MSC Fantasia: o novo glamour do Mediterrâneo
Porto de Nápoles, 18 de Dezembro de 2008. Cerca de 2500 convidados, entre representantes, agentes e jornalistas estão a postos para o baptismo do MSC Fantasia, o 10º navio de cruzeiros da MSC que, como já vem sendo tradição na companhia italiana, tem Sophia Lauren como madrinha. A cerimónia foi pensada ao mais infímo… Continue reading MSC Fantasia: o novo glamour do Mediterrâneo
Fátima Valente
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Porto de Nápoles, 18 de Dezembro de 2008. Cerca de 2500 convidados, entre representantes, agentes e jornalistas estão a postos para o baptismo do MSC Fantasia, o 10º navio de cruzeiros da MSC que, como já vem sendo tradição na companhia italiana, tem Sophia Lauren como madrinha.
A cerimónia foi pensada ao mais infímo detalhe: uma tenda gigante instalada no porto permite aos convidados assistirem ao embate do champanhe no casco do navio, seguindo-se-lhe algumas horas de música ligeira italiana. Pelo meio, escutam-se declarações da família Aponte (proprietária da MSC), e de Sophia Lauren, que entre as exaltações à beleza de Nápoles, repetem à exaustão: “Este é o navio mais belo do mundo”. Luxo e requinte
Mais alto do que a Torre de Pisa e mais comprido do que a Torre Eiffel deitada (333.3 metros de comprimento; 37.92 metros de largura e 66.8 metros de altura), o mais recente navio da frota da MSC tem capacidade para 3274 passageiros, num total de 1.637 cabinas.
O?MSC Fantasia combina a elegância italiana (de que são exemplo as escadas Swarosvky na recepção), com a mais recente tecnologia. Nas infra-estruturas de lazer, por exemplo, o navio conta com um simulador de fórmula F1 e cinema 4D, além de um Sports bar, com TV incrustadas nas mesas.
À parte estes e outros mimos (como Spa, solarium, pista de jogging, court de squash, ténis e basquetebol, quatro piscinas, seis restaurantes, duas discotecas, e anfiteatro com espectáculo diário), o MSC Fantasia conta com uma área Vip com direito a mordomo: o MSC Yatch Club. A experiência de primeiríssima classe é restrita aos passageiros das 99 suites do Yatch Club, e inclui áreas reservadas como piscina e solarium, lounge panorâmico, entrada directa para o Spa e elevadores privativos.
Passagem por Lisboa
O MSC Fantasia tem circuitos no Mediterrâneo durante todo o ano. No Inverno as propostas incluem programas de nove dias por Itália, Grécia e Egipto, ou Itália, Espanha, Portugal e Gibraltar, e 12 dias, com passagem por Itália, Espanha, Gibraltar, Madeira e Canárias. No Verão, a opção varia entre os programas de oito dias/ sete noites (Itália, Tunísia, Baleares, Espanha e França) e 12 dias/ 11 noites, por Itália, Espanha, Gibraltar, Madeira e Canárias. As crianças até aos 18 anos não pagam.
Este navio de cruzeiros já esteve em Lisboa duas vezes: a primeira dias antes da inauguração, a segunda no fim de ano. Em 2009, o navio fará seis escalas em Lisboa, ficando em aberto a possibilidade de em 2010 fazer embarques e desembarques neste porto. “Portugal é um mercado estratégico, mas nem todos os portos estão equipados para navios deste porte”, justificou Leonardo Massa, director comercial da MSC para o Sul da Europa.
Sobre o mercado nacional, Leonardo Massa acrescentou que os portugueses “gostam de inovação” e que vão ter de se habituar a comprar mais cedo para não correrem o risco de o MSC Fantasia esgotar no Verão. Aliás, repartir as vendas pelos 12 meses do ano é outra das mudanças que Massa gostaria de ver concretizada, para quebrar a sazonalidade. Mas essa é uma realidade ainda distante, admite.
Em 2008, a Nortravel cresceu 25% na venda de cruzeiros MSC, tendo fechado o ano com 1,1 milhões de euros de facturação neste produto. Incluindo os produtos MSC e cruzeiros Nortravel, a empresa de António Gama facturou quatro milhões de euros, tendo ultrapassado os 3.000 passageiros.
*A jornalista viajou para Nápoles a convite da Nortravel