EIBTM: “Portugal pode ser mais apetecível para Espanha devido à crise”
O Turismo de Portugal (TP) reduziu a sua área expositiva na EIBTM, mas a participação privada está ao nível de 2011. Para o coordenador do TP em Espanha, Portugal enquanto destino de negócios pode ser mais atractivo para os espanhóis, na actual situação económica.
Tiago da Cunha Esteves
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A crise económica que se intensifica em Espanha pode tornar o mercado do turismo de negócios português mais ‘apetecível’ para os vizinhos espanhóis. Essa é, pelo menos, a convicção do coordenador da equipa do Turismo de Portugal em Espanha, Miguel Perestrello.
“Espanha não terá em Portugal o seu principal mercado em termos de turismo de negócios. Mas acredito que Portugal pode ser encarado como uma opção mais económica, devido à proximidade e relação preço/qualidade”, disse, à Publituris, o responsável, na EIBTM, feira que termina esta quinta-feira em Barcelona.
Este ano, Portugal está representado com o mesmo número de expositores em relação ao ano passado (36 empresas e 4 Convention Bureaux), mas com menos 100 m2 de área de exposição. “O interesse é verificado pela participação do sector privado, que se mantém. Mas reajustámos os investimentos em função das nossas dificuldades. É preciso optimizar”, justifica Miguel Perestrello, adiantando que, neste momento, a participação do Turismo de Portugal em feiras em Espanha está reduzida à EIBTM e FITUR.
O balanço que o responsável faz do evento era positivo, até esta quarta-feira, especialmente em termos de procura por parte de novos mercados. “Nota-se uma participação internacional de grande peso. Recebemos já profissionais de mercados como o indiano e colombiano, que tradicionalmente não nos procuram. O Brasil mantém muitos agendamentes, mas há maior abertura a outros mercados”, conclui.
*em Barcelona