campo registou um número recorde de voltas.”

Melhor Destino Internacional

Brasil

“O ano de 2014 está sendo um marco na construção de uma nova imagem do Brasil no mercado internacional. O país instalou 13 Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior e participou de importantes Feiras em Portugal. Teve sua malha aérea ampliada, inclusive com uma conexão direta da Europa com a região Amazônica. Deixou como legado mais de um milhão de estrangeiros, com a realização da Copa do Mundo, e recebeu 23.949 portugueses somente no período do megaevento. Neste ano de ouro, milhares de estrangeiros estão tendo a oportunidade de conhecer um novo Brasil e o melhor do povo brasileiro.”

Cabo Verde

Informação ainda não disponibilizada

Colômbia

“Com uma surpreendente procura, o voo direto que liga Lisboa e Bogotá, trouxe um novo fôlego à promoção em Portugal deste destino classificado pelos turistas como “diferenciador”, “mágico”, “único” e “inesquecível”. Uma vez assegurada a percepção de que, na Colômbia, o “único risco é querer ficar”, é agora altura de convidar a conhecer este país cheio de diversidades por descobrir através da atual campanha “Colômbia é Realismo Mágico”. A Colômbia tem vindo a receber vários reconhecimentos internacionais, incluindo a sua Paisagem Cultural Cafeeira, nomeada como a oitava maravilha do mundo. Na edição de 2014 dos World Travel Awards, Medellín, San Andrés e Bogotá foram galardoadas com os prémios de Melhor Destino Turístico Corporativo, Melhor Destino Praia e Melhor Destino de Negócios. Este é o ano da Colômbia!”

Cuba

“A presença de Cuba em Portugal deve-se à intenção de fortalecer vínculos com os players portugueses do sector turístico deste mercado, um dos que mais tem crescido para o destino. Actualmente, trabalha-se para melhorar o posicionamento do produto turístico cubano, assim como diversificar os productos turísticos que se comercializam neste País. O Ministério do Turismo de Cuba e a Embaixada de Cuba em Portugal dão a conhecer os valores e atributos do destino, nas acções realizadas, como apresentações no Porto com os principais operadores turísticos e entidades turísticas cubanas, a participação no Congresso da APAVT, no VI Fórum Portugal América Latina e na BTL, entre conferências de imprensa e famtour para agentes e imprensa especializada. Desde o ano passado que o Grupo Pestana conta com a administração de um hotel em Cayo Coco e desde Julho de 2014 que retomaram as operações charters directas entre Portugal e Cuba.”

Espanha

“A Espanha continua a ser o destino preferido dos portugueses nas suas viagens ao exterior. De acordo com os dados de 2013 do Banco de Portugal, Espanha foi o destino turístico estrangeiro onde os portugueses mais gastaram, com uma quota de mercado de 28,4%, atingindo 876,1 milhões de euros, 4,7% mais que em 2012. O estudo do “Egatur” sobre o Gasto Turístico em Espanha diz-nos que o turista luso realiza um gasto diário em Espanha superior à media dos turistas que nos visitam, que se situa em 100,3 euros/dia, mais 9,3% que em 2012. Não nos podemos esquecer dos esforços de muitas companhias aéreas, turoperadores e agências de viagens em Portugal que continuam a apostar e a promover o nosso destino. O índice de repetição dos portugueses em Espanha é elucidativo e, de certa maneira, é um bom barómetro para avaliar a satisfação do turista, aliás o fluxo em ambos os sentidos está cada vez mais intenso. Tendo em conta esta época do ano, nestes últimos meses incrementaram-se as acções de promoção de ofertas para as famílias e nos segmentos de turismo de negócios (devido à necessidade de exportando de ambos os países), assim como das escapadas a grandes cidades como Madrid, Barcelona, Bilbao ou Sevilha, o do Caminho de Santiago e começam agora as promoções relativas à oferta de neve.”

França

“Mar, montanha, natureza preservada, diversidade de paisagens e cidades charmosas fazem de França um destino único no mundo. Ao todo são 26 regiões de carácter, com arquitectura variada, múltiplos sabores e milhares de locais a visitar…Todo um art de vivre a descobrir! Estas poderão ser as razões pelas quais França se caracteriza, cada vez mais, como um dos destinos predilectos para as férias de muitos portugueses. Com o alargamento da oferta de voos a partir dos vários aeroportos internacionais portugueses, França tornou-se um dos destinos com melhores ligações directas a partir de Portugal. São agora 20 cidades-destino que permitem que todas as regiões francesas fiquem ainda mais perto de Portugal! França é 2º destino de férias dos portugueses, com 54 voos diários desde os aeroportos portugueses.”

