Visit Lisboa é a região mais falada no Facebook
O mural do Porto e Norte é o mais activo e a página da Madeira é a que mais interage com os fãs, segundo a E.Life Portugal.
Raquel Relvas Neto
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
A E.Life Portugal – empresa especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do Relacionamento nas redes sociais – comparou a performance de sete páginas de regiões de turismo de Portugal continental, avaliando a capital e regiões de Norte a Sul, e ilhas, nomeadamente: Visit Lisboa, Turismo Porto e Norte, Turismo do Centro, Turismo do Alentejo, Visit Algarve, Visit Azores e Turismo da Madeira.
O estudo, que recolhe dados entre 1 de Janeiro e 31 de Março, revela que Lisboa é a região turística portuguesa com mais fãs na rede social, com um total de quase 310 mil seguidores, tendo conquistado no período em análise cerca de 34 mil novos fãs. A este título, Lisboa junta o da região mais falada na rede, com um índice de talking about superior a 900 mil. No pódio das regiões de turismo com mais fãs no Facebook, encontram-se, ainda, o Alentejo (90 mil fãs) e a Madeira (49 mil fãs).
No primeiro trimestre do ano, a página do Turismo do Porto e Norte de Portugal – que contabiliza 29 mil fãs – foi a mais ativa com um total de 656 posts, ao contrário das dos Açores, Algarve e Lisboa que, conjuntamente, não atingem nem metade do número de publicações do mural do Norte. A Madeira é quem mais interage com os seguidores através do Facebook: durante o tempo do estudo, o mural madeirense registou quase 128 mil interações, entre 101 mil likes, mais de dois mil comments e 24 mil shares. No entanto, é a página lisboeta que arrecada mais likes (104 mil) e mais comentários (mais de 2.500).
De entre as sete páginas analisadas, a dos Açores é a que mais se destaca quando o tema é a taxa de engagement – métrica que relaciona o volume de interações com o número de posts e de fãs. É a região com menos fãs (cerca de oito mil), mas a página açoriana lidera nesta métrica com uma taxa de 1,077 por cento. O Algarve é também uma das regiões que apresenta uma elevada taxa de engagement – 0,980 por cento –, enquanto que o último lugar pertence a uma das regiões com mais fãs: o Alentejo.