Uma das operações charter terá como destino o Aeroporto de Beja, no Alentejo
Derrapagem nas contas do Aeroporto de Beja
O Aeroporto de Beja, cuja abertura tem sido adiada sucessivamente, já custou cerca de 35,4 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros do que o inicialmente estimado – 31,4 milhões de euros.
Patricia Afonso
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Os encargos públicos com o Aeroporto de Beja, cuja abertura à aviação civil tem sido adiada sucessivamente desde 2008, rondam os 35,4 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros do que o inicialmente estimado – 31,4 milhões de euros. Os valores foram divulgados esta sexta-feira, 26 de Novembro, pelo Tribunal de Contas (TC), segundo o qual a derrapagem nos valores deverá crescer mais 39 milhões de euros, totalizando o custo do projecto em cerca de 74,3 milhões de euros.
Os valores pagos pelos contribuintes até ao momento incluem custos com expropriações de terrenos, empreitadas, aquisições de bens e serviços e com a estrutura e o funcionamento da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB).
Apesar da auditoria do TC, no contraditório do relatório, a EDAB explica que os 74 milhões de euros agora previstos “não se referem à operação imediata da infra-estrutura, mas àquilo que num horizonte futuro seria interessante ter, pressupondo-se o que seria necessário para se desenvolver o empreendimento até à sua capacidade máxima” (tendo em consideração a 2ª fase do projecto).
O TC dita ainda dificuldades na operacionalidade do Aeroporto de Beja, cuja 1ª fase de construção já está concluída mas ainda não se encontra em funcionamento, afirmando que a mesma “está bastante comprometida”, pois encontra-se ainda em falta a certificação, definir as taxas aeroportuárias e concretizar alguns investimentos e contratos com companhias de aviação.
O relatório da auditoria ao Aeroporto de Beja alerta ainda para que, apesar das acções levadas a cabo, “”o interesse das companhias de aviação tem sido reduzido”, consequência de “não haver uma concessão que defina concretamente a natureza e a dimensão dos serviços de apoio e os preços a praticar”.
Segundo o documento, “em Maio de 2010, previa-se um cenário com um novo adiamento da abertura ao público do Aeroporto de Beja, apontando-se o Verão de 2011”.