Crescimento do turismo na Madeira deve manter-se em 2014
A secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes classifica 2013 como um ano “muito bom”.
Carina Monteiro
Compare e reserve estacionamento nos aeroportos através de Parkos
Africa’s Travel Indaba regressa a Durban entre 13 e 16 de maio
NAV implementa novo sistema em Lisboa que pode reduzir atrasos nos voos
Grupo Norwegian transporta 2,2 milhões de passageiros em abril
Bestravel celebra aniversário com descontos e campanha de responsabilidade social
BPI prevê um crescimento “mais modesto” do turismo em Portugal para 2024, mas aponta oportunidades a ter conta
B travel com nova loja em Leiria
Estudo da Condé Nast Johansens diz que mulheres ultrapassam os homens nas viagens de luxo
Pegasus abre rota direta entre Edimburgo para Istambul
TAP com prejuízo de 71,9 milhões de euros, mas melhores resultados operacionais
Até Novembro, a Madeira cresceu 8% em dormidas e hóspedes, o que leva a secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, a classificar o ano de 2013 como “muito bom”.
“Olhando para que o são as expectativas e contactos do sector na Madeira para 2014, acredito que será um ano de continuidade dos resultados de 2013”, afirma. Quanto ao comportamento dos mercados, os países do Norte da Europa, como Reino Unido e Alemanha, apresentaram resultados “muito bons”. O mesmo sucedeu com o mercado francês, que registou “um grande crescimento”. A responsável destaca, ainda, “a óptima recuperação do mercado português, excedendo as expectativas”. De uma maneira geral, e sobretudo a partir deste Inverno, os países da Escandinávia também deram sinais positivos, assim como os pequenos mercados para a Madeira, como Holanda, Áustria, e mercados emergentes como a Rússia.
Questionada sobre a operação da Escandinávia para este Inverno que previa a chegada de 12 mil turistas à Madeira, Conceição Estudante diz que ainda não se podem fazer balanços, porque o Inverno ainda não terminou. No entanto, mostra-se optimista face aos resultados: “Penso que os números poderão ser atingidos, porque os dados do princípio da operação indiciam que o crescimento poderá dar cumprimento a essa expectativa”.
Em 2014, a Madeira vai continuar a trabalhar “com mais e melhores produtos”. Além do incremento dos produtos tradicionais, a região “vai dar enfoque às áreas do turismo activo e desportivo, bem como às actividades ao ar-livre. “Os números deste turismo não são comparáveis com os produtos tradicionais, mas também são importantes, na medida que têm um potencial de crescimento. O nosso ‘target’, sobretudo no Inverno, é sempre o cliente tradicional da Madeira, o cliente sénior, que não trabalha de uma forma continuada e que pode viajar durante o período de Inverno. Na Europa, é uma população com uma tendência de crescimento muito grande”.
*A jornalista encontra-se em Madrid a convite da Fitur.