Heart & Journeys: nova agência de turismo solidário
Inicialmente, a agência de turismo solidário irá comercializar pacotes turísticos para o Porto.
Raquel Relvas Neto
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A Heart and Journeys é a mais recente agência de turismo solidário a operar no mercado nacional.
Henrique Vasconcelos, um dos fundadores do projecto em parceria com Rosário Calheiros, explica que esta ideia surgiu com o objectivo de “combater a desigualdade social no acesso ao turismo, proporcionar experiências memoráveis envolvendo-se com a comunidade local através do voluntariado e dar a conhecer o Portugal mais genuíno”.
Segundo o responsável, a Hearts&Journeys será especializada na comercialização de pacotes turísticos associados ao Turismo Solidário e Turismo Social em Portugal, inicialmente no destino Porto. Os pacotes caracterizam-se por incluir acções de voluntariado na comunidade local em tempo parcial. “No restante tempo, o turista poderá usufruir dos nossos tours que têm como objetivo levar aos locais mais típicos e emblemáticos do destino. O que propomos vai de encontro a um novo segmento que procura uma experiência autêntica e com uma forte componente de partilha humana”. Para promover a inclusão social, por cada pacote vendido a agência irá oferecer uma experiência turística a jovens com carências económicas ou desempregados, que de outra forma não teriam acesso ao turismo.
“O mercado que pretendemos atingir é o mercado do voluntarismo do Reino Unido, este mercado apresenta valores muito expressivos, segundo Tourism and Marketing Research (2008) existem cerca de 1,6 milhões de voluntaristas ao ano, o valor de mercado é cerca de 1,53 mil milhões de euros e previu uma taxa de crescimento de 5-10% nos 5 anos seguintes”, esclarece Henrique Vasconcelos, que indica que o voluntarismo “combina uma viagem de lazer com uma oportunidade de ajudar a comunidade no destino turístico. O voluntariado pode ser o objectivo principal da viagem ou apenas parte do roteiro”.
Henrique Vasconcelos realça que esta iniciativa destaca-se por tornar o turista um elemento de mudança social ao intervir na comunidade, bem como a potenciação de experiências turísticas completamente “novas e únicas” em Portugal em que integram uma componente de voluntariado e de lazer; “um modelo de viagem organizado e flexível onde temos tours acompanhados por um guia aos locais mais tradicionais e emblemáticos e que para os turistas mais independentes poderão explorar a cidade sozinhos através do acesso a um mapa virtual gratuito”.
“Por último, e muito importante a componente social que será doação de experiências turísticas tornando a nossa missão real promovendo um Turismo mais justo e inclusivo”, conclui.