Rede colombiana Evoca Historic Boutique Hotels promove-se em Portugal <div class="camera_title"></div>
O Grupo Evoca Historic Boutique Hotels, rede de 13 hotéis de charme de Cartagena de Indias, veio a Portugal promover a sua oferta.
Carina Monteiro
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O Grupo Evoca Historic Boutique Hotels, rede de 13 hotéis de charme de Cartagena de Indias, veio a Portugal promover a sua oferta. “Levar turistas portugueses a conhecer Cartagena foi o objectivo, refere María Claudia Sandrock”, gerente da rede de hotéis, para quem, apesar de Portugal e a Colômbia serem “países irmãos”, ainda não se conhecem.
A maioria dos hotéis localiza-se dentro da muralha da cidade de Cartagena, no Norte da Colômbia, em antigas casas coloniais, reconstruídas para alojamento hoteleiro. Com uma média de 8 quartos por unidade, os hotéis são diferentes entre si, apresentando interiores de estilo moderno, histórico ou étnico. Estão divididos em duas gamas: Evoca e Evoca Superior. O que as diferencia é o tamanho dos quartos. Nas unidades Evoca Superior, as áreas dos quartos podem chegar aos 80 metros quadrados. Estes hotéis são um produto nicho, apenas 10% dos hóspedes são oriundos do mercado nacional, sendo os mercados internacionais mais importantes o norte-americano, inglês, alemão e escandinavo. A rede possui, ainda, um hotel naIsla Múcura, a duas horas de barco do centro de Cartagena.
Esta viagem a Portugal, serviu para explorar o mercado protuguês. A rede estuda a possibilidade de realizar uma fam trip para operadores, agentes e imprensa.
Portugueses na Colômbia
Segundo os dados oficiais, em 2012, chegaram 4923 portugueses ao território, ou seja, 20,2% mais do que em 2011. A maioria, cerca de 55%, vieram para trabalhar ou em negócios.
A Colômbia pretende afirmar-se, até 2016, como o sexto destino de férias para os portugueses. A estratégia passa por captar turistas portugueses que escolhem destinos de sol e praia na América Latina, como México, a República Dominicana ou Cuba, e redireccioná-los para opções em território colombiano.
Somente nos últimos anos, tem havido uma relação mais dinâmica entre os dois países. Em entrevista recente à Publituris, María Claudia Lacouture, Presidente da Proexport Colombia, congénere da AICEP, afirmou: “Nunca antes se discutiu tanto o investimento da Colômbia em Portugal ou de Portugal na Colômbia, porque apesar de ser dois países terem boas relações históricas, a verdade é que os passos concretos foram tardando a dar. O que em boa hora se descobriu é que há uma grande afinidade entre os dois povos e os portugueses estão muito confortáveis quando estão na Colômbia e sentem-se verdadeiramente em casa”.
A Proexport Colômbia abriu no ano passado um escritório em Portugal com o intuito de “fortalecer relações, especialmente no turismo, investimento e exportações. “Estamos ansiosos e empenhados em concretizar a abertura de uma rota aérea directa que ligue os dois países e reduza custos e distâncias. Paralelamente estamos a arrancar com a disseminação da campanha mundial da Colômbia enquanto destino turístico, pelo que as acções serão aprofundadas e adequadas a cada um dos mercados, sendo Portugal um dos países visados”, concluiu.
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