WTM América Latina cresce mais de 20% nos visitantes
Feira no Brasil começou esta quarta-feira e termina sexta-feira, 25 de Abril, com mais de 1.200 expositores.
Patricia Afonso
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A 2.ª edição da World Travel Market (WTM) América Latina, que realiza-se entre 23 e 25 de Abril em São Paulo, no Brasil, registou, apenas no primeiro dia, um crescimento de 24% nos visitantes, prevendo-se que, no total dos três dias, cerca de 11 mil pessoas possam passar pelo Transamerica Expo Centre.
A inauguração da feira contou com a presença do ministro do Turismo brasileiro, Vinicius Lages; o director do portefólio de viagens de lazer da Reed Travel Exhibitions – organizadora da feira –, Craig Moyes; o director da WTM América Latina, Lawrence Reinisch; o director executivo da OMT, Márcio di Paula; e o director da Braztoa, Marco Ferraz.
Craig Moyes, da Reed Travel Exhibitions, deu início aos discursos, afirmando que o Brasil vive “tempos excitantes e interessantes”, com a realização do Mundial de Futebol. Referindo que o inbound no Brasil, em 2013, teve um impacto de cerca de dois mil milhões de dólares na economia brasileira, o responsável disse que a “Reed Travel Exhibition está satisfeita em desempenhar um papel, embora pequeno, significativo nessa época.” “Os negócios promovidos e fechados na WTM América Latina nos próximos anos ajudarão ainda mais a consolidar o crescimento do continente no sector mundial de viagens” acrescentou.
Seguiu-se o director da WTM América Latina, segundo o qual, “o Brasil, na última década, ultrapassou um período muito interessante”, com um crescimento “incrível” da classe média e um “fosso” cada vez menor “entre os muito ricos e os muito pobres,” Uma democracia que existe e é promovida pelo próprio Turismo, considerou Lawrence Reinisch, adiantando que o Brasil, à semelhança de outros destinos latino-americanos, tem vindo a tornar-se “um grande mercado, extremamente atractivo, para destinos de todo o mundo.” É precisamente por estas razões, que o responsável da WTM disse ser necessário “estimular mais e mais o outro lado da moeda, o turismo inbound. Esta é uma das forças económicas mais dinâmicas e onde um pequeno investimento pode ter um retorno fantástico.”
Já Marco Ferraz, director da Braztoa, destacou dois projectos-lei aprovados recentemente, embora ainda sujeitos a sanção pela Presidente do país: a criação de vistos electrónicos para os estrangeiros que visitam o Brasil e a regulamentação da profissão do agente de viagem.
Por sua vez, o director executivo da OMT frisou que a WTM América Latina “tem todas as condições para contribuir decididamente para o Turismo na nossa região, ao providenciar este grande encontro entre destinos turísticos, empresas especializadas, entidades, compradores e vendedores da região e fora.” Márcio di Paula indicou, ainda, que a América Latina deverá crescer, este ano, entre os 3 e 4%, “mais perto da média mundial”, que deverá registar uma evolução entre os 4 e 4,5%,
Por fim, o ministro do Turismo brasileiro salientou que o Brasil tem vindo a afirmar-se como “um grande destino de eventos e negócios”, como são exemplo o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos de 2016, ressalvando que é preciso continuar o trabalho para captar mais e novos eventos. Vinicius Lages defendeu que a WTM América Latina “consolida-se como mais uma oportunidade de negócios para o turismo brasileiro e da região. Os mais de 60 países aqui presentes demonstram a importância deste evento.”
* A jornalista viajou para São Paulo a convite da WTM