Kotler defende criação de marca para Portimão
Philip Kotler defendeu a importância da criação das marcas como factor de diferenciação dos destinos turísticos, durante a Conferência Internacional de Marketing Places, que decorreu no dia 24 de Junho no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. “As cidades são diamantes, que têm várias faces e que podem atrair turistas através de segmentos como o… Continue reading Kotler defende criação de marca para Portimão
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Philip Kotler defendeu a importância da criação das marcas como factor de diferenciação dos destinos turísticos, durante a Conferência Internacional de Marketing Places, que decorreu no dia 24 de Junho no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. “As cidades são diamantes, que têm várias faces e que podem atrair turistas através de segmentos como o sol e mar, a natureza, os negócios, o desporto, a cultura ou a realização de congressos. Cumpre a Portimão levar as pessoas de fora a terem sentimentos de afecto com o local, até porque a opinião externa é a fórmula mais eficaz em termos promocionais”, disse durante a sua intervenção.Este especialista norte-americano defendeu uma estratégia que passe pela identificação do tipo de turistas que o município pretende atrair e num plano de marketing eficaz que contemple a criação de um ‘slogan’ facilmente associável à cidade e a sua divulgação na Internet, sobretudo com vídeos promocionais”porque o sucesso em muito dependerá da criatividade local, que irá marcar a diferença perante outros destinos turísticos concorrenciais”, sublinhou Kotler.
A constituição de uma equipa pluridisciplinar, criada através de uma parceria público-privada e formada por elementos das autoridades públicas locais, agentes do turismo, empresários, académicos, cidadãos proeminentes na comunidade e meios de comunicação social, para idealizar aquilo a que chama de “balas de prata”, ou seja, os pontos fortes do local que permitem a captação das atenções. “A última geração do marketing places traduz-se na captação de consumidores através da mente, do coração e do espírito das pessoas”, afirmou Kotler.
Esta conferência contou ainda com a participação do finlandês Seppo Rainisto, especialista em Marketing dos Lugares e Marcas, Cathy Parker, perita em Comércio e Marketing Empresarial, e ainda, os coordenadores do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, Fernando Perna, e Maria João Custódio, responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico de Marketing Territorial de Portimão.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, apresentou o trabalho que tem sido feito no Município, nos últimos anos, através de instrumentos como o inquérito “Cidadania Activa – A minha opinião faz a minha cidade”, a Agenda 21 Local, entre outras ferramentas destinadas à interpretação do território que, segundo o autarca “permitirão traçar a nossa estratégia de sustentabilidade, na qual as pessoas que aqui vivem e trabalham são fundamentais, assim como todos quantos nos visitam e a opinião que de nós levarem”. “A criação da marca Portimão é um investimento de longo prazo e terá que reflectir uma identidade coesa, capaz de atrair e fixar gente com talento”, concluiu.