A ‘nossa’ BTL
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos aliás das poucas instituições a podermo-nos orgulhar de tal feito. Quando a então denominada Bolsa de Turismo de Lisboa nasceu já o Publituris tinha atingido… Continue reading A ‘nossa’ BTL
Ruben Obadia
Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris
Edição Digital: Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris
Zimbabué acolhe 1º Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico
Páscoa em março acelerou crescimento da atividade turística
Mayka Rodríguez assume presidência nacional do CIDH em Portugal
Turismo da Suíça ganha novo logotipo depois de quase 30 anos
SET e presidente da Câmara Municipal de Aveiro inauguram o MS Collection Aveiro
Património cultural da Madeira promove-se em 30 vídeos informativos
Congresso da APAVT em Macau será de 2 a 5 de dezembro de 2025
Turismo de Marrocos com olhos postos no Mundial de Futebol 2023
Esta é mais uma daquelas edições especiais do Publituris, desta feita assinalando a 22.ª edição da BTL. Há 22 anos que acompanhamos de perto a Feira Internacional de Turismo. Somos aliás das poucas instituições a podermo-nos orgulhar de tal feito. Quando a então denominada Bolsa de Turismo de Lisboa nasceu já o Publituris tinha atingido a maioridade, do alto dos seus 20 anos à época. Curiosamente, por muito esforço que a organização faça no sentido de passar o nome de Feira Internacional de Turismo, a realidade é que para a maioria dos profissionais do sector continua a ser a “Bolsa de Turismo de Lisboa”. Curiosidades à parte, este ano a BTL é mais cedo, muito por culpa da Fitur ter antecipado uma semana, o que nos empurrou para esta data.
O facto acaba por prejudicar essencialmente os operadores turísticos, que assim ficam ainda mais limitados nas novidades a comunicar, uma vez que a maioria da contratação ainda está a decorrer. As novidades vão certamente surgir no pós-BTL. Novidades na Sonhando, na Soltrópico ou num outro qualquer operador a renascer com cheiro a sol… e mar.
Mas se em outras edições fui um forte crítico da organização da BTL, desta feita tenho de enaltecer o esforço de modernização, apesar de todos os constrangimentos conhecidos. Trazer centena e meia de operadores internacionais à BTL com tours incluídos é obra! Colocar um auditório no meio da feira é inovador. E poderia continuar. Finalmente a organização da BTL percebeu que as empresas que estão presentes querem retorno e, finalmente, as empresas presentes sabem o que vão fazer à BTL.
Este ano também temos o orgulho de ser media sponsor da Feira. Somos a única publicação do trade com este estatuto, certamente um reconhecimento do nosso trabalho.
A fechar, e porque sei que tem muito para ler nesta mega-edição de 128 páginas, chamo a atenção para o tema de capa, num exclusivo Publituris. Segundo o estudo a que tivemos acesso – Country Brand Index 2009 – Portugal é o 5.º melhor destino mundial para famílias. Como vê, nem tudo são más notícias. Vamos deixar o fado para a música e construir um País optimista. A começar hoje…