Açores aposta em promoção concertada de eventos
Vítor Fraga, secretário Regional do Turismo e Transportes dos Açores, frisou que esta estratégia já tem apresentado resultados.
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O Secretário Regional do Turismo e Transportes destacou, em Santa Maria, a importância da promoção concertada de eventos para a captação de fluxos turísticos para a Região, salientando que esta aposta, assumida há cerca de um ano, já tem apresentado resultados.
Vítor Fraga, que falava na abertura do 30.º Festival Maré de Agosto, revelou que, fruto desta estratégia, aumentou em 23% o número de passageiros transportados este ano para Santa Maria, pela SATA e pela Atlânticoline, por ocasião da realização deste festival.
“Isto não surge por acaso, surge sim pelo trabalho feito ao nível da promoção e da organização”, frisou o titular da pasta do Turismo, recordando que estes eventos fazem sentido numa ótica de política de turismo se forem devidamente divulgados e trouxerem efectivamente fluxos turísticos para a Região.
O Secretário Regional recordou ter anunciado, na abertura do Festival Maré de Agosto de 2013, que o Turismo dos Açores iria promover de uma forma concertada junto dos mercados emissores os principais eventos que se realizam na Região, apontando este festival como um exemplo dessa estratégia.
“Esse trabalho de promoção surge porque a Maré de Agosto tem todas as condições para isso, sendo um ponto de referência e um elemento valorizador da oferta turística, uma referência em festivais nacionais e internacionais e um fator significativo na captação de fluxos, além de contribuir para dinamizar a economia local, um dos objetivos da nossa política do turismo”, afirmou Vítor Fraga, defendendo que ”a Região promove-se destacando as particularidades do que de melhor existe em cada uma das ilhas”.
Na sua intervenção, Vítor Fraga salientou ainda a importância do novo modelo que vai reger as acessibilidades para a Região, resultante da alteração das obrigações de serviço público no transporte aéreo, que se assume como um importante elemento para a captação de fluxos turísticos.
O Secretário Regional referiu que cabe às entidades, públicas, mas também às privadas, utilizar as novas tecnologias, que permitem atingir novos segmentos de mercado, frisando que “passamos agora a ter condições para captar esses fluxos, que contribuem de forma determinante para reduzir os efeitos da sazonalidade”.
Nesse sentido, destacou o potencial turístico de Santa Maria, que viu aumentar, entre janeiro e junho deste ano, o número de passageiros em 56%, e verá as suas ligações semanais a Lisboa duplicadas com o novo modelo de transporte aéreo.