Macau

“No ano do 15º aniversário da transição de Macau da administração portuguesa para a China, a cidade continua a despertar o interesse dos portugueses, visível num crescimento contínuo de visitantes de Portugal, interessados em acompanhar a metamorfose do território para um centro mundial de turismo e de lazer. Não obstante a grandiosidade das novas infra-estruturas, a essência de Macau, a sua raiz luso-chinesa, está encapsulada nas suas tradições multi-culturais e nos seus monumentos centenários que fascinam e atraem quem procura a autenticidade num destino.”

Melhor Região de Turismo Nacional

Açores

“A estratégia de Promoção do Turismo dos Açores posiciona a região como Destino de Natureza Activa e Mar por excelência, assente na oferta de experiências, em mercados estratégicos: Nacional, Europa, EUA e Canadá, estes últimos com peso cada vez maior. A nível internacional, 2013 foi marcado pelo um aumento de 24,6% nas dormidas e pelo Prémio de Melhor Campanha de Publicitária, nos prestigiados World Travel Marketing Awards, em Londres. Em 2014, os Açores são Destino Nacional convidado da BTL. Marcam presença com uma nova identidade: o stand construído com materiais endógenos e com uma clara comunicação das experiências, para reforço do posicionamento, que valeu o prémio de Melhor Stand.”

Alentejo

“O Alentejo cresceu nos últimos dois anos em termos de oferta 7% ao ano. Em 2014 e de acordo com o INE, nos primeiros 6 meses, o Alentejo foi a região do país que mais cresceu em procura turística, cerca de 18%. Na área da Estruturação dos Produtos Turísticos, entre outros, refira-se a Implementação da Rota Tons de Mármore; a certificação dos Restaurantes; e a conclusão do trabalho de elaboração da Carta Gastronómica do Alentejo. No domínio da Promoção Turística: lançamento da campanha de marketing operacional “Alentejo/Ribatejo 365 Dias de Emoções. Prémios: “Alentejo, tempo para ser feliz” premiado no “Tourfilm-Riga 2014”; Top 20 dos destinos de praia recomendados pelo The Guardian; “Destino Preferido da APAVT” em 2014; Destino de visita obrigatória em 2014 pela National Geographic”.

Algarve

“Região assumidamente turística, acolhe anualmente milhões de visitantes que a procuram em busca do seu clima ameno e diversidade. Conta com 82 praias com bandeira azul, 8 das quais estão no top 10 – praias de Portugal do TripAdvisor, ostentando também o prémio de melhor destino de golfe europeu 2014 (IAGTO). Marcando as escolhas de quem vem a Portugal, tem sido o destino preferido de britânicos, alemães, irlandeses e holandeses que nos visitam, sem esquecer que é o destino de férias de eleição dos portugueses.”

Centro

“O Centro de Portugal mudou. O novo traçado territorial, resultante da reorganização administrativa de 2013, veio atribuir escala e dimensão à região afirmando-a como a maior área turística do país. Do interior ao litoral, mais de 28 000 km2, 100 municípios, uma centralidade geográfica que garante um posicionamento estratégico para o mercado interno e externo de proximidade. A implementação de uma cultura de marketing relacional, a dinamização de redes de estruturação de produtos turísticos e a co-criação de experiências fazem parte das estratégias promocionais, e de intervenção no mercado, da marca Centro de Portugal.”

Lisboa

“A cidade mais cool da Europa”, segundo a CNN, o “Melhor Destino de Cruzeiros”, nos World Travel Awards 2014, e a “Primeira reserva mundial de surf na Europa” (Ericeira), pela Saving the Waves. Estes são alguns exemplos do destaque internacional que a Região de Lisboa tem tido nos últimos tempos, vivendo um momento único na sua notoriedade enquanto destino turístico. Com o plano estratégico para os próximos quatro anos, a Região de Lisboa vai reforçar a aposta na sua maior vantagem competitiva: uma oferta assente no conceito de mosaico capaz de dar resposta a várias motivações, turismo náutico, de natureza, o surf, o mergulho, a gastronomia e o enoturismo, valências dos 18 municípios que a integram. Com esta estratégia regional, Lisboa tornar-se-á certamente ainda mais inesquecível e irresistível para quem a visita.”

