Tráfego aéreo global cai 2,4%
A IATA divulgou as estatísticas internacionais globais do tráfego aéreo referentes ao mês de Abril de 2010, segundo as quais, a procura caiu 2,4 por cento face ao período homólogo […]

Patricia Afonso
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
Enóphilo Wine Fest está de regresso ao norte para a sua 4ª edição na cidade de Braga
Pavilhão de Portugal na Expo ganha nova vida
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
A IATA divulgou as estatísticas internacionais globais do tráfego aéreo referentes ao mês de Abril de 2010, segundo as quais, a procura caiu 2,4 por cento face ao período homólogo do ano passado. As quebras na procura devem-se à crise criada pela nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês.
De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla original), os dados são bastante negativos em comparação a Março de 2010 e tiveram uma expressão significativa nos resultados do primeiro quadrimestre do ano, prejudicando a recuperação que a indústria estava a fazer da crise económica.
As companhias europeias foram as que mais sofreram com a crise vulcânica, registando-se uma queda de 11,7 por cento na procura, face a Abril de 2009. Em Março de 2010, o aumento tinha sido de 6,2 por cento.
Na América do Norte, a descida foi de 1,9 por cento relativamente ao mesmo mês de 2009, e contra o aumento de 7,8 por cento registado no terceiro mês deste ano.
A Ásia-Pacífico contou um crescimento de apenas 3,5 por cento em Abril de 2010, face ao ano passado. No mês anterior, a subida da procura cifrou-se nos 12,9 por cento.
As empresas latino-americanas registaram, igualmente, um crescimento, mas de apenas 1,2 por cento comparativamente a Abril de 2009. Em Março deste ano a procura tinha crescido 4,6 por cento.
As companhias do Médio Oriente e de África foram as que registaram um maior incremento da procura em Abril de 2010, com 13 por cento e 8,6 por cento, respectivamente, em comparação com os valores do mesmo período do ano anterior. Em Março, o aumento foi de 25,9 por cento nas primeiras e de 16.9 por cento nas transportadoras africanas.