Operadores carecem de maturidade no mundo virtual
A Abreu lidera em notoriedade entre as agências de viagem e os operadores ainda têm um longo caminho a percorrer, devido ao desnivelamento que se sente entre eles Assumindo a Internet como a principal ferramenta de marketing e vendas para o sector do Turismo, o panorama actual dita que tanto agências de viagem como operadores… Continue reading Operadores carecem de maturidade no mundo virtual
Liliana Cunha
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A Abreu lidera em notoriedade entre as agências de viagem
e os operadores ainda têm um longo caminho a percorrer, devido ao desnivelamento que se sente entre eles
Assumindo a Internet como a principal ferramenta de marketing e vendas para o sector do Turismo, o panorama actual dita que tanto agências de viagem como operadores turísticos “devem utilizá-la como um importante factor diferenciador e de sucesso para os negócios”.
A Dom Digital, a pedido do Publituris, teve como base de estudo as agências de viagens Abreu, Halcon Viagens, Star Viagens e Top Atlântico e os operadores turísticos Mundovip, Nortravel, Soltrópico e terraBrasil (aqui por ordem alfabética).
Abreu lidera
Utilizando variadas técnicas para avaliar qual a notoriedade das marcas e visibilidade dos respectivos websites no mundo virtual, na análise referente às agências de viagens, a Abreu lidera em termos de notoriedade de marca no Google Portugal.
A avaliação teve como primeiro ano de estudo 2004, altura em que esta agência partilhou o primeiro lugar do podium com a Halcon “por um pequeno período de tempo e com o mesmo número de pesquisas da Viagens Abreu”.
Por outro lado ressalve-se que a Halcon Viagens e a Star Viagens andaram sempre ‘na guerra’ das pesquisas na Internet, levando a concluir que ambas são reconhecidas “de algum modo pelos cibernautas portugueses”.
Segundo o estudo da Dom Digital, a Top Atlântico apresenta um baixo volume de procuras no Google português.
3 critérios de avaliação
Google Pagerank, Link Popularity e Keyword Visibilty foram os três critérios para analisar a visbilidade destas mesmas agências de viagem na Internet.
Relativamente ao Google Pagerank, a www.halcon.pt e www.topatlantico.pt surgem, dentro da escala algorítmica de 0 a 10, com 5; enquanto que a Star surge com quatro e a Abreu com três.
Esclareça-se então que o Google Pagerank mede a importância que um determinado site tem para o Google e influencia a visibilidade desse site no principal motor de busca no nosso país.
Já no que respeita ao Link Popularity a Abreu lidera, mais uma vez, o que se traduz no facto de ser a empresa que mais links tem desde outros sites.
Outro método utilizado foi o Keyword Visibility (palavras-chave) e a Abreu é aquela que aparece mais vezes posicionada no primeiro lugar do Google.pt e do Sapo.pt. Para chegar a esta conclusão, e após a criação de uma long tail list de palavras-chave foi utilizada uma ferramenta de webanalytics, e conclui-se ainda que no Top 10 continuam a ganhar a Abreu e a Top Atlântico. Por outro lado, a agência que apresenta maiores problemas de visibilidade nos motores de busca analisados é a Star, que para as 285 palavras-chave pesquisadas aparece apenas uma vez no Top 20, ou seja, na segunda página dos resultados de pesquisa.
Neste âmbito do Keyword Visibility, fez-se uma conjugação de 285 palavras-chave. Entre os termos pesquisados estiveram tipos de viagens, locais e regiões, épocas e expressões relacionadas com preços.
Através da conjugação de palavras-chave intrínsecas a estas temáticas, pretendeu-se abarcar o maior número possível de termos que os utlizados de Internet nacionais podem pesquisar. De salientar que, inclusivamente se utilizaram erros ortográficos comuns, como seja o exemplo de “fim de semana”, que apesar de não estar correctamente redigido, apresenta um número muito mais elevado de pesquisas que a expressão correcta “fim-de-semana”.
Operadores desnivelados
No estudo relativo aos operadores turísticos, a conclusão essencial da Dom Digital é que existe “um grande desnivelamento entre as diversas empresas”. Recorde-se que o estudo teve por base os operadores Mundovip, Nortravel, Soltrópico e terraBrasil. Esse desnivelamento traduz-se então em diversos níveis de maturidade no mercado de Turismo da Internet, “havendo um grande espaço para a optimização e melhoramento da visibilidade e notoriedade das marcas no mundo virtual”.
Nortravel
e Mundovip os mais pesquisados
Em traços gerais, a Nortravel e o Mundovip são os operadores mais pesquisados na Internet.
Ao contrário do que aconteceu no estudo relativo às agências de viagem, cuja base tem início em 2004, no plano do operadores turísticos, a análise é feita desde 2007. E porquê? A explicação deve-se ao simples facto do mercado dos operadores turísticos serem as agências e não o consumidor final.
Por essa razão, porque a proximidade entre operadores e agências é maior e porque os primeiros são em menor número, as agências têm tendência a digitar directamente o website dos operadores em vez de efectuarem a pesquisa nos motores de busca.
Soltrópico
número 1 em popularidade
Embora a Nortravel e o Mundovip surjam como os mais pesquisados, a Soltrópico evidencia-se em termos de popularidade através da ferramenta Link Popularity. Esta avaliação aproxima a Soltrópico dos 50 pontos, distanciando-se da terraBrasil (cerca de 30 pontos); Nortravel (20) e Mundovip (próximo dos 20). Já no que diz respeito ao Google Pagerank (0 a 10), o Mundovip (através do www.esoperadores.com) mantém-se na escala dos cinco, sendo seguido pelos nortravel.pt, soltropico.pt e terrabrasil.pt, todos com três.
Mais uma vez, e através do Keyword Visibility, o Mundovip e a Soltrópico ganham notoriedade e “com uma grande diferença face aos outros dois concorrentes”. Neste âmbito, verificou-se o posicionamento de 47 palavras-chave relacionadas com expressões referentes a operadores turísticos e destinos, tanto no Google.pt e no Sapo.pt.