Madeira

“A diversidade paisagística da Madeira, o extenso areal dourado da ilha do Porto Santo, a riqueza faunística e floral das Reservas Naturais das ilhas Desertas e Selvagens, o seu clima suave e as águas cálidas do seu mar azul profundo, a exuberância da sua floresta e dos seus jardins, a multiplicidade de atividades desportivas e de lazer ao ar livre, a cultura, os costumes, as tradições e a hospitalidade do povo madeirense, os sabores inconfundíveis da gastronomia regional,  o encanto da sua capital – Funchal, o requinte e a excelência do seu parque hoteleiro e a contagiante animação das suas festas foram determinantes para que o Destino Madeira seja considerado, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Destino Insular da Europa (Europe’s Leading Island Destination) e tenha alcançado o honroso 6º lugar no top 10 dos melhores destinos europeus (European Best Destinations). O paraíso existe. E está aqui tão perto!”

Porto e Norte

Informação ainda não disponibilizada

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Destinos
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Eventos Publituris
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Destinos
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Edição Digital
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Aviação
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
Turismo
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Destinos
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Transportes
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
Aviação
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
Aviação
PUB

Foto: Depositphotos.com

Destinos

Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro

O número de hóspedes e dormidas registadas no mês de fevereiro recuperaram a trajetória de subida, registando 1,8 milhões e 4,3 milhões respetivamente. O crescimento nos não residentes foi maior que nos residentes.

O setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,3 milhões de dormidas em fevereiro de 2024, correspondendo a subidas de 7% e 6,4%, respetivamente (+1,9% e -0,3% em janeiro de 2024, pela mesma ordem) face ao mesmo período de 2023, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As dormidas de residentes totalizaram 1,4 milhões (+3,1%), invertendo a trajetória de decréscimo do mês anterior (-3% em janeiro). Os mercados externos registaram um crescimento de 8,1% (após +1,1% em janeiro), contrariando a trajetória de abrandamento dos últimos três meses, registando 2,9 milhões de dormidas.

Polónia, Canadá e EUA crescem a duplo dígito
Os 10 principais mercados emissores em fevereiro representaram 73,2% do total de dormidas de não residentes neste mês, entre os quais se destaca o de maior peso, o mercado britânico (17% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com um aumento de 9,4%.

As dormidas de hóspedes alemães (11,4% do total), o segundo principal mercado, cresceram 8,5% em fevereiro. Seguiu-se o mercado espanhol, que originou 8,7% das dormidas de não residentes, continuando a registar um decréscimo (-6,8%).

O mercado francês (quota de 7,5%) registou o maior decréscimo (-13,3%) entre os 10 principais mercados em fevereiro.

No grupo dos 10 principais mercados emissores, destacaram-se ainda os mercados polaco, canadiano e americano (quotas de 3,3%, 3,8% e 6,6%, respetivamente) pelos crescimentos mais expressivos, +25,6%, +23,2% e +19,1%, pela mesma ordem, face ao mesmo mês do ano anterior.

Regiões em alta
Em fevereiro, todas as regiões registaram crescimentos nas dormidas. Os aumentos mais expressivos verificaram-se no Oeste e Vale do Tejo (+17,2%), nos Açores (+14,0%) e na Península de Setúbal (+9,1%), tendo sido mais modestos no Alentejo (+1,5%) e no Centro (+1,7%). As regiões que concentraram maior número de dormidas foram a Grande Lisboa (29%), seguindo-se o Algarve (19,1%) e o Norte (17,6%).

As dormidas de residentes apresentaram crescimentos em todas as regiões, com exceção da Madeira (-9,8%). O Oeste e Vale do Tejo destacou-se com o maior crescimento (+11,1%), seguindo-se os Açores (+8%). As regiões da Grande Lisboa e do Centro foram as que menos cresceram (+0,1% e +0,2%, respetivamente).

Relativamente à estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,43 noites), esta diminuiu 0,6% em fevereiro (-2,1% em janeiro). Este indicador registou crescimentos nos Açores, na Madeira e no Oeste e Vale do Tejo (+5,6%, +5,3% e +1,7% respetivamente), enquanto nas restantes regiões se verificaram decréscimos, sendo o mais expressivo no Alentejo (-5,3%).

Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,72 noites) e no Algarve (3,93 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,64 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,70 noites).

As dormidas de não residentes cresceram também de forma mais expressiva no Oeste e Vale do Tejo (+26,5%) e nos Açores (+25,2%), tendo o único decréscimo ocorrido no Alentejo (-8,9%).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,74 noites) diminuiu 0,2% e a dos não residentes (3,0 noites) decresceu 2%. A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões, tendo a Madeira registado as estadias médias mais prolongadas, quer dos residentes (2,78 noites) quer dos não residentes (5,30 noites). Para além da Madeira, as estadas médias observadas no Algarve (2,49 noites dos residentes e 4,56 noites dos não residentes) e nos Açores (2,36 noites e 3,46 noites, pela mesma ordem) também ficaram acima das estadas médias nacionais.

Foto: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística

Recorde, nesta edição, o que foram os três dias do RoadShow das Viagens do Publituris. Também há entrevistas ao conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, à presidente da SATA, uma viagem no Sun Princess e um dossier dedicado à Animação Turística.

A próxima edição do jornal Publituris faz capa com a reportagem fotográfica da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris.

Durante três dias, o evento organizado pelo jornal Publituris passou pelo Meliá Braga, Meliá Ria Aveiro, tendo terminado no Lisbon Marriott Hotel, em que os 45 expositores tiveram oportunidade de mostrar as suas novidades a mais de 420 agentes que realizaram mais de 12.000 interações.

No último dia, em Lisboa, o RoadShow das Viagens do Publituris recebeu ainda a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pôde registar, em pessoa, o que os expositores deste evento do jornal Publituris trazem ao mercado nacional das viagens e turismo.

Nos “Destinos”, viajámos até Málaga para conhecer a construção de um destino inteligente que respeita os princípios de sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, governação e inovação. Foram estes os objetivos traçados e enumerados por Jacobo Florido Gómez, conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, na entrevista concedida ao jornal Publituris.

Na rubrica que comemora os 50 anos do 25 de abril, recordamos a capa publicada a 1 de abril de 1974 pelo jornal Publituris.

Nos “Transportes”, entrevistámos Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA. Há um ano à frente dos destinos do grupo de aviação açoriano, a responsável falou com o Publituris sobre a mudança de estratégia, que já está a permitir resultados históricos, nomeadamente nos mercados da América do Norte. As novas rotas, os processos de reestruturação e a privatização também foram temas nesta conversa.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris foi conhecer aquele que é o 16.º navio e o maior da frota da Princess Cruises. A bordo do Sun Princess, inaugurado a 28 de fevereiro deste ano, o embarque foi feito em Barcelona e levou-nos a Atenas e Civitavecchia, passando ainda por Palma de Maiorca e Sicília.

O “Dossier” desta edição é dedicado à Animação Turística. A pandemia já ficou definitivamente para trás e, neste mercado, vive-se um período de crescimento, com a introdução de novas tecnologias e a procura por experiências a trazerem novos públicos a Portugal e às empresas que se dedicam a esta atividade.

Além do “Check-in”, no qual o Conselho Editorial do Publituris dá as suas opiniões relativamente a várias questões, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Amaro F. Correia (docente), Pedro Tiago Mendes (Expertree), e Carlos Torres (jurista).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 430

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”

Segundo a Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o encerramento da base da Ryanair contribuiu para agravar a sazonalidade e provocou “uma redução da procura pelo destino”.

A Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria quer que o Governo Regional dos Açores elabore um plano de ação imediato para combater a sazonalidade no destino, que se agravou com o encerramento da base da Ryanair em Ponta Delgada.

De acordo com o jornal Açoriano Oriental, a posição da Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada surgiu depois de uma reunião na passada terça-feira, em que foi analisada e discutida a situação atual do setor.

Numa nota divulgada após a reunião, esta associação empresarial açoriana começa por considerar que o encerramento da base da Ryanair e a consequente redução de voos que o seu encerramento provocou “é um retrocesso” no modelo de acessibilidade à Região Autónoma dos Açores.

