Rui Moreira toma posse como presidente da ATP
Combate à sazonalidade, o aumento das receitas provenientes do turismo e o incremento das dormidas de estrangeiros são as prioridades da nova direcção.
Raquel Relvas Neto
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A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), entidade responsável pela promoção externa da região Porto e Norte de Portugal, realizou esta segunda-feira, 31 de Março, na Pousada do Freixo, no Porto, a cerimónia oficial de tomada de posse dos novos corpos sociais para o triénio de 2014-2016.
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, assume a presidência da Direcção desta associação, enquanto a vice-presidência é assegurada por Rodrigo Pinto de Barros, em representação da Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração (APHORT), e por Nuno Botelho, pela Associação Comercial do Porto. A assembleia-geral será presidida por Lino Ferreira em representação da Área Metropolitana do Porto.
Os novos órgãos sociais para o triénio 2014-2016 incorporam representantes das principais entidades associadas da ATP, desde autarquias, associações do sector e entidades institucionais, empresas públicas e privadas (nas áreas da hotelaria, Destination Management Companies (DMC), transportes, museus e operadores turísticos).
No seu discurso de tomada de posse, Rui Moreira salientou que a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal tem uma grande responsabilidade: “A responsabilidade de transformar o que começou por ser visto como um dos destinos da moda, num destino turístico consolidado. O paradigma dos voos low-cost a puxarem pelo desenvolvimento do turismo do Porto, tem que ser transformado no paradigma do Porto e da região Norte a puxarem pelo aeroporto, pelas companhias aéreas, pelos operadores turísticos”.
E acrescentou ainda “temos uma cidade fantástica, tanto do ponto de vista da sua monumentalidade como do ponto de vista da forma como acolhe o turista, pelo que, se fizermos bem o nosso trabalho de casa e se soubermos promover bem externamente o destino, então só podemos ter sucesso”.
Essa é a missão da nova direcção, que assume como objectivos estratégicos: o combate à sazonalidade, o aumento das receitas provenientes do turismo e o incremento das dormidas de estrangeiros na região Porto e Norte, dando cumprimento aos objectivos estratégicos delineados pelo Turismo de Portugal, em estreita parceria com os associados privados do sector.
A estatégia a implementar assenta num novo modelo organizacional que irá abranger a gestão, financiamento, angariação e relacionamento com os associados (públicos e privados) e que, sob alçada da ATP, vai integrar o acolhimento, a comercialização, o apoio à venda e a comunicação/promoção da marca Porto e Norte de Portugal.