Patricia Afonso
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O stand da APAVT e da Travelport na BTL tem, em 2014, mais de 700 m2, o que representa uma duplicação face ao ano passado. Algo que tem acontecido nos últims três anos, desde que a associação e a empresa formaram parceria e criaram uma área de exposição conjunta na Feira Internacional de Turismo de Lisboa.
No ‘Porto de Honra’ realizado pela APAVT e pela Travelport, esta quarta-feira, primeiro dia da BTL2014, para dar as boas-vindas aos presentes, Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, afirmou que três anos após a criação da área, esta “é hoje o maior stand da BTL”, sendo que conta com 53 pontos de venda.
Ao jornalistas, Pedro Costa Ferreira disse: “Mais do que duplicámos o espaço desde 2011 três vezes. A saber: quando chegámos ao stand, em 2012, a primeira ideia era um stand de 70 m2, nesse mesmo ano acabou por ter 144 m2, antes de nascer já tinha duplicado. No ano passado, tivemos cerca de 350m2, voltámos a duplicar. E hoje são 756 m2.” “Ainda mais importante, não só voltámos a duplicar, como duplicámos sobre uma área já bastante superior. Claro que estamos bastante felizes, é uma aposta muito grande nossa, dos nossos parceiros e, sobretudo, dos nossos associados, que, aparentremente, percebem o retorno deste nosso esforço e nele participam, também com isso dando origem a mais retorno.”
Questionado se se pode considerar este aumento e presença de associados um sinal do associativismo no sector, o presidente da APAVT afirmou: “É um sinal de que o associativismo, quando assumido, produz economias de escala inatíngiveis individualmente. Acho que quem cá está, fica muito maior por estar cá, não apenas os associados, como a APAVT. Mas isso é o segredo, a alma de fazermos coisas juntos e uma grande parte da alegria deve-se a isso, fazer coisas juntas.”
Por sua vez, António Loureiro, regional country manager da Travelport: “Para ter este espaço tens que ter outras entidades além dos agentes de viagem. Evidentemente que são investimentos caros e que uma APAVT não conseguiria rentabilizar. Mais, penso que todos caminhamos para tornar isto uma fonte de receita da própria APAVT, não da Travelport, não queremos ter custos, mas não queremos ganar dinheiro como evento, apenas ajudar e investir onde achamos que devemos, que é junto dos nossos parceiros, neste caso, os agentes de viagem.”