O encerramento da base da companhia aérea low cost contribuiu para agravar a sazonalidade e provocou “uma redução da procura pelo destino”, o que foi visível pelos dados da janeiro de 2024, que confirmaram uma descida de 6,7% na taxa de ocupação dos Açores no primeiro mês do ano, que foi acompanhada também pela queda do RevPAR, que decresceu 6,3%, tendo sido a quebra mais elevada do país e contribuiu para que os Açores sejam atualmente a terceira região portuguesa com menor RevPar.

No entanto, segundo a Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a maior quebra nem foi sentida ao nível da hotelaria, uma vez que o alojamento local, a restauração, o rent-a-car, a animação e outras atividades turísticas houve “decréscimos” que em alguns casos “ultrapassaram os 40%”.

Estas descidas, acrescenta a associação empresarial, mostram o “retrocesso que o turismo está a ter no Inverno IATA 2023/24”, muito por culpa da redução de lugares aéreos devido ao encerramento da base da Ryanair.

“Nas ligações para o continente português houve neste inverno um decréscimo de cerca de 11% de lugares o que corresponde a cerca de 50.000 lugares que podiam potenciar 150.000 dormidas”, assinala a associação.

A Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada diz que a “redução drástica das ligações operadas pela Ryanair no inverno IATA teve um impacto efetivo na procura pelo destino e, ao contrário do que se exigia, os voos não estão a acompanhar a disponibilidade que existe ao nível da oferta turística”.

Por isso, a associação empresarial açoriana considera que “a escassez de voos está a bloquear o setor do turismo” e lembra que, no caso dos Açores, “sem voos não há turismo”.

O problema é ainda mais agravado porque, nos Açores, “a promoção turística é débil”, sendo, por isso, necessário criar um “plano efetivo e adequado aos desafios” do setor turístico açoriano, que já gera cerca de 600 milhões de euros de PIB nos Açores mas que recebe “menos do que 1% de reinvestimento do governo em promoção”.

Apesar de tudo, a associação diz que existem boas perspetivas para o verão, esperando-se um aumento de 18% face ao período homólogo na capacidade aérea, ainda que, a nível doméstico, o crescimento previsto seja de apenas 4%, o que o que “evidencia uma perspetiva pouco animadora tendo em conta o peso e o potencial” do mercado nacional.

Recorde-se que, atualmente, o setor do turismo tem um peso determinante na economia regional dos Açores, representando cerca de 25 mil postos de trabalho diretos e indiretos, bem como cerca de 12% do PIB açoriano, além de ser um forte contributo para a fixação de população nas ilhas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Edição Digital

Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística

Recorde, nesta edição, o que foram os três dias do RoadShow das Viagens do Publituris. Também há entrevistas ao conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, à presidente da SATA, uma viagem no Sun Princess e um dossier dedicado à Animação Turística.

A próxima edição do jornal Publituris faz capa com a reportagem fotográfica da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris.

Durante três dias, o evento organizado pelo jornal Publituris passou pelo Meliá Braga, Meliá Ria Aveiro, tendo terminado no Lisbon Marriott Hotel, em que os 45 expositores tiveram oportunidade de mostrar as suas novidades a mais de 420 agentes que realizaram mais de 12.000 interações.

No último dia, em Lisboa, o RoadShow das Viagens do Publituris recebeu ainda a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pôde registar, em pessoa, o que os expositores deste evento do jornal Publituris trazem ao mercado nacional das viagens e turismo.

Nos “Destinos”, viajámos até Málaga para conhecer a construção de um destino inteligente que respeita os princípios de sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, governação e inovação. Foram estes os objetivos traçados e enumerados por Jacobo Florido Gómez, conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, na entrevista concedida ao jornal Publituris.

Na rubrica que comemora os 50 anos do 25 de abril, recordamos a capa publicada a 1 de abril de 1974 pelo jornal Publituris.

Nos “Transportes”, entrevistámos Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA. Há um ano à frente dos destinos do grupo de aviação açoriano, a responsável falou com o Publituris sobre a mudança de estratégia, que já está a permitir resultados históricos, nomeadamente nos mercados da América do Norte. As novas rotas, os processos de reestruturação e a privatização também foram temas nesta conversa.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris foi conhecer aquele que é o 16.º navio e o maior da frota da Princess Cruises. A bordo do Sun Princess, inaugurado a 28 de fevereiro deste ano, o embarque foi feito em Barcelona e levou-nos a Atenas e Civitavecchia, passando ainda por Palma de Maiorca e Sicília.

