Grupos hoteleiros criam ‘Feel Portugal’
O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação para lançar acções promocionais comuns no estrangeiro.
Raquel Relvas Neto
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
A ‘Feel Portugal’ é a mais recente iniciativa privada para promover o destino Portugal nos mercados emissores. O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação jurídica que visa lançar acções promocionais comuns no estrangeiro “para mostrar o nosso destino a potenciais clientes”.
Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, explicou ao Publituris que a ‘Feel Portugal’ trata-se de um “conjunto de empresas, que há cerca de seis meses trocaram impressões no sentido de desenvolver acções concretas de promoção em vários mercados emergentes”. O responsável esclareceu que a criação da associação jurídica ‘Feel Portugal’ foi uma necessidade para que se pudessem candidatar a fundos públicos disponibilizados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “mas trata-se de uma associação informal”.
Uma das metas da Feel Portugal será aparecer juntos em feiras internacionais do sector turístico, promover acções promocionais “onde iremos convidar agentes de viagem e ‘decision makers’ a visitar o nosso destino, concretamente a região Norte, Lisboa e o Algarve, ficando nas nossas unidades, com o apoio da TAP nas viagens”. Estas iniciativas pretendem traduzir-se em “incentivos para vendas do destino Portugal”.
Inicialmente, a Feel Portugal tem o seu foco direccionado ao mercado alemão, “porque acreditamos que temos um grande potencial de crescimento”. Pedro Lopes descreve que a principal motivação de férias (80%) do alemão cinge-se ao sol e praia e ao descanso em família, segmento no qual se enquadra a oferta que as empresas que integram a ‘Feel Portugal’ disponibilizam. Dos 100% dos alemães que viajam, apenas 1,3% é que escolhem Portugal, refere o administrador do Grupo Pestana: “Portugal tem um trabalho a fazer para captar mais alemães, (…) não nos parece difícil crescer mais neste mercado”. Neste sentido, a TAP, parceira da Feel Portugal, está também a desenvolver novos voos para a Alemanha, nomeadamente para Hannover no próximo Verão IATA.
Pedro Lopes indica que, “se a primeira acção, que ainda não está definida, correr bem, avançaremos para outros mercados”.