Agrupamento RAVT factura 35 milhões de euros
Depois dos objectivos atingidos em 2013, Maria José Silva, CEO da RAVT, mostra-se optimista para este ano, revelando que as agências de viagens do agrupamento já registam um crescimento nas vendas no primeiro trimestre.
Raquel Relvas Neto
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A convenção anual da RAVT, que decorreu este fim-de-semana em Coimbra, reuniu um maior número de pessoas a participar na convenção, com 85% das agências do agrupamento a marcarem presença, indicou, ao Publituris, Maria José Silva, CEO da RAVT.
Na ocasião, a responsável do agrupamento de agências de viagens, que conta, actualmente com 62 balcões de 42 empresas sobretudo na região Centro Norte do País, aproveitou para transmitir os números atingidos em 2013, que se revelou um ano positivo, pois “há muitos anos que não atingíamos objectivos assim (…) atingimos 80% dos objectivos previstos”
Ao nível de ‘rappel’, a RAVT alcançou “valores acima do que estávamos à espera”, assim como na produção onde se registou um crescimento de 25%, atingindo 35 milhões de euros, 60% dos quais em produto lazer e 40% correspondente a vendas realizadas na aviação.
Também ao nível da rentabilidade “foi melhor do que nos outros anos”, justificado pelo decréscimo de promoções existentes no mercado. Segundo dados levantados por Maria José Silva existiram, em 2013, menos 59% de promoções no mercado comparativamente com 2009. Face a 2012, o decréscimo foi na casa dos 7%.
A responsável considera que “este acréscimo de vendas e sustentabilidade é pequeno, mas, comparativamente, com os outros anos é animador e motivante”. A RAVT tem também ganho ‘share’ no mercado, segundo a responsável o agrupamento encontra-se já em quinto lugar no ranking de grupos de agências de viagens no País.
Entre os destinos mais vendidos, sobressai o produto sol e mar, com destaque para Cabo Verde; hotelaria; city-breaks; circuitos; Sul de Espanha, Algarve; Turquia; Tunísia; Marrocos; Caraíbas; Baleares e Canárias.
Nos principais fornecedores da RAVT destacam-se os operadores turísticos Soltour, Solférias e Nortravel, assim como as centrais de reserva.
Quanto a 2014, Maria José Silva indica que as agências de viagens do agrupamento já apresentam um crescimento de 22%, “o que indica que pelo menos metade do Verão está garantido”. Isto foi fruto especialmente, segundo a responsável, da aposta nas vendas antecipadas, pelas quais têm sentido uma “boa procura” do mercado.
Contudo, a responsável admite actualmente um aumento da oferta no mercado face ao ano anteror: “Considerando o panorama que estamos a prever agora, a produção neste momento, começamos a ver a oferta com algum excesso, principalmente em charter. Não existe um movimento tão grande de procura para encher os charters”.
No entanto, Maria José Silva tem perspectivas animadoras para este ano, mas espera que não haja alguma notícia negativa que interfira com a dinâmica do mercado.
Apoio à candidatura de Pedro Costa Ferreira
A RAVT aproveitou a convenção anual para anunciar publicamente o apoio à candidatura de Pedro Costa Ferreira a um novo mandato à presidência da APAVT – Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo. Já em comunicado, Maria José Silva fundamenta as razões do apoio: “o sector necessita de união; 2) o apoio a uma única associação do sector aporta força, representatividade, permite mostrar a capacidade de diálogo e de concorrência activa entre os vários tipos de redes, dos diversos tamanhos, sob as mais variadas tipologias de gestão e administração, bem como o diálogo entre as várias empresas sejam elas concorrentes ou fornecedores com as suas diversas actividades, que conferem dinâmica e estimulam a economia; 3) Considerando a premissa, cada vez mais acentuada, da capacidade de protecção do consumidor e da melhoria de serviços que lhe são prestados; 4) considerando ainda que existem processos importantes pendentes que necessitam de alguma continuidade de visão desta direcção”.