O “Dossier” desta edição é dedicado à Animação Turística. A pandemia já ficou definitivamente para trás e, neste mercado, vive-se um período de crescimento, com a introdução de novas tecnologias e a procura por experiências a trazerem novos públicos a Portugal e às empresas que se dedicam a esta atividade.

Além do “Check-in”, no qual o Conselho Editorial do Publituris dá as suas opiniões relativamente a várias questões, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Amaro F. Correia (docente), Pedro Tiago Mendes (Expertree), e Carlos Torres (jurista).

Leia aqui a edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell

As mil toneladas de SAF compradas pela Ryanair à Shell representam 200 voos de Stansted até Madrid.

A Ryanair anunciou a compra de mil toneladas de SAF (Sustainable Aviation Fuel) ao grupo Shell para abastecimento das suas aeronaves no aeroporto de Stansted.

De resto, esta compra dará para abastecer aviões para a realização de 200 voos entre Stansted e Madrid, informa a companhia aérea em comunicado.

O Memorando de Entendimento assinado entre a Ryanair e a Shell, em 2022, faz com que a companhia aérea lowcost tenha acesso a 360.000 toneladas de SAF entre 2025 e 2030, representando uma poupança de 900.000 toneladas em emissões CO2 e mostra as ferramentas que a Ryanair está a utilizar para descarbonizar, além de demonstrar o compromisso contínuo da Ryanair em atingir o net zero até 2050.

A Ryanair já avançou com os seus compromissos de descarbonização através do seu trabalho com o Trinity College Dublin no Centro de Investigação de Aviação Sustentável da Ryanair, e investindo fortemente em aeronaves de nova tecnologia, incluindo um investimento de 22 mil milhões de dólares na sua frota “Gamechanger”, que reduz as emissões de CO2 em 16%, e um investimento adicional de 40 mil milhões de dólares em 300 aeronaves Boeing 737 MAX-10 que reduzem as emissões de CO2 em 20% e o ruído em 50%, enquanto transportam 21% mais passageiros.

Thomas Fowler, diretor de Sustentabilidade e Finanças da Ryanair, avançou, durante a apresentação deste acordo que a Ryanair “continua a liderar o caminho da aviação sustentável. Ao utilizar SAF, as mais recentes tecnologias de motores e equipamento elétrico de assistência em terra, estamos a fazer investimentos significativos para descarbonizar as nossas operações e atingir os nossos compromissos de emissões líquidas zero de carbono até 2050 e 25% menos emissões de CO2 por passageiro/km até 2031”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Turismo

Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos

Francisco Calheiros foi reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal para o período 2024-2027, em representação da AHRESP.

A lista encabeçada por Francisco Calheiros para liderar a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi eleita para o próximo mandato de 2024 a 2027.

A eleição decorreu no dia 27 de março de 2024, em Assembleia Geral Eleitoral, tendo a lista única que se apresentou ao ato eleitoral recebido 94,9% do número total de votos expressos.

O presidente da CTP reeleito, Francisco Calheiros, “regista com satisfação a votação expressiva neste ato eleitoral, o que significa um voto de confiança dos associados da CTP nesta lista constituída pelos representantes do turismo nacional”.

Neste novo mandato, o presidente da CTP reeleito salienta pretender dar “continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do setor do turismo e em defesa dos interesses dos nossos associados”.

“Neste próximo triénio temos muitos desafios pela frente e são várias as prioridades estratégicas que definimos, sabendo bem as dificuldades que enfrentamos, numa conjuntura nacional e internacional de grande incerteza. Mas sou um otimista e sei bem que saberemos ultrapassar todos os obstáculos e continuar a fazer do turismo o motor da economia portuguesa”, frisa Francisco Calheiros.

Os novos órgãos sociais para o próximo mandato têm como presidente da Mesa da Assembleia Geral, a Sociedade Grupo Pestana, SGPS, S. A., representada por José Theotónio e como presidente do Conselho Fiscal a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S. A., representada por Jorge Rebelo de Almeida.

Para o triénio 2024-2027, a direção da Confederação do Turismo destaca como principais eixos estratégicos do novo mandato, num âmbito geral, a reforma do Estado; a execução do PRR; o PT2030; a fiscalidade e os custos de contexto e as questões da demografia.

Especificamente para o turismo, os temas prioritários da direção da CTP até 2027 são os apoios à consolidação e internacionalização das empresas; a transformação digital, a privatização da TAP e obviamente a decisão sobre o novo aeroporto.

