Espanha inaugura mais um aeroporto
Vai ser inaugurado hoje o primeiro aeroporto privado espanhol. Localizado na comunidade de Castilla-La Mancha, o aeroporto de Ciudad Real começa a operar hoje, com as companhias airberlin e Air […]

Joana Barros
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Vai ser inaugurado hoje o primeiro aeroporto privado espanhol. Localizado na comunidade de Castilla-La Mancha, o aeroporto de Ciudad Real começa a operar hoje, com as companhias airberlin e Air Nostrum a fazerem as honras. No entanto, as operações só arrancam amanhã.A airberlin vai arrancar com quatro voos semanais para várias cidades europeias, via Palma de Maiorca. No total são 14 os destinos. Esta transportadora deverá operar neste aeroporto durante os próximos cinco anos, segundo o contrato assinado com o aeroporto.
Já a subsidiária da Iberia vai começar as operações com um voo diário para Barcelona e dois voos semanais para a Gran Canaria – rota esta que tem início no próximo sábado.
Esta inauguração surge com alguns meses de atraso, dado que a data inicial apontava para o arranque das operações, primeiro para Junho, e depois para Outubro. Em causa estavam entraves colocados pelo Ministério do Meio Ambiente.
Antes, tinha surgido uma outra polémica à volta deste aeroporto, por causa do nome. O primeiro nome de todos que veio a público era o de “El Quijote”, tendo passado depois para “Madrid Sur”, por uma questão de marketing. Quem não gostou foi a comunidade de Madrid que obrigou a que o nome fosse mudado. Daí ter surgido simplesmente o nome de “Ciudad Real”.
O investimento para esta infra-estrutura ronda os 1,100 milhões de euros, 400 dos quais foram gastos numa primeira etapa de obras, seguindo-se os restantes milhares de euros, numa segunda etapa.