Os órgãos sociais da CTP para o triénio 2024-2027 são:

Conselho Diretivo
Presidente: Francisco Calheiros (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)
Vice-presidente: Bernardo Trindade (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal)
Vice-presidente: Carlos Moura (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)
Vice-presidente: Pedro Costa Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agência de Viagens e Turismo)
Vice-presidente: Jorge Armindo Teixeira (APC – Associação Portuguesa de Casinos)
Vice-presidente: Rodrigo Pinto de Barros (APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo)
Vice-presidente: Vítor Costa (ATL – Associação Turismo de Lisboa – Convention and Visitors Bureau)
Vogal: Hélder Martins (AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve)
Vogal: Joaquim Robalo de Almeia (ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos)
Vogal: Luís Eduardo Miranda (ALEP – Associação de Alojamento Local em Portugal)
Vogal: José Luís Arnaut (ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.)
Vogal: Manuel Proença (Hoti Hotéis, SGPS, S. A.)
Vogal: Luís Rodrigues (TAP, Transportes Aéreos Portugueses, S. A)

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: José Theotónio (Grupo Pestana, SGPS, S. A)
Vice-presidente: António Moura Portugal (RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal)
Secretária: Rosa Maria Costa (Associação Visit Azores)

Conselho Fiscal
Presidente: Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S. A.)
Vice-presidente: António Jardim Fernandes (ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira)
Vogal: Frederico Sanches (CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe)

A tomada de posse dos novos órgãos sociais realizar-se-á no dia 11 de abril, às 15h00, no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro

De acordo com o relatório REDUNIQ Insights, a faturação dos negócios no Algarve cresceu 13% durante o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, tendo esta subida sido mais expressiva na faturação estrangeira (+ 16%), do que na faturação nacional (+ 11%).

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que decorreu no Autódromo Nacional do Algarve no último fim de semana, provocou um aumento de 13% das compras na região, numa subida que foi mais expressiva entre os estrangeiros, segundo o relatório REDUNIQ Insights.

O relatório, acrescenta a REDUNIQ, a maior rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da UNICRE, concluiu que “entre 22 e 24 de março de 2024, e face ao período do evento do ano passado (de 24 a 26 de março de 2023), a faturação dos negócios no Algarve cresceu, tendo esta subida sido mais expressiva na faturação estrangeira (+ 16%), do que na faturação nacional (+ 11%)”.

No domingo, dia 24 de março, data em que decorreu a corrida principal do Grande Prémio, registou-se um aumento da faturação e do número de transações de 22% e 21%, respetivamente, face ao dia 26 de março de 2023, quando decorreu a corrida principal da prova do ano passado.

“Esta performance positiva vem corroborar as estimativas de impacto económico de cerca de 80 milhões de euros e perto de 200 mil pessoas na assistência partilhadas pelo Turismo do Algarve e pelo Autódromo Internacional do Algarve (AIA) aquando da realização desta que é a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Moto GP”, afirma Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights.

No que diz respeito à faturação estrangeira, indica o relatório, o maior contributo veio do Reino Unido, que representou 11% do total de faturação em Faro no fim de semana da competição, seguindo-se a Irlanda e a Alemanha com 8% e 5%, respetivamente, e que “revalidam o top de nacionalidades registado também no evento do ano passado”.

Já no que diz respeito ao valor da compra média, o destaque foi para a Irlanda, que registou um valor de aproximadamente 102 euros por compra durante o fim de semana do Grande Prémio de Portugal de MotoGP.

“A realização deste género de eventos, e particularmente uma semana antes da Páscoa, acaba por atrair muitos consumidores estrangeiros para a região do Algarve, mas também uma elevada afluência, tanto nacional, como internacional, de interessados por esta competição, que é tão reconhecida a nível mundial”, acrescenta Tiago Oom.

A restauração (+17%), o retalho alimentar tradicional (+17%) e a hotelaria e atividades turísticas (+12) foram os setores de atividade que maior aumento de faturação registaram durante a realização da prova, com o relatório a especificar que a faturação estrangeira a aumentou 19%, 18% e 14% nestas categorias, respetivamente.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026

O primeiro dos iates de luxo da Four Seasons, que vai contar com 95 suítes, vai começar a navegar nas Caraíbas, em janeiro de 2026, sendo posteriormente posicionado no Mediterrâneo.

A Four Seasons vai entrar no negócio do turismo marítimo e prepara-se para lançar, em 2026, uma linha de iates de luxo, cujo primeiro navio já está a ser construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, e que entra em operação em janeiro de 2026.

De acordo com a publicação britânica Travel Weekly, o primeiro dos iates de luxo da Four Seasons, que vai contar com 95 suítes, vai começar a navegar nas Caraíbas, sendo posteriormente posicionado no Mediterrâneo.

Ao longo do primeiro ano de operação, o primeiro iate de luxo da Four Seasons vai visitar mais de 130 destinos em 30 países, itinerários que podem ser combinados e que permitem até incluir pré e pós-tours nos portos de embarque, com alojamento em hotéis da Four Seasons.

Nas Caraíbas, os primeiros itinerários desta embarcação têm a duração de sete noites e vão visitar St Barths, Nevis, Granadinas, Santa Lúcia, Barbados, Martinica, Guadalupe, Curaçao e Aruba.

A partir de março, o iate de luxo da Four Seasons muda-se para o Mediterrâneo, onde o navio começa a realizar itinerários a partir de dia 26, neste caso, com escalas na Croácia, Gibraltar, ilhas gregas, Montenegro, Itália, Espanha e Turquia.

Além de 95 suítes para alojamento dos passageiros, o primeiro iate de luxo da Four Seasons vai contar também com 11 opções gastronómicas, oferta de spa e bem-estar, e piscina exterior de generosas dimensões, uma vez que conta com quase 19 metros de comprimento e cinco metros de largura, sendo considerada a maior existente num navio.

“Estamos entusiasmados por mostrar destinos de tirar o fôlego e o design de classe mundial que aguardam os hóspedes a bordo do Four Seasons Yachts à medida que nos aproximamos da nossa temporada inaugural em 2026”, afirma Alejandro Reynal, presidente e CEO da Four Seasons.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo

A Delta foi considerada, pela análise da Brand Finance, como a companhia aérea mais valiosa do mundo. De resto, os três primeiros lugares são liderados por companhias aéreas dos EUA.

Segundo a análise anual da Brande Finance, a Delta é a companhia aéreas mais valiosas do mundo, com um valor de 10,8 mil milhões de dólares (cerca de 9,96 mil milhões de euros), correspondendo a uma subida de 21% face ao ranking anterior.

O ranking coloca, de resto, três companhias aéreas norte-americanas nos três primeiros lugares, sendo o segundo lugar ocupado pela American Airlines, com um valor de 10,2 mil milhões de dólares (cerca de 9,4 mil milhões de euros) e uma subida de 21% face a 2023, e a terceira posição pela United Airlines, atribuindo-lhe um valor de 8,7 mil milhões de dólares (cerca de 8 mil milhões de euros), uma evolução de 11% relativamente ao ranking do ano passado.

As restantes sete posições do ranking das companhias aéreas da Brand Finance pertencem a: 4.ª Emirates (6,6 mil milhões de dólares); 5.ª Southwest (5,4 mil milhões de dólares; 6.ª British Airways (3,2 mil milhões de dólares); 7.ª Qatar Airways (3,1 mil milhões de dólares); 8.ª Air Canada (2,8 mil milhões de dólares); 9.ª China Southern Airlines (2,8 mil milhões de dólares); e 10.ª Ryanair (2,5 mil milhões de dólares).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%

A partir desta quarta-feira, 27 de março, a TAAG Linhas Aéreas de Angola aumenta de 1% para 6% a comissão atribuída às agências de viagens em todas as emissões efetuadas através de BSP, para bilhetes emitidos em Portugal, em voos internacionais ou regionais.

A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir desta quarta-feira, 27 de março, “todas as emissões efetuadas através de BSP, para bilhetes emitidos em Portugal, em voos internacionais ou regionais” passam a contar com uma comissão de 6%.

“A partir de 27 de março de 2024, a comissão de vendas em todas as emissões efetuadas através de BSP, para bilhetes emitidos em Portugal, em voos internacionais ou regionais, com a chapa da TAAG (118), será alterada de 1% para 6%”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

A companhia aérea angolana explica o aumento da comissão para as agências de viagens “com o objetivo de alinhar a TAAG Linhas Aéreas de Angola com a situação atual do transporte aéreo”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.